Nesta sexta nascerá o mais novo elefante branco estatal do RS, a EGR

A mais nova estatal estadual gaúcha, a EGR, Empresa Gaúcha de Rodovias, empresa na qual o governador Tarso Genro aboletou seu companheiro de Partido, Luiz Carlos Bertotto,  assumirá nesta sexta-feira a administração das estradas pedagiadas comunitárias de Portão, Campo Bom e Coxilha, criadas no governo Collares, enquanto aguarda pelo término das concessões nos sete polos rodoviários privatizados, dos quais herdará 820 quilômetros, a parte das estradas estaduais, porque a parte das rodovias federais será devolvida ao Dner, o que, aliás, já tinha sido feito pela ex-governadora Yeda Crusius.

. Nesta quinta-feira, o jornal Zero Hora fez um rápido exercício financeiro e concluiu que a EGR faturará R$ 120 milhões nas 14 praças de pedágios em 2013. Depois de extraídas todas as despesas,inclusive R$ 36 milhões com pessoal, sobrarão apenas R$ 14 milhões para investimento, que segundo o jornalista Carlos Rollsing, autor da matéria, daria para fazer o seguinte:

- Duplicação de apenas três quilômetros de rodovias.

. Nos anos seguintes, nada indica que o cenário será melhor.

. A EGR já nasce como um enorme elefante branco.

- Zero Hora e Rollsing  sequer procuraram apurar o valor que o governo estadual terá que desembolsar para indenizar as empresas concessionárias de rodovias privatizadas, em função de sucessivas trapalhadas demagógicas de governos anteriores. É o caso das indenizações pelos prejuízos sofridos em função de tarifas impostas arbitrariamente pelo Piratini. As dívidas já foram reconhecidas pelo Daer, Agergs e ANTT e somam R$ 2,3 bilhões, valor de um ano atrás. A AGCR, que representa as concessionárias, alega que o governo não poderá considerar encerradas as concessões antes de pagar o que deve. O caso está na Justiça e não se resolveu, o que significa que a EGR poderá ficar apenas com os micos das estradas com pedágio comunitário, sofrendo enormes prejuízos. 

16 comentários:

  1. Esse elefante branco foi criado com o pretexto bem elaborado mas a verdade é para dar cobertura a cumpanherada, cada vez mais exigente. Bem feito ao eleitor que votou nessa quadrilha de assalto ao estado que é o partido quadrilha.

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  2. QUERO SABER QUANTO SAI A RODOVIA DO PROGRESSO RS 010
    A BR 116 CONTINUA APAGÃO ATÉ QUANDO ???

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  3. Quanto a indenização, os netos de Tarso, se de vierem do exterior, pagarão a conta com o resto da população.

    Como somente as gerações seguintes irão pagar esta conta, as atuais gostarão muito desta decisão.

    Pensar Brasil futuro não coisa para esta gentalha!!!

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  4. Foi apenas para o PT roubar o povo mais um pouco, uma tributação para ter a mesma coisa. As estradas já financiadas pelo IPVA.

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  5. Tem alguma coisa errada neste Estado. Será que é a erva-mate envenenada? será que é a carne do churrasco com anabolizante? Depois de ouvir na rádio uma vereadora de Poa uma tal de Cavedon dizer que "os individuos arbóreos" não deveria ser cortados...Agora essa história dos pedágios. Até na China as auto estradas são pedagiadas. Quando os imbecis viajam pela Europa aí pagam pedágio, mas aqui querem tudo do governo. Depois reclamam de ficar 6 horas nos engarrafamento...Mais uma panela para botar os a paniguados para sugar nosso dinheiro... ou não?

    Disse: Joel Robinson

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  6. E pensar que a Yeda tinha dado solução para todo esse passivo, apostando no entendimento.
    Já os governos petistas sempre apostam no impasse e na divergência, com o que tudo, obrigatoriamente terá que ser resolvido na Justiça.
    Quanta perda de tempo.
    É pensar que se adotado o que foi proposto e acordado pelo Governo Yeda e as empresas gestoras dos pedágios, os usuários já estariam pagando pelo menos 20% menos pelo valor dos pedágios. Se considerar que isto já trancorreu um periodo de quatro anos fica a pergunta: Quanto foi o valor pago a mais pelos usuários em razão do conflito gerado pela não aceitação do contrato pelo governo federal.
    Certamente foi um prejuízo imenso para os usuários.
    Mas tem quem goste, como por exemplo a empresa de transportes de cargas que sempre apoiou o PT em suas disputas, tendo como aliado o PDT.
    Todo este periodo já transcorrido, mais de quatro anos, teria, certamente resultado numa redução dos valores dos transportes de cargas.
    Como sempre quem perde são os usuários e os consumidores que não puderam receber este beneficio.
    Sem contar que obras de duplicação seriam feitas e já estariam em andamento.
    Sem falar no rodovia do progresso de Porto Alegre até Sapiranga, obra que certamente já estaria concluida.
    Mas o povo gaúcho, soberano, preferiu o impasse, a falta de entendimento e outras coisitas mas.
    Pior: parece que foi enganado, basta ver os professores estaduais.
    Onde esta a promessa de pagar o piso?
    É dificil entender como algumas categorias como os transportadores e professores tem lideranças que apostam no impasse e não no entendimento.

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  7. A grande noticia do PT dz que pelo menos os pedágios não vão subir este ano, esperavamos que iriam baixar,mas ficou só na promessa.
    Quem foi mais enrrolado nesta conversa foi a turma de Caxias e Farroupinha, que ainda estão acreditnado que o pedágio entre as duas cidades vai ser fechado.
    Durmam em paz que esta noticia tão cedo não vai sair.

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  8. A Justiça proferiu, na última quinta-feira (7/2/2013), sentença de extinção do processo de intervenção na cooperativa e posterior dissolução da entidade. O Juiz esclarece que já há uma Ação Civil Pública com as mesmas demandas, na qual foi celebrado Acordo Judicial entre a Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) e o Ministério Público (MP).

    “Se as obrigações assumidas pela cooperativa podem ser executadas na ação civil pública anterior e se existe a possibilidade de adoção naquela demanda das medidas aqui postuladas pelo autor, conclui-se que não há necessidade de se socorrer do Judiciário, por meio de ação autônoma, para a obtenção da providência jurisdicional reclamada. Ante o exposto, reconheço a ausência de interesse processual do Ministério Público do Estado de São Paulo na presente Ação Civil Pública”, diz a sentença.

    O advogado Pedro Estevam Serrano, do escritório Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano e Renault Advogados Associados, responsável pela defesa da cooperativa no caso, explica que, de acordo com a decisão, “o MP somente pode questionar a situação administrativa e financeira da cooperativa mediante a alegação de descumprimento do Acordo Judicial homologado nos autos da Ação Civil Pública anterior”. A cooperativa cumpriu todas as exigências do Acordo Judicial celebrado com o MP.

    Em junho e agosto de 2012, em Primeira e Segunda Instâncias, a Justiça já havia negado o pedido de liminar para intervenção na cooperativa.

    DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

    A decisão desta quinta-feira (7/2/2012) esclarece também que a desconsideração da personalidade jurídica somente poderia acontecer caso a Bancoop não tivesse cumprido alguma das cláusulas estabelecidas no Acordo Judicial celebrado entre a cooperativa e o MP.

    “Segundo a sentença, a desconsideração da personalidade jurídica está atrelada à efetiva comprovação de descumprimento das obrigações pactuadas no acordo homologado”, esclarece o advogado Pedro Serrano.

    Nota: teria o Ministério Público sido usado, numa ação com fundo eleitoral? O pedido de dissolução da Bancoop é assunto que sempre ressuge em época eleitorais, numa tentativa de atingir sindicatos, CUT e, por tabela, candidatos petistas...

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  9. Os botocudos gostam de votar em falácias. O Truta foi um exemplo disto e eles não aprenderam.
    O autor Dias Gomes foi profético em sua novela "O Salvador da Pátria" parece que pressentiu a futura existência do bando PeTralha. O Olívio Truta se encaixa direitinho no personagem Sassá Mutema.
    Quem ainda se lembra que este estelionatário embu$teiro que comanda o governo tabajara prometeu e assinou compromisso de pagar o piso salarial para os "trabalhadores em educação"?
    Este estelionatário acusava a governadora Yeda Crusius de não querer pagar o tal piso e dizia que se fosse eleito pagaria.
    Foi eleito e o discurso mudou. Coisa de estelionatário embu$teiro. Tudo aquilo que antes dizia, empenhou a palavra e assinou não mais seria implementado. Uma pessoa que age assim pode ser considerada uma pessoa portadora de honra, caráter e princípios éticos?
    Este sujeito também havia prometido que se eleito iria acabar com os pedágios. Só não disse de onde sairiam os recursos para bancar o valor da conta.
    Hoje o discurso mudou e houve uma sutil transmutação de acabar com os pedágios para "pedágios comunitários". Os botocudos, como são botocudos, bovinamente, nem perceberam a mudança do "acabar com os pedágios para os pedágios comunitários".
    Os para$ita$ PeTralha$ para sobreviverem se nutrem de recursos públicos e de tudo aquilo que é público. Esta tal de EGR já nasceu morta e será somente um cabide de empregos para a cumpanherada para$ita e incomPeTente. Se conheço esta gente, e acho que conheço, em menos de cinco anos estarão fazendo greve por aumentos salariais e aí a EGR terá sua existência justificada como instituição arrecadadora, que não investirá nada em estradas, para manter um bando de para$ita$ apaniguados.

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  10. Isso não é um privilégio só do estado, no municipio o magrão abriu 39 secretarias tem umas prá controlar outras.
    Tem coisas inesplicaveis só pode ser DNA de politico agir de uma maneira tão traiçoeira com o eleitor.
    Mas acredito que a situação do estado é pior devido o lado financeiro
    Eduardo Menezes

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  11. Tudo está sendo preparado para aparelhar o Estado do RGS com PTRALHAS!

    Observem, o IPE não tem dinheiro para pagar Hospitais e Médicos mas tem dinheiro para propaganda na RBS.

    Quando agente bate nos Syroskis e nos PTISTAS não é atoa, pois ambos estãoi consumindo dinheiro público.

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  12. Essa é maior cagada do Tarso, já não basta a cagada do Olívio, ou esqueceram que naquela desgraça de governo, foi quando os pedágios começaram serem cobrados nos dois sentidos, até então era cobrado somente num sentido. Isto o PT jamais dirá porque foram eles que fizeram essa cagada. As BR serão devolvidas a União e licitadas imediatamente pelo DNIT (já há até um pacote de medidas do governo visando concessões de estradas , ferrovias e portos), neste caso Polos de Vacaria e Carazinho, e essa EGR é somente para rodovias estaduais pedagiadas, ou seja o file continuará com a União. Caso a União passe as rodovias para essa EGR aí será mais uma cagada da Dilma.

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  13. Judiciário sem freio – Além do embate com a Câmara, ministros do STF lutam, e pressionam pela inclusão dos filhos na lista de candidatos a desembargadores

    O esforço do Supremo Tribunal Federal para impor à Câmara dos Deputados a decisão final sobre a cassação dos parlamentares condenados na Ação 470, o chamado “mensalão petista”, é a causa mais aguda e temerária, daquilo que os acadêmicos costumam chamar de “judicialização da política”.

    Se essa questão gerou uma crise institucional entre o Judiciário e o Legislativo, contida e ainda não resolvida, ela promove também um avanço da intromissão pessoal dos magistrados em causas menores em outras instituições, em iniciativas controvertidas, para dizer o mínimo, como a que é patrocinada agora por Luis Fux.

    O peso da toga de ministro do STF causou grande constrangimento na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro, para onde ele telefonou e falou com os atuais e com os ex-dirigentes da entidade. Pediu a inclusão do nome da filha dele, Marianna, uma jovem advogada de 31 anos, na lista a ser feita pela OAB para preencher vaga de desembargador, no Tribunal de Justiça do estado, pelo Quinto Constitucional da advocacia.

    A vaga será aberta em julho. O ministro, no entanto, trabalha desde já. Parece repetir, em nome da filha, o padrão usado em benefício próprio quando buscou a vaga no STF: a conquista a qualquer preço.

    (…)

    Iniciativas em causa própria, como faz Fux, causa espanto e mancha a toga. E, mais grave, denunciam uma prática utilizada nos tribunais corriqueiramente.

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  14. Como se faz para arranjar uma teta nesta vaca pública ??

    Se o Tar$o criar mais 9 milhões de CCs, acabam os problemas do Rio Grande.

    E só aceito CC com vista para o Guaíba e secretária gostosa !

    Ou como dizia Millor, " honesto porque não conhecia a mamata".

    Viva o PT. Vamos estatizar a vagabundagem !!

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  15. Eu li hoje no Clic que o aspone da nova empresa disse que os pedágios vãos e manter no mesmo valor e vão fazer empréstimo para conseguir dinheiro para pagar as contas! Me espanta ver petista administrando uma empresa!!!

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  16. A EGR surgiu para baixar o pedágio em ano eleitoral e depois, no ano seguinte, será feito um ajuste qualquer. A não ser que o vento vire e os PaTralha percam a eleição. Quem viver verá.

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