Uso eleitoral da máquina poderá dar 5 anos de prisão

A comissão de juristas que discutem mudanças no Código Penal aprovou ontem uma proposta para punir com pena de até cinco anos de prisão o candidato que tiver se beneficiado do uso da máquina pública durante o período eleitoral. Atualmente, a pena é de apenas seis meses de prisão.

. O colegiado propôs uma grande reformulação na legislação eleitoral brasileira. Os juristas enxugaram de 85 para apenas 14 os tipos de crimes existentes no Código Eleitoral, de 1965, sugerindo a incorporação deles ao Código Penal. De modo geral, os juristas sugeriram aumentar penas para crimes eleitorais graves, como a compra de votos e a coação de eleitores, e descriminalizar algumas condutas, como a boca de urna.

. Atualmente, a pena prevista para o candidato que compra votos ou para o eleitor que os vende é a mesma, de quatro anos de prisão mais multa.

3 comentários:

  1. E alguem em sua santa ingenuidade (ou burrice cronica)acredita que o pessoal no poder não vai usar a maquina publica em seu favor para fazer campanhas eleitorais ?????
    essas leis são para o pessoal da oposição gente! interessante como a coisa na teoria é uma, mas na pratica é outra heim...

    ResponderExcluir
  2. É só mais um artigo no Código Penal. Quem irá denunciar e provar o uso da máquina por algum político? Servidor é que não, afinal ele é o lado mais fraco.

    ResponderExcluir
  3. Tá impedido. Não vai participar do julgamento.

    Agora são 10.

    A solução: mudar para o bom futuro do país, a forma de provimento dos cargos de ministro da Suprema Corte.

    Há juízes em Berlim !

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/