Editorial - Afinal de contas, a população de Canela é ou não é pelo-duro?

O editor postou uma nota que compara a gênese das populações de Gramado e de Canela, no RS, informando que a origem do povo gramadense é ítalo-germânica, enquanto que a origem do povo canelense é o resultado da miscigenação entre índios, espanhóis e portuguêses, o que também é conhecido como pêlo-duro.

. As opiniões de dezenas de leitores, disponibilizadas nesta página (ver nota sobre Natal Luz e Sonho de Natal) sobre o que escreveu o editor foram de enorme irritação, porque ninguém gostou de ser chamado de pêlo-duro, considerando ofensiva a denominação.

. É um erro dos leitores.

. O Dicionário Gaúcho Brasileiro, de Bossle, Editora Artes e Ofícios, 2002, define desta forma o pêlo-duro:
- Genuínamente riograndense; gaúcho autêntico, puro, crioulo. 

. É desta forma que o editor conceitua os descedentes dessa miscigenação índio-espanhol-português, povos que habitam cidades como Canela, São Francisco de Paula, Cambará, Bom Jesus ou Alegrete, Uruguaiana, São Borja, Caçapava, ou seja, boa parte da Serra, Fronteira Oeste e Litoral. A chegada recente de descendentes italianos e alemães não alterou o substrato humano dessas regiões, onde vivem, amam e trabalham os gaúchos mais autênticos do Rio Grande do Sul.

Na foto acima, Paixão Côrtes, o modelo usado por Caringi para forjar a estátua do Laçador, símbolo maior do gaúcho autêntico, o pelo duro do RS.

24 comentários:

  1. Pô Polibio ! Mexeu com tua parentada! Miscigenação que deu "cor de cuia" das boas, não achas?

    Esta miscigenação não fossem tão carnivora, seriam menos agressiva.






    ResponderExcluir
  2. Leia bem o que escreveu e veja se o sentido ficou este que agora você tenta reverter. Apenas, Apenas, Apenas, Apenas leia com atencao.

    ResponderExcluir
  3. Políbio, com o perdão da crítica, a questão foi a forma que tu colocou.

    Ficou como se Canela seja inferior a Gramado por ser uma cidade de "pelos duros". Aliás, não existe nada mais interiorano do que a rivalidade entre cidades, Caxias do Sul contra Bento Gonçalves, Lajeado contra Estrela, Pelotas versus Rio Grande ou São Leopoldo contra Novo Hamburgo.

    Não tenho imóvel na serra, me limito a uma reserva em algum bom hotel para um final de semana, apesar de achar que os empresários de lá não entenderem muito o que significa relação "custo x benefício" e se acharem suiços ou bávaros.

    Como diz uma amiga, "Gramado é Natu Nobilis à preço de Royal Salute".

    Fernando Martins

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O Políbio apontou uma diferença étnica que é real, nada além disso.
    Agora, outras ilações ficam por conta dos leitores ...

    ResponderExcluir
  6. Ser fascista leva a que o fascismo se reverte contra si próprio e seus leitores fascistas. Deu no que deu. O melhor seria tentar superar o fascismo, em uma consciência mais humanista. Mas é difícil.

    ResponderExcluir
  7. Pelo duro é termo gaúcho pra denominar a si mesmo. Gaúcho que não gosta de fricote não se importa de ser chamado de pelo duro,antes pelo contrário,até se orgulha. Eu não sou,ou não seria,se for pelo conceito dado aos pelos duros,já que sou de sangue germânico-português-espanhol-francês-inglês( ou argentino,já que é inglês das Malvinas)e sabe-se mais lá o que... Mas,pode me chamar de pelo duro,que atendo com o maior prazer. pois,tudo isso se resume no que sou de fato: Gaúcho-brasileiro-pelo duro.

    ResponderExcluir
  8. Nada de novo no front, pois boa parte das notas publicadas neste blog são preconceituosas. Não esperem do Políbio um texto melhor do que este, ele chegou no seu apogeu literário.

    ResponderExcluir
  9. Idiota foi a sua colocação anterior, idiota, racista e burra, já que ambas cidades possuem a mesma colonização. Um pouco mais de conhecimento e humildade não faz mal a ninguém.

    ResponderExcluir
  10. A razão para canela não ter o mesmo destaque que Gramado, não é a raça, mas sim o viés ideológico que administrou as cidades ao longo dos anos.

    Gramado sempre mais progressista e de centro direita.

    Canela, sempre os guascas vermelhos ou os representantes sindicais trabalhistas.

    ResponderExcluir
  11. A propósito, voces sabiam que em Caxias tem um edifício que faz sombra em Bento?

    ResponderExcluir
  12. Eu também sou pelo duro,mas,tenho que usar filtro solar 100,senão eu derreto. Por acaso tu estás chamando os descendentes de italiano e alemão de boiolas? Pensa o que? Nas colônias tem muito pelo duro sim senhor!!E outras coisas duras também. Como o que,por exemplo? Cabeça dura,cara dura... Não liga. É que o meu sangue germânico-português(parte materna)-francês-inglês amalvinado-espanhol (parte paterna) é que faz isso comigo. Nunca sei qual deles vai ter predominância na hora que escrevo.

    ResponderExcluir
  13. Políbio tá ficando gagá. Vai te internar no asilo de gramado, por favor...

    ResponderExcluir
  14. Quanto comentarista petralha imbecil(existe petralha não imbecil ?) que tá aproveitando pra descarregar sua raiva pelas verdades que o políbio escreve...
    Petralha é tudo igual, vermelho por fora e amarelo por dentro, tudo metido a machão, mas quando a coisa pega... vão correndo chorar pras saias do lula.

    ResponderExcluir
  15. -Corre em minhas veias o sangue caudilho
    Fibra de guapo que não volta mais
    Entôo versos cantando a querência
    Terra legada por meus ancestrais
    Sou " pêlo duro" orgulho da raça
    E o chão nativo que me viu nascer
    Sobre estes campos de beleza infinda
    É que nasci e quero morrer-

    Gaucho da Fronteira

    ResponderExcluir
  16. Sou Chimando e Maragato/
    gaucho bem macanudo/
    animador de fandango/
    pelo duro e bombachudo/

    Mano Lima

    ResponderExcluir
  17. O Erivelto é um boca a b e r t a ...

    ResponderExcluir
  18. Ma o que!!! Pelo-duro até que ta bem na foto...

    óia como son os tchó la da gringolândia...

    http://www.youtube.com/watch?v=IhPletgPLww

    E viva todas as raças, etnias, cores, credos, e sotaques do nosso amado RIO GRANDE DO SUL!!!

    Amo demais esse chão e TODO SEU POVO... até mesmo os gaúchos petistas, sim, porque sem eles eu não teria a quem xingar ... rsrs...



    ResponderExcluir
  19. Os gaúchos são só duros.
    Os PeTralha$ (bandoleiros com registro ParTidário na justiça eleitoral) já lhes roubaram o pelo e a indiada botocuda nem notou.

    ResponderExcluir
  20. Ao que fala indiada botocuda pretendendo ofender eu digo: Além de não ofender,pois,o termo é nosso mesmo. Ainda digo que, quanto ao fato de gaúcho ser só duro,eu retiraria o "só",já que tem muitos que gostariam de serem duros e não conseguem.Rárárá..

    ResponderExcluir
  21. Essa do Fernando Martins é a verdade:

    "Gramado é Natu Nobilis à preço de Royal Salute".

    Joel Robinson

    Ah! uma vez nevou neve cor de rosa em Bento..Tchò!

    Joel Robinson

    ResponderExcluir
  22. A população de Gramado é oriunda de Porto Alegre, ool cidade mais fictícia é Gramado!!!

    ResponderExcluir
  23. Sou gaúcho missioneiro nascido onde a terra é vermelha tenho sangue de índio, português, espanhol, africano, alemão, polonês e holandês... Sobrenomes de todas as etnias em documentos e dna testado... Vamos deixar de bobagem já existem milhões de misturas diferentes das citadas em livros e artigos, no nosso Rio Grande do Sul o que manda é o amor por essa terra e não a raça já faz um bom tempo!

    ResponderExcluir
  24. Gaúcho puro então são os indígenas. Não sei para apelidar com algo que a princípio transparece depreciação.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/