Artigo, Juliana Mynssen, médica - Hoje eu chorei de novo

CLIQUE AQUI para ler nota do Sindicato Médico do RS, no mesmo tom.

A médica carioca Juliana  Mynssen escreveu um pungente e inteligente texto no Facebook, hoje, protestando contra a fala de Dilma Roussef, dando ênfase à importação de 6 mil médicos para resolver o problema da saúde. Trata-se de outro embuste do governo, que há muito tempo vem ameaçando atrair médicos cubanos. O problema da saúde pública é de incompetência geral (má gestão). O governo sequer implementou até hoje um Plano de Cargos e Salários para os médicos do SUS, loteia entre políticos incompetentes e seus apaniguados os cargos de direção nos hospitais, permite descontrole, sujeira, ineficiência e corrupção no sistema de saúde, e faz baixa politicagem. Leia trecho selecionado a seguir. Ao final, clique no link e leia tudo:

(...) Ouvi (você, Dilmaq) dizendo que escutou "o povo democrático brasileiro". Que escutou que queremos educação, saúde e segurança de qualidades. "Qualidade"... Ela disse.
E disse que importará médicos para melhorar a saúde do Brasil.... 
Para melhorar a qualidade....?
Sra "presidenta", eu sou uma médica de qualidade. Meus pais são médicos de qualidade. Meus professores são médicos de qualidade. Meus amigos de faculdade. Meus colegas de plantão. O médico brasileiro é de qualidade.
Os seus hospitais é que não são. O seu SUS é que não tem qualidade. O seu governo é que não tem qualidade. 
O dia em que a Sra "presidenta" abrir uma ficha numa UPA, for internada num Hospital Estadual, pegar um remédio na fila do SUS e falar que isso é de qualidade, aí conversaremos. 
Não cuspa na minha cara, não pise no meu diploma. Não me culpe da sua incompetência.
Somos quase 400mil, não nos ofenda. Estou amanhã de plantão, abra uma ficha, eu te atendo. Não demora, não. Não faltam médicos, mas não garanto que tenha onde sentar. Afinal, a cadeira é prioridade dos internados.

Hoje, eu chorei de novo.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

34 comentários:

  1. A Dra está convidade para trabalhar em qualquer posto de saúde de Porto Alegre, é só escolher. Ou, ainda, se preferir pde optar por trabalhar em um município pequeno do RS.

    PS: ganha um pirulito se levar um outro médico junto e outro se cumprir horário.

    ResponderExcluir
  2. Este PT é tão imundo que esta usando esta grave crise para trazer as células comunistas de Cuba, que não tem competência nem para curar uma gripe.

    Espero que os manifestantes respondam a esta ação do PT, de aproveitar para trazer os guerrilheiros cubanos travestidos de médico.

    Não sou médico e até acho que esta classe é uma máfia de branco, mas trazer estes palhaços só vai mudar a cor da máfia para vermelhos.

    ACORDA BRASIL E NÃO DEIXEM ESTES CUBANOS INCOMPETENTES E DESPREPARADOS VIREM PARA CA.

    ResponderExcluir
  3. O descaso com os direitos básicos do povo é um caso sério.

    ResponderExcluir
  4. tudo bem que os médicos são de qualidade so não cumprem horarios, abandonam plantões, tem dedos de silicone, cobram por fora.........

    ResponderExcluir
  5. PARABENS, FALOU TUDO QUE ESTA SRA. DILMA MERECIA....ALIAS ELA SO FALOU M.... EM HORARIO NOBRE.... TB CHOREI POIS A MESMA RIDICULARIZOU NOSSA CLASSE MEDICA....

    ResponderExcluir
  6. No governo do FHC o Serra não concordou com a legislação para que os Hospitais públicos fossem administrados por ADMINISTRADORES com diploma registrado e CRA. Ainda tem médico que acha que sabe administrar hospitais!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Estamos nas mãos de governantes que querem trazer açougueiros para fazerem cirurgias cardíacas, logo teremos condutores de carroça pilotando aviões e pedreiros projetando estádios, esse é o modo esquerdo-petista de governar, e o povo que se exploda!

    ResponderExcluir
  8. Sobre o texto da médica, não entendi a estratégia: Ela comoveu e jogou a culpa no SUS, mas não tomou pra si (ou pra sua categoria) parte da responsabilidade do problema da alta concentração de médicos no Sul-Sudeste e consequentemente da falta de médicos nos rincões Norte-Nordeste e é disso que Dilma vem falando. O quadro do Brasil é o que foi mostrado, médicos altamente especializados, com estudos no exterior (das famílias tradicionalmente médicas) e que não querem se dispor a morar numa cidade de cinco mil habitantes no meio da caatinga nordestina, nem por 20 mil reais/mês. Ainda que doa aos ouvidos, muitos problemas da saúde brasileira são de medicina básica, de desnutrição e diarreia, de educação em saúde, contudo, a medicina brasileira se orgulha de ser de primeiro mundo, "bem qualificada" (o CRM SP contesta e diz que metade dos médicos recém-formados não passou na prova mínima de qualidade, mas mesmo assim estão exercendo). Uma medicina que ao longo dos anos fez do sofrimento humano um negócio altamente lucrativo no qual, ao invés de prevenir ou tratar doenças no início, prefere deixar o paciente agonizando a longo prazo para justificar uma intervenção complexa e de alto custo.
    O grande medo é trazer médicos cubanos/latino americanos, muitos deles altamente focados em prevenção e, quebrar um “mercado nacional da doença de alta complexidade”. Os médicos brasileiros tem que parar de jogar toda a América Latina na lata do lixo e tentar aprender um pouco de como se faz medicina preventiva de baixo custo ou então se retirar das associações latino americanas de medicina (em suas diversas especialidades). Se consideram tão além do nível mundial que fica difícil entender como tão bem formados e inteligentes profissionais deixaram seu campo de trabalho chegar ao ponto em que está? Culpa do governo? Talvez sim: quem são os secretários de saúde? Médicos! A chamada "Bancada Médica" é a segunda maior do Congresso Nacional, por aí já dá pra ver em que nível eles querem manter a saúde brasileira. Óbvio que considero as exceções, profissionais comprometidos com saúde pública.
    Além da alta concentração no Sul-Sudeste, entram no mercado profissional cerca de 600 médicos/ano quando o ideal seriam 17mil. A porcentagem de médicos formados no exterior é assustadora: O Brasil tem 0,2% de médicos formados no exterior Austrália tem 30%, Reino Unido 27%, Canadá 24,3% (dados da Agência Saúde). O Conselho Federal de Medicina contesta a qualidade dos médicos formados no exterior, mas não apresenta dados que comprovem a sua tese; O órgão que fiscaliza a atuação profissional não sabe dizer (ou não quer mostrar o dado) se médicos formados no exterior cometem mais erros e são os maiores alvos de processo ético pelos CRMs/CFM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Matheus, por mais preparado que sejam os médicos, eles não podem fazer milagres. Concordo com a Dra. Juliana. O que falta para o Brasil não são médicos de qualidade, pois já os temos aos milhares. Precisamos é de presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores de qualidade! Que se preocupem em transformar a saúde pública brasileira, oferecendo hospitais em quantidade suficiente, com equipamentos, leitos e medicamentos para todo brasileiro que precisar. Precisamos é de qualidade na gestão dos impostos altíssimos que pagamos!

      Excluir
  9. OFF TOPIC

    Para quem tiver curiosidade em estatisticas Cubanas:

    http://www.indexmundi.com/cuba/

    Como um país que tem 5 PC's por 100 habitantes e 3.200 computadores conectados na Internet vai vai ter qualidade de serviços em qualquer área ??

    Consumo de energia elétrica e petróleo estagnados há dez anos !!??

    Magia dos irmãos Castro ???

    ResponderExcluir
  10. Os PaTrulheiro$ PeTralha$ estão fazendo plantão de 24h neste site (20h22min e 21h22min) e tem sempre uma resposta na ´ponta da língua, ainda que sem pé e nem cabeça, para tentar rebater a verdade que lhes esbofeteia suas fétidas faces.
    A máscara está caindo e estes embu$te$ do estelionato parecem moscas tontas sem saber que rumo tomar.

    ResponderExcluir
  11. Excelente!
    Falou tudo que a governANTA precisava ouvir.
    Mas, faltou dizer uma coisa: ESTES MÉDICOS CUBANOS DESTINAM-SE AO APARELHAMENTO DO PT, POIS VIRÃO AQUI DEIXAR SUA SEMENTE DE COMUNISMO.
    Claro que não faltará algum idiota partidário do assunto que vá dizer que não é isso.
    Se não é isso, POR QUE, ENTÃO, NÃO TRAZEM MÉDICOS ALEMÃES, INGLESES, ITALIANOS???
    Isso diante do pressuposto que seja necessário "importar" médicos. O que não é!!!

    ResponderExcluir
  12. precisamos proibir propaganda enganosa do governo. Afinal o governo que está aí a dez anos porpagandeava que o Brasil era tudo maravilha; o ex-presidente Lula chegou a dizer que o SUS era uma maravilha de primeiro mundo.
    agora se vê era tudo propaganda enganosa, pois o povo esta mostrando que tanto a saúde , como a educação e a segurança são precárias.
    Esse governo acha que dando uma esmola para os mais pobres resolve todos problemas do Brasil.
    esta enganada e enganando o povo e gastando dinheiro a rodo para fazer propaganda enganosa.
    Vamos proibir o governo de fazer propaganda enganosa.
    Todo dinheiro que é destinado a propaganda, que sabemos que em sua maioria é enganosa, deve ser revertido para as atividades essenciais, como saúde, educação e segurança.
    Poderia ser o primeiro passo para reduzir a corrupção.

    ResponderExcluir
  13. Juliana, parabéns pelo teu artigo! Foi um grande e merecido desabafo contra essa corja da esquerda da qual eu mesmo, infelizmente, nos anos 80 e boa parte dos 90 fiz parte. Escrevi também artigos que o Políbio - um jornalista de verdade e corajoso - já apresentou no blog. Não desiste nunca de te manifestar contra essa ralé que odeia médicos, jornalistas, enfermeiros, advogados, engenheiros, enfim...qualquer um que não reze pela cartilha deles. Estuda sempre e continua com fé em Deus.
    "Não demonstre medo diante de seus inimigos. Seja bravo e justo e Deus o amará. Diga sempre a verdade, mesmo que isso o leve à morte. Proteja os mais fracos e seja correto. Assim, você estará em paz com Deus e consigo"

    beijo

    Milton Pires

    ResponderExcluir
  14. Mas em compensação nosso governo é de PÉSSIMA QUALIDADE. Um governo no máximo para atender so bolsa-familia, e mesmo assim com pouca competência.

    ResponderExcluir
  15. NÃO DEIXEM ESTES CUBANOS TERRORISTAS VIREM MANDAR NO BRASIL.
    FORA PT CORRUPTO.
    "IMPITIMAN" DA DILMA JÁ. FORA TERRORISTA.

    ResponderExcluir
  16. Ao comunista que defenfe a vinda de terrotista travestido de medico e que vive menosptezando o editor mas lê todo blog diariamente. Voce nao tem mais como defender essa corja de ladrao, corrupto e terrorista. As manifestaçoes do povo estao saindo barato paravoces, pois sao pacificas. S Dilma, Lula e os 40 (mil?) devem estar lembrando das manifestaçoes (desordens) que faziam (fazem) sob o abrigo sindicatos, MST's, Ongs,...
    Devem estar lembrando de quando usavam armas para assaltar, matar...
    O que estao sofrendo sgora é muito pouco pelo que já fizeram e pelo que ainda pretendem fazer.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se ela cumpre o horário nos postos, a esmagadora maioria não cumpre

    ResponderExcluir
  18. Minha gente!!! Animem-se: Isso são os 10 anos do PT!!E eles querem mais!
    M.R.S.

    ResponderExcluir
  19. Minha gente!!! Animem-se: Isso são os 10 anos do PT!!E eles querem mais!
    M.R.S.

    ResponderExcluir
  20. Sou brasileira, de coração. Nunca pensara antes de participa de algum tipo de protesto, mas hoje, veementemente, me alio a todos os brasileiros indignados com esta situação, e tantas outras justas!
    Pra que trazer médicos de fora, meu Deus?
    Porque não dar condições dignas, justos salarios e condições para que se exerça um cargo tão importante, para médicos brasileiros?
    Temos boas faculdades, bons medicos e universidades precisando de investimentos pára que se melhore o que é falho na formação dos nosso médicos.
    Acordemos, enquantá ha tempo e não se concretize a VENDA OFICIAL DE NOSSO BRASIL!!!
    Teresinha

    ResponderExcluir
  21. De que adianta trazer médicos se numa cidade pequena não tem um aparelho de RX, ai poem numa ambulancia e encaminha para as capitais, nas cidades pequenas é feito um contrato com o médico na primeira eleição o politico perde e o médico é demitido, o cara é bobo vai largar familia, amigos, namorada e tempo depois vem embora desempregado.

    Eduardo Menezes

    ResponderExcluir
  22. OS MEDICOS DEVEM IR PARA AS RUAS JÁ!

    ResponderExcluir
  23. Apenas uma perguntinha para a Presidente ou para quem possa responder.Quantos médicos cubanos estão trabalhando em países desenvolvidos?Agora médicos brasileiros em países desenvolvidos há milhares inclusive o Dr Miguel Nicolelis neuro cientista.Para resolver 50% da saúde dos brasileiros basta universalizar a água tratada e o esgoto coletado e tratado em todas as cidades do Brasil,fica mais barato e dá mais retorno,porém pode não dar voto pois fica fora dos olhos do povo,ou seja,debaixo da terra.Pergunte a seu prefeito se em sua cidade tem 100% de água tratada e esgoto coletado e tratado.

    ResponderExcluir
  24. A falácia da DIlma com os médicos cubanos. Ela e o PT não querem resolver os problemas da saúde dos brasileiros, mas trazer agentes de sua revolução. Por que os dirigentes petistas e suas famílias não vão paro o SUS ou para as mãos dos seus amados médicos cubanos?? Por que sabem que os médicos brasileiros são muito superiores aos cubanos e sabem que os hospitais púbicos são sucateados por políticos incapazes, gerentes apenas de interesses partidários e/ou escusos!

    ResponderExcluir

  25. Diretor do Hospital de Câncer de Barretos defende vinda de médicos estrangeiros:

    No dia 2 de junho o jornal Folha de S. Paulo publicou notícia sobre a polêmica em torno da vinda de médicos estrangeiros.

    Henrique Prata, diretor de uma dos melhores hospitais do Brasil, o Hospital de Câncer de Barretos (é filantrópico e atende pelo SUS), apoia o governo federal facilitar a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil.

    Em seu próprio hospital ele disse ter déficit de 70 médicos, principalmente especialistas, no caso dele. Disse que faltam médicos no interior.

    O Hospital faz atendimento móvel de saúde no Norte e Nordeste do país, com caravanas percorrendo as regiões, e Prata afirma: "Lá, é uma tristeza", sobre a falta de médicos.

    "Esse problema você não supera do dia para a noite. A medida do governo é correta. Foi preciso muita coragem para mexer nesse vespeiro. Tem que ter firmeza", avalia Prata, para quem os opositores à ideia de trazer estrangeiros estão sendo corporativistas.

    ResponderExcluir
  26. A Dra pode pegar todos estes amigos qualificados e migrar para o interior de Roraima, Acre, Amapa, Maranhao. Para, etc., e comecar a ganhar salarios de ate 35 mil reais. Mas o que a Dra poderia fazer mesmo, ja que ela, assim como os filhos do Argolo, nao migrarao para estas regioes, e comecar a aplicar a qualidade que ela diz ter, em sua atividade, na cidade aonde ela mora. Pois como qualquer usuario do SUS sabe, no Rio, a unica coisa que NAO tem e qualidade na saude.

    ResponderExcluir
  27. Mateus teremos que desenhar para ti poder entender, porque explicando parece que teu raciocínio não alcança. OS MÉDICOS NÃO VÃO PARA O INTERIOR DO BRASIL PORQUE OS PREFEITOS SÃO VIGARISTAS E NÃO PAGAM OS SALÁRIOS COMBINADOS E AINDA NÃO TEM A MENOR INFRAESTRUTURA PARA ATENDIMENTO E NA MAIOR PARTE DAS VEZES NEM MATERIAL BÁSICO COMO SUTURAS E ESPARADRAPOS, QUANTO MAIS EXAMES PARA PODEREM DAR UM DIAGNÓSTICO RAZOÁVEL. Entendeu? Se não entendeu eu mando tudo desenhadinho pra ti, ok? Abraços e menos ideologia, por favor...

    ResponderExcluir
  28. Políbio, tu que és um cara esclarecido e que tem ótimos contatos, poderias publicar a atual tabela de valores pagos pelo SUS para seus inúmeros leitores sabê-lo e para ver o quanto o governo das esquerdas valoriza os médicos e a saúde dos brasileiros. Como esta tabela é muito grande, pelo mínimo colocar os valores de consultas e de alguns procedimentos mais comuns. Saudações de um brasileiro que sabe que poderemos no futuro ser um país democrático e promissor.

    ResponderExcluir
  29. Apesar dos atos Iatrogênicos perpetrados em larga escala pela medicina brasileira,a repulsa da Juliana pela vinda dos médicos cubanos é de integral pertinência.
    Aliás,registre-se tambem que até agora nas passeatas não foi visto um cartaz sequer contra o famigerado e espúrio"Foro de São Paulo",entidade que além de urdir contra a soberania nacional,tendo como dirigentes Fidel Castro,Lula,Dilma e tutti quanti comunistas,está por trás do atual movimento mexendo os cordéis ao seu bel prazer.
    Olho vivo jovens,não admitam serem manipulados por essa corja esquerdalha!
    Vão em frente,não esmoreçam jamais e,abaixo o "Foro de São Paulo" e,de qualquer sorte,parabéns para a Juliana.

    ResponderExcluir
  30. Hoje a Presidenta disse que o Brasil so tem 0,2% de estrangeiros e que nos EUA, Inglaterra e Australia têm de 20-30% de medicos estrangeiros, que esse era o motivo da importação dos medicos cubanos. Que comparação mais sem cabeça!!! Logico que isso é natural, pois medicos do mundo inteiro querem ir trabalhar nesses paises, pois la encontram condições para exercer a medicina e remunerados para tal! No entanto, para isso, tem que ter fluência na lingua inglesa, fazer vários testes (muito mais difíceis que o Revalida, so procurar o revalida na net), entre outras avaliações pertinentes a cada país. Aqui não, aqui estão convidando médicos de CUBA! (pois médicos europeus entre outros, inclusive portugueses, não irão querer trabalhar sem a menor condição no interior da Amazonia pelo SUS). Ou seja, vão convidar, aprovar sem critério e subsidiar medicos cubanos ?! WTF?? Até hoje não criaram um plano de carreira para medicos!! Os hospitais SUS nas capitais estão falidos com péssimos atendimentos, voces têm idéia como são os do interior??? E alguns comunistas acham que os medicos locados no interior da Amazonia só irão tratar diarréia e viroses.... ninguem terá apendicite, infarto, colecistite, pneumonia, etc.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns Dra Juliana!
    Sua história foi comovente e é observada na maioria dos hospitais públicos do país. A presidente e o ministro deveriam respeitar mais os médicos brasileiros e deixar de fazer política com a saúde do nosso país.
    Saudações!
    Eduardo

    ResponderExcluir
  32. Somenete hoje, 01jun2013 tomei conhecimento dos comentários da Médica Juliana Mynssen mas parece que o texto ñão está mais disponível em lugar nenhum. Censura ?

    ResponderExcluir
  33. Eu concordo plenamente, quanto a falta de equipamentos nos hospitais. Da competência de muitos médicos brasileiros. Mas a questão do SUS e da suade pública do "Brasil" não é só de materiais, mas a falta de ética e de profissionalismo de muitos médicos. EU LHES DIGO, CHOREI QUANDO VIAJEI + 300 KM PARA MEU PAI SER CONSULTADO POR UM CARDIOLOGISTA (CONSULTA MARCADA COM MUITA ANTECEDÊNCIA E NO DIA ELE NÃO FOI PQ FOI A UM CONGRESSO ( CONGRESSO NA ÁREA DE MEDICINA E FEITO DE UM DIA PARA O OUTRO?) E NA OUTRA ELE DESMARCOU DEPOIS DE + DE TRÊS HORAS DE ESPERA,POIS ELE ESTAVA DE PLANTÃO EM OUTRO HÓSTITAL,CHOREI, CHOREI DE RAIVA.PERGUNTO, SERÁ QUE ELE PENSOU POR EM ALGUM MOMENTO, ELE PENSOU NOS SEUS PACIENTES.ESSE É SÓ UM DOS MILHARES DE CASOS.
    PRECISAMOS DE PROFISSIONAIS COMO A DOUTORA JULIANA E QUE ELES VENHAM DE ONDE VIER, PRINCIPALMENTE, PARA SUBSTITUIR ESSES TIPOS DE MÉDICOS, QUE NÃO ENXEGAM SEUS PACIENTES. E DIGO MAIS, NÃO FAÇAM CONCURSO OU CONTRATO NA REDE PÚBLICA PARA FAZER UMA PORCARIA DE TRABALHO PQ GANHA POUCO, ISSO NÃO É JUSTIFICATIVA.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/