A Usina Hidrelétrica Machadinho, na divisa entre Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC), e a de Foz do Chapecó, na divisa entre Alpestre (RS) e São Carlos (SC), no norte do Estado, vai suspender a geração de energia elétrica a partir das 8h desta quinta-feira. A medida é compulsória, provocada pelo baixo nível da água no reservatório. Sem chuvas desde o mês de novembro, o nível dos reservatórios das usinas no norte do Estado estão chegando ao nível crítico. Na Usina Hidrelétrica Machadinho, o reservatório de 66 quilômetros quadrados está com apenas 3% do volume útil, e 14,50 metros abaixo do nível normal.Com capacidade instalada de 1.140 MW, o equivalente a 30% do necessário para abastecer o Estado do RS, a usina vai suspender a geração de energia.
- Acabou a água, não há como gerar energia - salienta o gerente Elinton Chiaradia.
(...) Na divisa entre Alpestre e São Carlos (SC), a Usina Foz do Chapecó está operando na sua marca mínima, 30% da capacidade instalada, de 855 MW. A usina já está em sobreaviso pelo Operador Nacional de Sistemas Elétricos e deve parar de gerar hoje. O objetivo é melhorar a situação a jusante da barragem, e manter as condições mínimas para atividades como a travessia de balsas. Apesar da gravidade da situação, a paralisação da geração não deve provocar apagões no Estado.
- O sistema de distribuição de energia é interligado e outras usinas do Brasil estão operando normalmente,e compensam a falta de geração das usinas do sul.