O mercado voltou a reduzir, neta segunda-feira, a previsão do PIB para 2012, de 2,72% para 2,53%, e manteve a perspectiva para a Selic neste ano em 8 por cento, diante das dificuldades da economia em deslanchar, do arrefecimento da inflação e de sinais de que o Banco Central deve continuar reduzindo a taxa básica de juros. De acordo com relatório Focus do BC divulgado hoje, economistas preveem ainda que o PIB em 2013 crescerá 4,30%, ante 4,50% na semana passada. Em relação à Selic para o próximo ano, a previsão é de 9%, após 9,38%na mediana das previsões do relatório anterior.
. Os leitores que quiserem entender melhor o que ocorre com a economia, precisam ler a reportagem de Capa da revista Exame que chegou às bancas de Porto Alegre neste domingo. É um trabalho profundo e enorme.
. Exame diz que a desaceleração da economia é “impressionante”. O PIB crescerá apenas 2,5% este ano, contra os 2,7% do ano passado, que também foi baixo.
. Dilma Rousseff estaria inativa por sua fidelidade a Lula, porque mudar o modelo que aposta tudo no aumento do consumo interno seria trair o legado recebido do ex-presidente. Mas é o que precisa ser feito. O modelo deu certo durante oito anos, mas esgotou,porque o consumidor já não tem mais o mesmo fôlego.
. A opção seria forçar um novo modelo de desenvolvimento, baseado, sim, no consumi das famílias e do governo, mas sobretudo no aumento dos investimentos e na aceleração das exportações.
"...na aceleração das exportações."
ResponderExcluirideia muito inteligente...
vão exportar para quem, se Europa e EUA estão mais querendo exportar do que importar?
e outra coisa, isso ai nao eh modelo de desenvolvimento nem aqui nem na China...
ResponderExcluirum modelo de desenvolvimento que não foca em uma reforma séria e urgente na educação, na produção e na tecnologia pode ser tudo, menos desenvolvimento...
impressionante como essepaiz acha que vai conseguir se desenvolver apenas vendendo carros, geladeiras e exportando commodities...
Quer saber quando isto vai acontecer?
ResponderExcluirNUNCA!
O pessoal que nos desgoverna não tem capacidade nem vontade de aumentar investimentos ou acelerar exportações.
Brazil - um País cronicamente inviável. Se governado por petistas, claro.
Sds
P.S.: anotem, aí - no fim deste ano PIB nos 2,1%.
Vamos perder este Ano pra Bolivia e Paraguay de novo.
ResponderExcluirPIB Tabajara !!!