Artigo, Miriam Leitão - Saiba por que o setor de petróleo está travado

* Clipping O Sul, Miriam Leitão

O setor de petróleo está travado desde o anúncio do pré-sal. Há quatro anos não há rodada de licitação para novos campos, a última foi em dezembro de 2008. A área de exploração, onde petróleo novo pode ser descoberto, caiu de 341 mil km² para 115 mil, no período. O governo deixou de arrecadar cerca de US$ 4 bi em bônus de assinatura, e as ações das petrolíferas caíram muito.

A indústria do petróleo tem três preocupações básicas, que se complementam: fazer descobertas, comprovar reservas, extrair o óleo. Esse ciclo é contínuo, porque à medida em que a exploração começa as reservas caem. É preciso sempre procurar novas áreas para explorar. A falta de leilões significa que o setor está paralisado, desde 2008, no início da cadeia de produção.

Tudo começa com os leilões. A ANP faz licitações de áreas em terra e mar, dando permissão às petrolíferas para procurar petróleo. Elas começam a perfurar poços; muitos não têm nada, outros, sim. Mesmo depois da descoberta, é preciso saber se a retirada é economicamente viável, e é preciso também fazer medições para saber o volume de cada campo. Todo esse processo leva anos.

- Se as grandes petrolíferas não têm novos campos para explorar no Brasil, elas vão redirecionar equipes e investimentos para outros países. A interrupção dos leilões quer dizer que quatro anos de futuro foram comprometidos - explicou Adriano Pires, do CBIE.

Isso ajuda a compreender a performance na bolsa de algumas petrolíferas.

CLIQUE AQUI para ler mais.

3 comentários:

  1. Os leilões são um crime lesa Pátria.
    Temos recursos, tecnologia e não se esqueçam, temos petróleo.
    Algo que as petroleiras estrangeiras não têm mais.
    Caiam na real...

    ResponderExcluir
  2. NÃO PODE MAIS FALAR QUE NAVIOS SAEM DAS PLATAFORMAS CHEIOS DO NOSSO PETRÓLEO, RUMO A ÁGUAS INTERNACIONAIS, COMO SE NÃO TIVESSEM ANCORADO NEM PASSADO PELAS PLATAFORMAS.

    ISSO PODE DAR PROCESSO!!

    ResponderExcluir
  3. Tambem, quem administra a ANP são os 'tecnicos' do PCdoB, o crescimento só pode ser como rabo de cavalo

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/