Entrevista - Brasil precisa de imediato Plano de Defesa Alimentar

Jerônimo Gorgen, vice-líder do PP, deputado do RS

Por que razão o senhor defende que o governo Dilma Rousseff elabore um Plano de Defesa Alimentar?
Há crise mundial nos preços dos alimentos, decorrente sobretudo da grave seca americana, que reduzirá drasticamente a oferta de milho e soja, atingindo os preços dos insumos para a produção de ração animal e dos óleos vegetais.

Qual o objetivo do Plano?
Assegurar o abastecimento de grãos, priorizando o mercado interno.

E as exportações?
Primeiro o mercado interno. Esta é uma questão de segurança nacional.

Isto reduzirá os preços?
A garantia número 1 é a do abastecimento. A crise se avizinha. A indústria tentará repassar os novos custos de produção. Isto terá efeito sobre a inflação e o orçamento familiar.

Algum outro País está alarmado?
Prestem atenção aos movimentos do governo americano. Eles terão que lançar um plano de emergência para encarar a falta de grãos, o que significa que farão compras vultuosas de carnes e alimentos para mante abastecido seu mercado interno. Nós seremos pressionados a exportar. Eu pergunto: em detrimento do consumo interno?

Um comentário:

  1. Se vamos depender deste governo I n c o m p e t e n t e para fazer planejamento, podemos começar a rezar.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/