Operação Concutare - Smarja tentou mudar a lei para permitir mineração de areia no Guaíba e na Lagoa dos Patos

- O Guaíba, ao lado, forneceria riquezas bilionárias para quem conseguisse autorização para minerar suas areias.

A  desordem administrativa na Fepam, Sema e Cosema;  a omissão da legislação em quesitos importantíssimos da área ambiental e mais a divisão do governo em sesmarias partidárias, propiciaram relações corrosivas e permissivas entre "clientes" e "fornecedores" do governo Tarso Genro, PT do RS.

. O caso da mineração de areia é exemplar, mas nem de longe é o mais importante dos episódios que a Polícia Federal investiga no âmbito da chamada Operação Concutare. Nos autos sobre os quais falou inicialmente o MPF e estão protocolados no Tribunal Regional Federal, um capítulo inteiro trata das tentativas da maior mineradora gaúcha, a Smarja, de Lajeado, que tenta obter uma LOP, como todas as partes tratam as Licenças para Operação para Pesquisa Mineral, com uso de Guia de Utilização. Em dezenas de grampos, a PF apanhou todas as tratativas que envolveram  Smarja, Instituto Biosenso, Fepam, Sema e Conselho Estadual do Meio Ambiente, o Consema. 

. A ideia era levar o Consema a permitir a extração de areia no Lago Guaíba e na Lagoa dos Patos, regulamentando um tema que nunca foi atacado por ninguém. O próprio Consema vinha discutindo o assunto há bastante tempo. Uma das discussões tratava de saber se o Guaíba é um lago ou um rio - ou se é as duas coisas.

. A falta total de areia no mercado da Grande Porto Alegre neste momento, paralisou virtualmente as obras públicas e privadas (leia notícia abaixo).

. Num dos grampos, Giancarlo (Giancarlo Tusi, Biosenso) foi flagrado ao dizer ao telefone:

- O "rapaz" (o então presidente da Fepam, Carlos Fernando Niedersberg) assegurou que iriam aprovar a LOP no colegiado (Consema).

. Na época o secretário da Semana ainda era Hélio Corbelini, também grampeado e investigado.

. O caso estava vinculado a arrecadação de dinheiro para a campanha de candidatos do PCdoB em 2012. O dinheiro saiu, como apurou a PF.

9 comentários:

  1. Vcs já leram esta reportagem que saiu na revista ISTO É...?
    http://www.istoe.com.br/reportagens/301407_AS+REVELACOES+DOS+SOCIOS+DE+MARCOS+VALERIO?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage#.UaDoOaNvTT4.email

    Resposta

    ResponderExcluir
  2. Anonimo das 17:22. Pesquise a respeito da gangue dos Castros, la pelas Minas, e repasse aos simpatizantes da TFP. Pois imparcialidade, meu caro, e necessário para a sociedade. Não faca como a maioria dos jornaleiros que atuam como se fossem aqueles imbecis que torcem por clube de chutador de bola. Ate porque, meu caro, vc, eu e todos os outros cidadãos, deste pais, e que pagamos a conta. Os únicos que podem VENDER a ideia que o dinheiro roubado pelos azuis vem de Marte, em troca de JABA E BV, são os jornaleiros a mando dos patrões. O restante, meu jovem, se vc ainda não entendeu, so entra com o c...

    ResponderExcluir
  3. Olhem só o Instituo Lula funcionando as 19:43. Faz tempo tem a referida KGB paulista o sistema da contrainformação. Os nomes não importam, são testas de ferro ou vulgarmente chamados de laranjas.

    ResponderExcluir
  4. Se tocarmos dragas para extrair areia do lago GUAÍBA, aí sim o tratamento d'água pelo DEMAE se tornará impossível!
    Beberemos lama em POA!

    ResponderExcluir
  5. Sgarbi, eu não posso acreditar que vc acha o governo atual, tanto da cidade, do estado como o da união competente e probo...

    Só um cego acreditaria nisso !

    Não acredito em NENHUM político brasileiro, todos são farinha do mesmo saco e quando estão no poder querem só locupletar-se com o SEU e o meu dinheiro.

    Para dar apoio a algo assim, só se estiver recebendo um jabá dessa turma.

    ResponderExcluir
  6. Onde tem corrompido, tem corruptor. A Smarja deveria ter focado em um trabalho serio junto à FEPAM e governos estaduais e federal. No Brasil temos a mania de ir atrás de atalhos, muitas vezes lubrificados com propinas e favorecimentos.

    Mais ainda, a sociedade e as empresas tem o dever de trabalhar de forma sustentável. Depredar o PEDJ e o Rio Jacuí não é a solução para um impasse legal e burocrático.

    O governo não é o único culpado, a Smarja é igualmente culpada e conivente. E responsável também pela falta de areia que agora enfrentamos. Não fizeram o dever de casa!

    Marco Aurélio de Jesus

    ResponderExcluir
  7. Direto da Pinel, Sgarbi falou com aquela autoridade que ele tem, pois é o criador da verdade, é claro que a verdade dele veio é dos autores do falido muro de Berlim que só encontra reflexos em mentes muito bananeiras do subdesenvolvimento mental e moral.

    ResponderExcluir
  8. E agora vamos terminar com o rio JACUI as praias ja eram com arreia no Guaiba sobrando só porq alguem vai ganhar dinheiro estado de indios mesmo....

    ResponderExcluir
  9. Smarja saco para aguentar. Quando não é ambientalista mala, é petista mala, quando não os dois. Smarja coração!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/