Delfim na Folha: "Governo foi irritando ao fingir o cumprimento do superavit primário"

- Economista, aliado de primeira hora do governo Lula, de quem foi conselheiro, apoiador também do governo Dilma, volta a questionar ações do Planalto: "a imaginosa operação realizada pelo governo para fingir o cumprimento do superavit primário foi irritante". Depois de condenar as manobras contábeis e a "relação incestuosa" entre o Tesouro Nacional, o BNDES, a Petrobras e os bancos oficiais, o economista Antonio Delfim Netto voltou a criticar o Governo. Na sua coluna da Folha, disse que "a imaginosa operação realizada pelo governo para fingir o cumprimento do superavit primário foi irritante". Leia:

Imaginação
A imaginosa operação realizada pelo governo para fingir o cumprimento do superavit primário foi irritante.
Teria sido muito melhor para a sua credibilidade reconhecer que, com um crescimento do PIB de 1% e uma queda de 2% na produção industrial, recomenda-se um afrouxamento fiscal e monetário e um estímulo aos investimentos. O aspecto mais preocupante foi a revelação da má qualidade do portfólio do BNDESPar empurrado para a Caixa Econômica Federal.
Tal evidência aconselha que se incluam na dívida líquida alguns dos empréstimos do Tesouro ao banco. Tem razão o TCU quando insiste em tomar conhecimento das garantias oferecidas aos empréstimos do BNDES, o que não está protegido pelo "segredo bancário".
Entretanto, por mais desastrada que tenha sido a operação na essência e na oportunidade, ela está longe de sugerir, como se tem afirmado, que "o governo perdeu o controle fiscal, a última peça restante do tripé".

CLIQUE AQUI para ler tudo. O texto de abertura é do site www.brasil247.com.br, copidescado pelo editor.

O MELHOR DO RS, SEGUNDO VEJA
Bier Markt

Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas "A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Um comentário:

  1. ha...ha....ha....depois de 10 anos, o "jênio" Delfim Neto descobre que o governo petista maquia suas contas...ha...ha...haa... como ele fazia, aliás....ha...ha...ha... @fitzca

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/