O MUBC (Movimento União Brasil Caminhoneiro) promete iniciar à meia-noite desta quarta-feira uma mobilização nacional para paralisar o transporte de carga em todo o país. A categoria protesta contra mudanças regulatórias e legais no transporte rodoviário aprovadas no Congresso Nacional e implementadas pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). O presidente do MUBC promete mobilizar lideranças locais. O plano de mobilização, que começa nesta quarta-feira (dia de São Cristóvão), é a de formar concentrações de caminhoneiros em algumas regiões. Segundo Botelho, a categoria poderá tentar parar o entorno de São Paulo.
. O fim da carta-frete é apontada por alguns como uma das principais medidas para dar liberdade ao caminhoneiro. A carta-frete é uma forma de pagamento do autônomo, o que o obriga a consumir produtos apenas de postos que reconhecem os créditos da carta.Com o cartão-frete, toda a contratação de frete terá de ser oficial e os valores depositados na conta do caminhoneiro. Dessa forma, as operações informais de contratação de frete não poderão mais existir. A MUBC alega que essa imposição levou à exclusão de autônomos do mercado por alguns transportadores.
. Já a lei 12.619, que institui o controle de jornada, determina que todo caminhoneiro cumpra intervalo de 11 horas de descanso ininterrupto a cada 24 horas. A medida busca eliminar jornadas longas de até 20 horas ao volante e assim reduzir o número de acidentes. Alguns transportadores que adotaram a prática afirmam que a mudança reduziu acidentes nas estradas.
. O Movimento grevista diz, de outra parte, que o controle de jornada é inexequível, assim como também é inviável o cumprimento dos intervalos de 30 minutos a cada quatro horas ao volante. O grupo alega que não existe nas estradas brasileiras locais para a parada.
. O descumprimento de quaisquer dessas regras pode resultar em multa de R$ 127 por infração e o registro de cinco pontos na carteira do caminhoneiro. Além disso, o MUBC diz que a redução da produtividade do caminhão afeta o rendimento dos profissionais que ganham por comissão.
. Uma parcela importante dos caminhoneiros do país recebem 10% de todo o faturamento em frete do veículo. É o caso dos transportadores de soja. Por mês, a renda média de um profissional é de R$ 2,5 mil a R$ 3 mil. A redução do faturamento do caminhão pode afetar essa renda para menos de R$ 2 mil.
- Botelho é um personagem antigo no setor do transporte rodoviário. Foi ele quem liderou a greve de 1999, quando várias rodovias do país foram fechadas. Desta vez, ele não obteve o apoio daquele movimento.O Movimento acredita que bastam dois dias de paralisação para forçar o governo federal e a ANTT a revogar as medidas consideradas nocivas à categoria. Líderes sindicais e de associações de caminhoneiros apostam num fracasso da paralisação.
* Clipping O Estadão.
Se tivessem investindo em trens nos últimos 20 anos, poderíamos mandar esta turma pastar...
ResponderExcluirEste é o nosso socialismo, estão dizendo o que a iniciativa privada deve fazer, o que e como produzir.
ResponderExcluirFalta apenas fechar as fronteiras.
Mas, se tiveres bastante dinheiro aí a história é outra, daí o mercantilismo impera.
Estamos amarrados, os da "livre iniciativa".
Sempre alguém quer parar São Paulo. Ô perseguição! Por que não vão tentar parar Brasilia, a ilha da fantasia?
ResponderExcluirSds
Certa a atitude deles. Ser caminhoneiro e' bem dificil, passam semanas longe de casa, arriscam a vida nestas estradas podres do brasil tendo que se defender sozinhos do crime organizado em ainda ganham pouco. Eu tenho uma companhia de transporte nos EUA, e jamais seria caminhoneiro ai no brasa.
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