MPE e Polícia descobrem fraudes em leite vendido no Noroeste do RS


Marcas como Bom Leite e Mu Mu estão entre as cinco denunciadas pelas fraudes. 

Pelo menos 10 mandados de prisão e oito de busca e apreensão foram realizados nas cidades de Ibirubá, Guaporé e Horizontina, RS, para amealhar provas no âmbito da investigação iniciada pelo MPE e que compreende fraudes no envasamento e fornecimento de leite para indústrias do Estado. A investigação é comandada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal, em conjunto com a de Direito do Consumidor e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cinco empresas de transporte de leite são suspeitas de adulterarem o material antes de entregá-lo às indústrias.

. Depois de pegar o leite com os produtores, os atravessadores adicionariam ureia no leite, a fim de mascararem a adição de água de poço no alimento. Análises de leite cru identificaram a presença de formol, substância cancerígena da ureia, no material.

. As fraudes visavam lucros de  10% além dos 7% já pagos sobre o leite cru, algo como R$ 0,95 no litro. As empresas colocavam, na proporção: um quilo de ureia para 90 litros de água em mil litros de leite. A estimativa é de que o esquema tenha fraudado mais de 100 milhões de litros de leite no período de um ano.

8 comentários:

  1. POLIBIO.
    TENHO SAUDADE DO LEITE FORNECIDO PELO -DEAL- AQUELE QUE VINHA EM LITROS COM TAMPA DE ALUMÍNIO ENTREGUE DIARIAMENTE.
    LEMBRO NOS ANOS 1957 EU ENFRENTAVA UMA FILA NA MERCADO PÚBLICO NA ESQUINA QUE DÁ FRENTE PARA A PREFEITURA, EU E MINHA TIA COMPRAVAMOS DOIS PACOTES DE MANTEIGA DE EXECELENTE QUALIDADE.

    E PEGAVAMOS O BONDE NA VOLTA DO MERCADO ATÉ O BAIRRO PETRÓPOLIS.

    HOJE ESTE POVO NÃO CONHECE LEITE.

    BACARIA

    ResponderExcluir
  2. Ate as pedras da rua sabem desta fraude criminosa contra o consumidor praticada a anos e a fiscalizaçao faz vistas grossas.O consumo de leite e muito grande e a produçao não acompanha.

    ResponderExcluir
  3. Deveriam fornenecer este "leite"para os integrantes da gang que já estão presos.

    ResponderExcluir
  4. E cadê o controle de qualidade quando da entrega do leite nas usinas. Tem conivência das empresas neste esquema.

    Qual a pena para quem deliberadamente prejudicou a saúde milhões de consumidores
    gaúchos??
    Em qualquer país sério seria prisão perpétua para nunca mais fazer.

    ResponderExcluir
  5. Não acredito!!!!!! Empresários corruptos, falsificadores, ladrões não tem no rio Grande. Só do Manpituba para cima. Aqui são todos santos.

    ResponderExcluir
  6. Não acredito!!!!!! Empresários corruptos, falsificadores, ladrões não tem no rio Grande. Só do Manpituba para cima. Aqui são todos santos.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito!!!!!! Empresários corruptos, falsificadores, ladrões não tem no rio Grande. Só do Manpituba para cima. Aqui são todos santos.

    ResponderExcluir
  8. Quando criança passei muitas dificuldades e até leite chegou a faltar na mesa, mas os tempos mudaram e a partir de hoje nunca mais entra leite na minha casa, os mais velhos lembram quando o governo administrava a Corlac, muitas vezes o cidadão comprava saquinhos de leite com rato dentro, ou seja não importa quem está no comando o leite sempre será um produto perigoso.

    Eduardo Menezes

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/