Clima sem rumo sugere prudência nas projeções sobre a safra de verão no RS

São otimistas os economistas da FEE e da Fecomércio, que mesmo sem notícia alguma segura sobre o clima durante o verão, já apostam em abundante safra agrícola no RS, o que retiraria a economia gaúcha da recessão em que se encontra.

. Há incógnita total sobre o clima durante a safra que se inicia, a mais importante do ano.

. Depois de cinco anos seguidos de supersafras, 2012 fechou com a produção de 20,9 milhões de toneladas de grãos, tudo por conta de El Niño.

. Este ano não haverá El Niño e nem La Niña, mas não se sabe o que acontecerá.

. O PIB do RS fechará o ano em recessão, porque a economia chegará ao final de dezembro com crescimento de menos 2% a 3%. O número será muito menor do que aquele que já é admitido pelo governo federal (1,3% positivo), embora economistas de todo o País estimem um número parecido com 1%. O editor possui desde ontem o estudo completo do Banco Santander, que projeta1%. Para o ano que vem, o Santander projeta algo como 3,1% a 4,3%, o que parece muito otimismo do banco.

- No caso da economia gaúcha, os números do PIB dependem totalmente do que acontece na agricultura, porque o chamado complexo do agronegócio responde por 40% do bolo total.

Um comentário:

  1. 2012 fechando com supersafra? Isto é surrealismo puro! Por acaso já foi esquecido que a região celeiro do estado sofreu uma de suas piores estiagens e consequentemente uma desastrosa queda de produtividade em culturas de verão, principalmente soja e milho. De onde saem esse números miraculosos???
    Da mesma forma, agora, nem concluído o plantio de verão e com todas as incertezas quanto ao clima, já se anuncia uma nova supersafra! Pura especulação de lançadores de balão de ensaio. Precisamos de gente mais séria nas nossas autarquias!!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/