Qualidade do ensino freia adaptação do Brasil ao mundo digital. Educação do Brasil é pior do que a do Chade, Lesoto e Venezuela.

 * Clipping. Fraco desempenho em ciências e matemática é barreira para País, diz Fórum Econômico Mundial

•  Jamil Chade, correspondente de O Estado de S. Paulo

GENEBRA - Com um dos piores ensinos de matemática e ciências do mundo, o Brasil reduz sua capacidade de adaptação ao mundo digital. Um informe apresentado nesta quarta-feira, 10, pelo Fórum Econômico Mundial aponta que o País subiu apenas da 65.ª para a 60.ª posição entre as nações mais preparadas para aproveitar as novas tecnologias em seu crescimento. Além do ranking sobre capacidade de adaptação ao mundo digital, o Fórum divulgou outros dois, referentes ao ensino de matemática e de ciências.

. Entre os 144 países avaliados, o Brasil aparece no 116.º lugar em educação, atrás, por exemplo, de Chade, Suazilândia e Azerbaijão. Em ciências, Venezuela, Lesoto, Uruguai e Tanzânia estão melhores posicionados no ranking que o Brasil, que ocupa a 132.ª posição.

. O resultado é uma estagnação no avanço da tecnologia no Brasil, apesar dos investimentos públicos em infraestrutura e de um certo dinamismo do setor privado nacional. Na América Latina, países como Chile, Panamá, Uruguai e Costa Rica estão melhores preparados para enfrentar o mundo digital que o Brasil.
“Apesar desse progresso, a tradução dessa maior cobertura em impactos econômicos em inovação e competitividade está estagnada”, alerta o documento. Um dos motivos é a “qualidade do sistema educacional, que aparentemente não garante as habilidades necessárias para uma economia em rápida mudança em busca de talentos”, indicou. Mesmo em países pobres como Senegal, Quênia e Camboja, o acesso de escolas à internet é superior, segundo o informe.

. O ranking é liderado pela Finlândia, seguida por Cingapura e Suécia. O Brasil, de fato, vem ganhando posições. Mas os autores do informe estimam que a posição hoje do País no ranking não condiz com uma das sete maiores economias do mundo. O informe considera que a maioria das economias em desenvolvimento continua sem conseguir criar as condições necessárias para reduzir a falta de competitividade existente na área da tecnologia de informação, em comparação às economias desenvolvidas. “No Brasil temos grande desenvolvimento por parte de empresas multinacionais para melhorar a competitividade, mas esse empenho não se estende por todo o setor privado”, alertou o editor do informe, Beñat Bilbao-Osorio.

Internet

A subida de posição do Brasil no ranking vem dos avanços em infraestrutura e do fato de o País ter dobrado a capacidade de uso de banda larga, além de ampliar a rede de celulares. Em bandas fixas, o Brasil é o 11.º colocado no ranking. Outro problema sério, porém, é o ambiente para promover inovação e burocracia, além do custo dos celulares, um dos mais altos do mundo. O Brasil aparece na 130.ª posição entre os 144 países, superado pelo Gabão.

. O número de usuários de internet no Brasil, em 2011, também não chegava ainda a 45%, o que deixa o País na 62.ª posição nesse critério, abaixo da Albânia. Apenas um terço dos brasileiros tem internet em casa. A taxa despenca para apenas 8% se o critério for o número de casas com banda larga.
O Brasil não é o único a passar por essa situação. “Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) enfrentam desafios”, diz o informe. “O rápido crescimento econômico observado em alguns desses países nos últimos anos poderá ser ameaçado, caso não forem feitos os investimentos certos em infraestruturas, competências humanas e inovação na área das tecnologias da informação”, alerta.

. “A digitalização criou 6 milhões de empregos e acrescentou US$ 193 bilhões à economia global em 2011. Apesar de positivo, o impacto da digitalização não é uniforme nos setores e economias – cria e destrói empregos”, disse Bahjat El-Darwiche, Sócio, Booz & Company.

RANKING
Segundo a capacidade de adaptação ao mundo digital
1. Finlândia
2. Cingapura
3. Suécia
4. Holanda
5. Noruega
6. Suíça
7. Reino Unido
8. Dinamarca
9. EUA
10. Taiwan
60. Brasil

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10 comentários:

  1. o importante eh ser crasse-media, comprar tv de lcd, viajar em 72x e falar nois pega o peixe...

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  2. "A digitalização criou 6 milhões de empregos..."

    acredito que possa haver controvérsias...

    ao mesmo tempo em que a digitalização criou todos esses empregos, deve ter contribuído para o fechamento, talvez, do dobro de vagas, ja que a tecnologia permite que o trabalho que era feito por duas pessoas, seja feito agora apenas por uma...

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  3. Antes de tomar o político e econômico a esquerdalha se apossou do setor da educação.

    O desastre da educação brasileira é resultado da implantação, progressiva da dos métodos pedagógicos esquerdalhas, de Paulo Freire, Saviani, Vigostsky, Freinet, Piaget e cia.

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  4. MAS ENTÃO OS "QUEBRADOS" SÃO OS CARAS, E NÓS AQUI OS "ESPERTOS" NA POSIÇÃO Nº 60
    CULPA DO FHC.

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  5. Essa é uma conquista exclusiva da Era da Mediocridade...

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  6. "MELHORA PARA MELHOR OU PARA PIOR"?

    COM A CONSTRUÇÃO DE MEGAESTADIOS DE FUTEBOL,E VERBAS BIOLIONÁRIAS PARA A COPA, O GOVERNO DE LULA E PETRALHAS,MELHORA A EDUCAÇÃO NO BRASIL?

    "MELHORA PARA MELHOR OU PARA PIOR"?

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  7. Quem manda votarem na esquerda, partidos que defendem o menor até 17 anos 11 meses e 29 dias praticarem crimes/homicídios Roubos, Estupros etc... e não serem penalizados.Cadê a diminuição da maioridade penal?A Dilma tem maioria no congresso e não toma providência.

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  8. Para que ter povo inteligente? Para deixar de se espelhar em Lula?

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  9. Também, não querem nem ensinar a tabuada nas escolas.
    Dizem que é decoreba.
    Pode até ser; mas é como apreender a datilografar, hoje, digitar no teclado com rapidez, que se apreende e nunca mais esquece; é algo como apreender a dirigir veículos, onde depois de se apreender não se esquece mais; claro que precisa se atualizar.
    E a tabuada é a base de toda matemática.
    Imagina alguém ter que fazer contas nos dedos; ter que fazer contas com calculadora, quando o cérebro é mais agil; ao menos em contas simples.
    Daí deriva também a pouca ou nenhuma capacidade do brasileiro com as contas domésticas, com o seu orçamento pessoal, com o cálculo dos juros exorbitantes que paga em seus crediários; bastava saber um pouco de matemática para não cair na maioria das arapucas que os brasileiros caem e que está demonstrado pelo alto endividamento das famílias.
    É preciso valorizar mais a tabuada nas escolas. Basta querer.

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  10. Qualidade de ensino não enche a barriga.

    Nas europa são todos educadinhos, mas o morendo de fome ou vindo trabalhar no Brasil, porque sequer emprego tem por lá. Os EUA não estão longe disso. Liberam de vez os passaportes para o brasileiros viajar e comprar, aquecendo seu mercado interno.

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