Deduragem de Dirceu compromete Dilma, mas coloca sob suspeição votos de Lewandowski, Toffoli e Rosa Weber

* Clipping Eliana Cantanhêde

Título original: Toma lá, vota cá

BRASÍLIA - Ao dizer que o ministro Luiz Fux tomou a iniciativa de prometer absolvê-lo caso ganhasse a vaga no Supremo Tribunal Federal, José Dirceu não deixa só Fux mal. Faz um mea-culpa, deixa outros ministros constrangidos e lança suspeitas sobre negociações nada republicanas do governo Dilma para nomear ministros do STF. Toma lá, vota cá? Dirceu, claro, declarou não acreditar que a promessa de absolvição tenha pesado para Dilma nomear Fux, mas a dedução lógica do que ele disse --aliás, de tudo o que vem sendo dito-- é que essa negociação valeu não só para Fux, mas para outros, desde o governo Lula. A diferença é que ele, em vez de absolver, condenou.

Já no julgamento, quando os ministros passaram a votar contra os réus, um atrás do outro, a ira nos bastidores do Planalto era dirigida particularmente a Fux, acrescentada de um adjetivo: traidor.
A ira se espalhou por Brasília, até em conversas de botequim. Veio a patética entrevista de Fux, também à Folha, admitindo sua maratona de gabinete em gabinete para realizar o sonho de chegar ao Supremo. Agora, vem a estratégica declaração de Dirceu, que acusa, confunde, tumultua e, principalmente, constrange.

Juntando as peças, desde os bastidores do Planalto até o disse que disse, passando pelo encontro de Lula com o ministro Gilmar Mendes (que se sentiu chantageado pelo ex-presidente para votar a favor dos mensaleiros), conclui-se que houve um movimento combinado para influir no julgamento. Ninguém ficaria sabendo, mas Fux roeu a corda e a verdade começou a emergir da raiva.

Ao admitir que pelo menos um ministro tinha combinado o voto antes, Dirceu deixa no ar que o Planalto agia assim e que outros ministros podem ter entrado no jogo. Logo, Dirceu tentou melhorar as coisas para ele, mas piorou para todo mundo. Principalmente para o governo que defende e para os ministros que votaram para salvá-lo no Supremo.
elianec@uol.com.br

9 comentários:

  1. o pt apodrece tudo do que se aproxima.
    foi para isso que pessoas foram torturadas , mortas , desaparecidas para reconquistar a "democracia"?
    o pior achincalhe aos patriotas que lutaram contra a ditadura e ver o que fizeram com a politica no brasil.

    ResponderExcluir
  2. posto assaltado 4 vezes em 15 dias no menino deus.
    lembro das tais fazendas coletivas da russia, que tinham que produzir alimentos para o povo russo.
    produziam seminarios sobre alimentos, discussao sobre a importancia da alimentacao para a revolucao russa, foruns sobre alimentacao coletiva, teses sobre alimentos e comunismo, etc, etc, so nao produziam alimentos.
    agora temos entrevistas sobre seguranca, foruns sobre seguranca, discussoes sobre seguranca publica ou privada, importancia da seguranca para o bem estar da classe trabalhadora, etc, etc, so nao temos seguranca

    ResponderExcluir
  3. Pode-se dizer que a CORRUPÇÃO chegou ao SUPREMO.

    ResponderExcluir
  4. Em outras palavras, o Zé fez uma burrada. Era para ficar calado, como não ficou, prejudicou a si mesmo, seu partido e o governo.
    .
    Mas o triste mesmo é ver a democracia brasileira - a duras penas reconquistada - sendo simplesmente jogada na lata do lixo por pessoas as quais hoje sabemos que apenas fingiam ser democratas e que, depois de chegarem ao poder, flertam abertamente com o autoritarismo, a censura e o retrocesso.

    ResponderExcluir
  5. Foi dada a largada do começo do fim! A dinastia vermelha já era...

    ResponderExcluir
  6. Paulo Rocha, Eldorado do Sul/RS11 de abril de 2013 às 14:01

    É sempre assim que se descobre as gatunagens. Uma das partes foge do acordo e o que se sente lesado dá com a língua nos dentes.

    Nesse caso, o problema dessa língua solta é que fica difícil para ela entregar o jogo sem comprometer a companheirada e outros beneficiários.

    ResponderExcluir
  7. E nenhuma nota, nenhum artigo e nenhuma matéria na Zero Hora ... é ou não a imprensa que o PT adora ???

    ResponderExcluir
  8. O meu! das 14:47, esquece o tal jornal engajado!

    Quando tiver uma matéria dessas nele o Polibio nos irá imformar.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/