O Sindicato
das Empresas de Ônibus de Porto Alegre – SEOPA protocolou hoje, na EPTC, pedido
de reajuste da tarifa de ônibus para R$ 3,30. Na justificativa, o Sindicato
alega a expressiva queda do IPK – Índice de passageiro pagante por quilômetro
rodado, divisor da equação tarifária, em função da grande quantidade de
passageiros que está utilizando a integração principalmente entre 2 ônibus e
também com o trem metropolitano. Desde a implantação da integração zero (o
passageiro não paga o 2º ônibus), o número já está em cerca de 4 milhões de
usuários, que se somados aos outros tantos isentos (idosos acima de 60 anos),
PPDs (Pessoas com deficiências), alunos e professores (que pagam ½ passagem no
1º ônibus e nada no 2°), dia isento (1 vez por mês), atingem a significativa
proporção de 33% dos usuários que não pagam passagem.
. Os cálculos
efetuados pelo SEOPA foram realizados de acordo coma legi slação
municipal que rege a matéria e considerando que o Tribunal de Contas do Estado
ainda não respondeu os embargos impetrados pelo Município e pelo SEOPA, em
relação à medida cautelar expedida pelo Tribunal.
. Em sua
justificativa o SEOPA alega as seguintes variações dos principais insumos que
compõem o custo do sistema:
• Aumento
de 15,03% no óleo diesel, computados 2 aumentos sofridos no período;
• Aumento
de 19,99% no custo do veículo (chassis + carroceria) refletindo ainda a
determinação legal de adoção do veículo euro-5, que está vigorando desde o ano
passado.
• Os
salários com elevação de 7,5% e o vale-refeição com aumento de 6,67% que
superam a inflação no período, além de todas as demais cláusulas econômicas e
sociais.
•
Considerando a desoneração tarifária determinada por lei, que reduziu as
contribuições sociais incidentes sobre a folha de pagamento, de 62,87% para
42,87%, porém com aumento de impostos e taxas em 2%.
• O
principal responsável pelo índice de reajuste foi a queda do IPK de 4,62%, a
maior dos últimos anos, em função a enorme quantidade de passageiros isentos a
que se somou os usuários da integração (que tomam 2 ônibus seguidos) e
dispensados de pagar a 2ª passagem. Na realidade, os dispensados de pagamento
de tarifa já atingem a 1/3 do total de passageiros transportados, ficando os
custos do sistema e consequentemente do pagamento da tarifa somente para 2/3
dos passageiros.
. Os cálculos do SEOPA indicam uma tarifa de R$ 3,3097 que
comparados aos cálculos da tarifa de 2012 de 2,8823 representa um acréscimo de
14,82%.
Políbio,
ResponderExcluirExtra-oficialmente, 15% é o percentual que "nota-se" nos preços dos alimentos.
Resumenido, os assalariados vem enfrentando aproximadamente 15% de "inflação" anual, com reajustes salariais que chegam, no máximo, a metade.
Daí o aumento na inadimplência!!
JulioK
Isso é jogo de cena, os empresarios vão levar o aumento, eles pedem um pouco a mais e levam o valor acordado, os caras bancaram varias campanhas, agora vem o pagamento. Dá nojo mas é assim que funciona.
ResponderExcluirEduardo Menezes
Ora, Ora, será que as pessoas lembram da campanha quando o Fortunati repetia todos dos dias que a segunda passagem em POA é de graça!!!. Pois é um monte de gente acreditou que era de graça mas aquela conta já estava paga (POA com a segunda passagem mais cara entre as capitais em 2012) e agora tem a segunda prestação. E dá-lhe caixa de campanha!
ResponderExcluirE aquele PLUS que tivemos que pagar pela encampação do OLIVIO nas empresas ja foi pago ou continuamos pagando e qual foi o valor subtraído da população sera este o motivo dos 16 anos do PT em Porto Alegre.
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