Entrevista, Alceu Moreira - Entenda como ficam os royalties do pré-sal para educação e saúde

Alceu Moreira, coordenador da Frente Parlamentar do Pré-Sal

A Câmara dos Deputados aprovou lei que destina os royalties do pré-sal para educação (75%) e saúde (25%).
Apenas dos royalties de poços sem comercialidade, porque o governo alega que aqueles já objetos de comercialidade possuem contratos firmados, o que é uma esperteza, já que uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque os royalties são devidos em qualquer caso.

E os demais royalties, dos atuais campos de exploração regular e dos poços do pré-sal que foram objeto de comercialidade?
É uma questão pendente no STF, para onde o governador recorreu depois que aprovamos a lei que redivide a distribuição dos royalties.

Esses novos royalties entrarão no caixa imediatamente?
Talvez em 2020.

Como serão distribuídos entre União, Estados e municípios?
As proporções serão as mesmas do caso já regulado na lei geral dos royalties do petróleo que aprovamos.

Os recursos novos suplementarão o que já gastam União, Estados e municípios em educação ou saúde?
Nossa leitura é esta.

Mas a lei não diz isto, o que quer dizer que presidente, governadores e prefeitos poderão manter as aplicações já obrigatórias, incluindo nelas os novos valores, portanto podendo deslocar os excedentes para outras áreas.
É verdade. E a confusão corre por conta de dona Dilma.  

Um comentário:

  1. Pelo Amor de DEUS, esta senhora com cabelo de laquê e cabeça de ET subestima nossa inteligência. Diz que vai dar e acaba não dando nada. Desse jeito vamos ter manifestações até 2020, quando os royalties forem distribuídos União e os governos estaduais e municipais com certeza suplementarão a verba gasta e NADA VAI MUDAR.
    Em tempo: Acharam o dedo que o Lula perdeu, está no cu do povo Brasileiro.
    Fernando Benke

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/