O deputado estadual Adilson Troca foi eleito no final da tarde deste domingo para a presidência regional do PSDB. A chapa liderada pelo deputado conseguiu 218 votos contras 210 da chapa liderada pelo deputado federal Marchezan Júnior.
. Foi uma disputa muito acirrada.
. Foram derrotados toda a cúpula tucana atual e 16 dos 23
prefeitos do Partido, inclusive os de Pelotas, São Leopoldo e Viamão. Com
Troca, um dos fundadores do PSDB no RS, estiveram os deputados Jorge Pozzobom,
Zilá Breitenbach, Lucas Redecker e Elizabeth Sanfelice.
. Apesar da vitória, Adilson Troca promoveu um acerto com os
derrotados, bem ao contrário do que ocorreu na eleição anterior. Ele fez um
discurso conciliador, de unidade, e convidou o adversário para indicar dois
integrantes da nova Executiva. Marchezan Júnior também elaborou um discurso de
unidade.
. Apesar de ausente, a ex-governadora Yeda Crusius pode ser considerada uma das
ganhadoras do jogo deste domingo, porque a chapa vencedora é alinhada com ela.
Sua filha, Tarsila, passou a integrar o novo diretório estadual.
- Reconciliado e unido, o PSDB do RS tem tudo para se impor
como o grande Partido de oposição no Estado, porque só ele entre os de maior
porte é oposição aos governos federal e estadual. PT, PMDB, PP, PDT e PTB, os
outros partidos de porte, apoiam os governos Dilma e Tarso ou apenas um dos
dois. Isto poderá atrair novos filiados, militantes, ativistas e eleitores, num
Estado em que a população costuma marcar postura por sua oposição aos governos.
Parabenizo a nova chapa e espero que apartir de hoje já tenhamos oposição. Na nossa terra não existe a cultura do mais ou menos por isso espero do PSDB uma oposição serena e ferrenha.
ResponderExcluirÉ gol do PT!!!
ResponderExcluirué polibio de onde o prefeito de sao leopoldo foi derrotado? O presidente do PSDB de sao leopoldo aparece aí na foto, com a chapa vencedora!!
ResponderExcluirDepois de uma votação pífia na última eleição e com os seus "apadrinhados" com medo de um fracasso eleitoral no ano que vem, só restou ao Dep. Adilson Troca a presidência do PSDB.
ResponderExcluirÉ sabido por todos que o Deputado destoa da bancada do Partido e que tem uma postura totalmente apagada. Ser o Presidente Estadual do PSDB foi a saída encontrada para tentar salvar um mandato que respira por aparelhos e, ao que tudo indica, não prosperará. Uniu o útil ao agradável: Tirou o "maquiavélico" Marchezan da Presidência e tenta resgatar o seu nome. Pena é que quem pagará o preço disso será o PSDB, que já praticamente inexiste e, agora, com uma liderança apagada, tende a sumir do mapa.
Se fizerem oposição de verdade, tanto cá como lá, terão o meu voto e de minha família, embora sempre tenhamos votado em candidatos do PP.
ResponderExcluirDepois do fracasso da administração Yeda, o PSDB gaúcho ficou estraçalhado
ResponderExcluir
ResponderExcluirPerplexos ficamos nós com essa carta” “Frias tinha relação íntima com ditadura”
A ficha falsa que a Folha publicou em 2009: reencontro do jornal com sua história
Ivan Seixas era um jovem militante de esquerda quando foi preso pela ditadura, ao lado do pai, Joaquim Alencar de Seixas. No dia 16 de abril de 1971, os dois foram levados para o DOI-CODI/OBAN, em São Paulo, e barbaramente torturados.
Em 2009, quando a “Folha” publicou o famoso texto chamando a ditadura de “ditabranda”, Seixas enviou várias cartas ao jornal – jamais publicadas. Numa delas, fez referência ao passado do grupo “Folha”, jornal que “empregava carros para nos capturar e entregar para sessões de interrogatórios, como sofremos eu e meu pai.” E completou: ”Ninguém me contou, eu vi carro da “Folha” na porta da OBAN/DOI-CODI.”
Prestem atenção: a “Folha” jamais publicou as cartas de Ivan. Mas publicou, semana passada, a simpática cartinha de Aloisio Mercadante, em que o petista se revela “perplexo” com as notícias de que “seu Frias” (dono do jornal) era muito próximo do aparato repressivo e até daria apoio financeiro à “irmandade” que operava as torturas.
O ministro Aloisio Mercadante (que é do PT), enviou uma carta à Folha de S. Paulo declarando-se “perplexo” com a noticia de que Otavio Frias de Oliveira (o “seu” Frias, já falecido, pai dos atuais controladores do jornal) visitava frequentemente o centro de torturas do DOPS, além de ser amigo pessoal do delegado torturador Sergio Paranhos Fleury. O que achou da carta de Mercadante? Há motivo para se sentir “perplexo”?
Perplexos ficamos nós com essa carta. O proprietário do Grupo Folha tinha uma relação tão íntima com o sistema repressivo da ditadura que até cedeu um de seus jornais para o DOI/CODI fazer propaganda de seus assassinatos; chegou a emprestar os carros de distribuição desse mesmo jornal (Folha da Tarde) para os torturadores montarem emboscadas contra os militantes da resistência.
tu insiste em trocar Sanchotene Felice for Sanfelice hein?
ResponderExcluirO nome da velha é elizabeth bretas felice. Eles nao sao SANFELICE... é um nome que nao existe.
psdb n é oposição em porto alegre
ResponderExcluirParabenizo a Chapa Vencedora na Convenção do domingo 28 de abril. O vencedor, Deputado Adilson Troca é homem de caráter, honesto, e de uma credibilidade construída ao longo de seus quatros mandatos como deputado, respeitado por todos os partidos, inclusive pelo PT. Venceu as eleições por merecimento, contra a máquina que estava sendo útilizada pelo outra chapa de forma imparcial. Parabens Troca....
ResponderExcluir