- No artigo a seguir, J.R. Guzzo, de Veja, conta de que modo e por que razão os governos gastam milhões de reais em publicidade, quase sempre no formato das mais perfeitas propagandas enganosas.
Só no Brasil” - eis aí três palavras que todo brasileiro costuma ouvir, 365 dias por ano, a respeito de coisas que só acontecem por aqui, geralmente muito ruins, e que são desconhecidas no resto do mundo. Em geral começam como uma discreta trapaça no uso do dinheiro público, depois se transformam num hábito nacional e, no fim, acabam virando um maciço conto do vigário aplicado o tempo todo pelos governos - que, como viciados em drogas, não conseguem mais viver sem ele. É o que acontece, entre tantos outros pecados exóticos, com a “publicidade oficial”. Qualquer cidadão sabe muito bem do que se trata - são esses anúncios que governantes de todos os níveis, da alta administração federal a remotas prefeituras do interior, pagam (com dinheiro do orçamento, é claro) para publicar em jornais e revistas, no rádio e na televisão. Dizem, ali, quanto são bondosos, eficazes e trabalhadores - e mostram as obras de seus governos, reais ou imaginárias, como se estivessem fazendo um imenso favor à população que pagou por elas;
No ano passado,
só o governo federal gastou
mais de 3 bilhões de reais em “comunicação”
A maioria dessa publicidade, para não dizer toda, trata o contribuinte como um perfeito bobo alegre, pronto a acreditar em qualquer coisa que lhe dizem. Ainda recentemente, em São Paulo, o cidadão podia ver na TV, pago com o seu dinheiro, um anúncio do governo do estado que começava com a imagem de uma vaca, filmada de ré; a câmera se deslocava, então, para mostrar o que deveria ser uma rija lavradora, entregue à sua labuta de tirar, às 5 da manhã, o leite nosso de todo dia. Mas o que aparece é uma graça de garota, com umas botas de cano alto que poderiam ter saído de uma loja Hermes, jeans de grife e sob a luz do meio-dia, com as mãos a distância segurando as tetas do bicho. Ela diz, aí, que sua grande alegria na vida é saber que o leite tirado com o seu trabalho é distribuído pelo governo para crianças pobres etc. A única coisa real, no anúncio todo, é a vaca. Não há inocente aqui; todos os políticos, sem nenhuma exceção, fazem o mesmo quando estão no governo.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
Antes era o ticket vale leite, que usavam para trocar nas vendas e bares por qualquer coisa, menos leite. Agora são os Bolsas disso e daquilo, entregues em dinheiro, para usarem como querem e com que que querem, desde alimentos, vestuário e até mesmo drogas.
ResponderExcluirMas nada diferente do ticket vale leite de antes, que também tinha o mesmo propósito de agora, a compra de votos.
Com relação a gastaria desordenada com propaganda institucional, além de gastarem uma fortuna com o dinheiro do povo, muitas das vezes enganando, distorcendo ou tapeando os fatos, além de e usar a máquina pública para publicidade com fim de se auto promover a si ou ao partido que representa, faltou complementar que boa parte desse valor serve para coibir e comprar os meios de comunicação a se calarem ou falarem de bem, tudo que querem que apareça ou não apareça perante a opinião pública, e também o fato mais óbvio de todos que boa parte dessa gastança toda acaba voltando para o bolso daquele que está pagando e sendo favorecido com o anuncio. Pura lavagem de dinheiro, mas como sempre com contrato, nota de empenho e nota fiscal, tudo legalmente legal dentro da lei e das normas, menos o desvio vultuoso de recurso público que uma vez que cai na conta da agencia de publicicade pode sair e ir para qualquer lugar incerto e não sabido, que no fim ninguem viu ou sabe de nada!
Por isso que uns tem dinheiro no exterior em paraiso fiscal, outros imóveis em seu nome ou de terceiro em outros Municios ou Estados da Federação, bem longe do conhecimento de todos. Por isso que ainda não saiu do papel o rastreamento da Receita Federal impondo que os Cartórios Registro de Imóveis declarem os bens, compras e vendas das pessoas, porque muitas delas não tem como comprovar os rendimentos usados nas transações imobiliárias, e no meio delas boa parte está ou esteve na política e foi favorecido gordamente por ela.
Mas é assim que funciona, os jornalistas caem em cima dos políticos corruptos. Os Políticos Corrúptos inventam publicidade de qualquer coisa (com recursos públicos), ejetam dinheiro alto nos meios de comunicação, os empresários da mídia ficam satisfeitos e momentaneamente de barriga cheia. Os jornalistas param o bombardeio maciço em cima dos políticos corrúptos. E ficam tudos felizes e o aviso do jornalista para o político ficar mais esperto, senão ele pega outro furo dele, e mais grana vai ter que pagar para apagar o incendio que ele mesmo criou. Tudo num circulo vicioso que quem paga a conta é o contribuinte. Essa é nossa liberta e livre imprensa e nossos queridos e amados políticos eleitos que estão lá no poder representando e defendendo os interesses coletivos dos seus eleitores e demais cidadãos.
ResponderExcluirsó nessepaiz mesmo!!!
ResponderExcluirsó nessepaiz uma entidade estudantil receber 30 milhões do dinheiro dos desdentados e seu presidente diz, cinicamente, que a entidade eh privada e não tem que dar explicações alguma!
olhem a que ponto chegou o deboche, o escarnio!
e os sindicatos?, que recebem uma bolada semelhante e foram beneficiados pelo próprio presidente do pais com uma lei que os livra de prestar contas da bufunfa retirada do trabalhador!!
sinceramente, não eh possível que pessoas sensatas consigam acordar com alguma vontade de trabalhar com afinco para construir algo para o pais...
trabalha-se por obrigação, pelo sustento e pelo bem querer da sua família...
mas o desanimo eh completo...
Objetivos: Comprar a midia para que não falem mal; Ficar se apresentando para o próximo pleito eleitoral.
ResponderExcluirO mal que nos está fazendo a Constituição "cidadã" não dá para mensurar.
O legado que deixaremos para as próximas gerações, os mesmos vícios e dívidas impagáveis.
Os partidos politicos não tem qualquer ideologia, tudo umas porcarias, logo, os Marketeiros deitam e rolam, so fantasia e Jardim do édem.
ResponderExcluirTem trouxa que acredita e Vota.
Alguem me diz o que este Governo Toupeira do Tarso, tem feito, alem de propaganda com a agencia Escala.
52% dos bocabertas gauchos votaram no tipo estragado.
Dr.Polibio: A propaganda enganosa na política é descararada e generalizada,nas "barbas"da Justiça Eleitoral. Cito só uma: O PTB de hoje se diz ser aquele mesmo PTB criado por Getúlio Vargas,o que é mentira.E na propaganda eleitoral gratuita do TSE. Houve só identidade (roubada) de denominação e criação de um novo partido com esse mesmo nome. O PTB de hoje também não é nem SUCESSOR do de ontem A LOPP é clara nisso.(2) E os tais 17 milhões de empregos "aumentados" por Lula? Também mentira porque nesse periodo nasceram mais nenês que isso.Sérgio A.Oliveira
ResponderExcluirNão existe algum orgão que controle esta gastança?
ResponderExcluirHospital de São Léo ta anunciando pacas. Saíram do pé deles. Agora, até as baratas foram embora !!
ResponderExcluirPolibio, tu deves publicar todos comentários, onde está meu comentário sobre a propaganda enganosa da Saúde do Governo Fortunati ??
ResponderExcluirTens que ser isento para ter credibilidade. Senão podes ser mal interpretado e paracer que a Prefeitura te paga algum valor!