P-63, US$ 1,3 bilhão, saiu hoje dos estaleiros da Quip em Rio Grande

Ao lado, a P-63, quando ainda estava em construção em Rio Grande.



O navio-plataforma P-63, US$ 1,3 bilhão, saiu nesta terça-feira (18/06), do Canteiro Quip/Honório Bicalho, localizado na cidade de Rio Grande (RS), após serem concluídos os serviços de integração dos módulos e comissionamento da plataforma. A P-63 está entre as novas     unidades que entrarão em operação em 2013, contribuindo para o aumento da produção de petróleo na Petrobras e o alcance da meta de produção de 2,75 milhões de barris por dia, prevista para 2017. Com capacidade para processar 140 mil barris/dia de óleo e comprimir 1 milhão de m3/dia de gás, a unidade irá para o campo de Papa-Terra, no pós-sal da Bacia de Campos, operado pela Petrobras (62,5%) em parceria com a Chevron (37,5%).

. A P-63 foi convertida em um FPSO a partir do navio-tanque BW Nisa, no Estaleiro Cosco, na China. A unidade chegou ao Brasil em janeiro deste ano para passar pelas últimas etapas de construção. Ao todo foram instalados e interligados 23 módulos da planta de processo. Os serviços  executados pelo consórcio formado pela Quip (Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Camargo Correa) e a BWOffshore empregaram, no pico das obras, cerca de 1.500 trabalhadores.

O FPSO P-63 atuará junto à plataforma P-61, primeira do tipo TLWP (Tension Leg Wellhead Plataform) construída no Brasil, que está em fase final de obra em Angra dos Reis (RJ). As unidades compõem o Projeto Papa-Terra, que prevê a perfuração, completação e interligação das unidades a 30 poços produtores de petróleo. Toda a produção da P-61 será transferida para o FPSO P-63, responsável pelo processamento, armazenamento e transferência do óleo extraído.Em função da necessidade de alteração do layout submarino dos poços, para atendimento a condicionantes do processo de licenciamento ambiental, serão realizadas obras complementares na P-63 na Ilha de Santana, em Macaé (RJ).

 Dados Técnicos
 Dimensões do casco (compr. x larg. x alt.): 340 m x 58 m x 28 m
 Acomodações: para 110 pessoas
 Peso total do Topside (convés/módulos): 18.500 toneladas
 Conteúdo Local da Unidade Estacionária de Produção: 65%
 Produção de Petróleo: 140 mil barris por dia
 Compressão de Gás: 1 milhão de m3 por dia
 Injeção de água: 340 mil barris por dia

 Investimento: US$ 1,3 bilhões

3 comentários:

  1. BOM, LEGAL, MAS E AGORA OS MILHARES DE TRABALHADORES QUE MIGRARAM DE OUTROS ESTADOS E MUNICÍPIOS, FICAM COMO????

    ABANDONADOS A PRÓPRIA SORTE EM RIO GRANDE, SEM PASSAGEM DE VOLTA PRA CASA?????

    ResponderExcluir
  2. Feito no Brasil. Decisão de Lula e Dilma. Orgulho da Petrobrás e do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto isso a Samsung fala no Diário Catarinense de hoje, que vai construir um mega-porto em Itapuá perto de Joinville!!! A Meta será o transporte de peças e carros já que além da BMW outras montadoras estão sondando o Estado,(Mercedes, GEELY, Land Rover,Sinos Truck).

    ACORDA RIO GRANDE!!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/