Ao falar nesta uarta-feira a tarde com o editor, o diretor do Lindóia Shopping, Porto Alegre, Fábio Irigoite, reconheceu que a atividade econômica desacelerou gravemente.
Ele alinhou estes dois dados visíveis a olho nu por qualquer pessoa:
1) Existem muito menos carros nas ruas da cidade.
2) Recuaram pelos corredores dos shoppings os clientes das classes C e D, que fizeram a festa das lojas até agora.
.O que aconteceu?
. O presidente da CDL de Porto Alegre, Gustavo Schiffino, tem uma explicação, que não é diferente do que falou Fábio Irigoite e do que está neste momento nos jornais, rádios e TVs:
- A melhoria da renda e o estímulo ao consumo de produtos determinados (carros e imóveis), através de preços menores, créditos em maior volume e mais barato, levaram o endividamento a níveis estratosféricos. O resultado é que os consumidores desviam dinheiro do consumo para quitar as dívidas com bancos e financeiras.
. Este é o caso.
. A CDL não percebeu aumento exagerado da inadimplência em Porto Alegre, porque só trata de varejo. Os problemas estão centrados nos mercados financeiro e imobiliário.
- Em São Paulo, nesta quarta-feira, oito instituições financeiras fizeram um feirão para facilitar renegociações de dívidas. A CDL de Porto Alegre, que já fez algo semelhante no passado, mas na área do varejo, pensa tocar algo parecido ainda este ano, embora considere que seus números de inadimplência não sejam dramáticos.
CLIQUE na foto para ver melhor. Da esquerda para a direita, Gustavo Schiffino e Fábio Irigoite.
a brasileirada se lambuzou ate não poder mais...
ResponderExcluira conta chegou...
e o fato de haver menos carros nas ruas deve ser porque os bancos confiscaram a metade por falta de pagamento de quem se achava rico...
comprar um carro não eh tao difícil...
o busílis esta eh em ter renda para pagar as prestações e sustentar a manutenção do bicho, que já começa uns 6 meses apos a compra...
definitivamente o brasileiro não tinha poder aquisitivo para tal...
foi uma bolha criada pelo governo PeTista, pois um pais que tinha - e tem, pois não resolveu nenhum deles! - problemas seríssimos na sua sociedade e na infraestrutura como um todo jamais conseguiria sair da condição de pais problemático para um paraíso do consumo em ridículos 8 anos...
obvio que era tudo uma fantasia...
Quero ver agora a mídia serviçal, sem anunciantes privados, depender cada vez mais da propaganda oficial ... vai ser um pega-pra-capar !
ResponderExcluirBem feito !!! Porque não adotam uma postura mais responsável politicamente de modo a termos uma iniciativa privada robusta ? Não precisariam depender do dinheiro público da propaganda oficial ...
Se ferrem, seus cúmplices !!!
Procura no arquivo quantas vezes você divulga essas bobajadas sobre "desaceleração". Chega a dar dó da tua fala de senso de realidade.
ResponderExcluirO mais engraçado é que esses logistas e demais empresários gaudérios de miolo mole votam na Esquerda e depois ainda ficam tristes, preocupados e/ou amedrontados diante dos prejuízos sofridos sob o tacão de comunistas no poder!
ResponderExcluirComo bem disse, mui pertinente, oportuna e ajuizadamente, entre outros epítetos, o filósofo Olavo de Carvalho, referindo-se aos empresários brasileiros: quanto mais dinheiro bolso, mais merda na cabeça...
Almirante Kirk