Os piores alunos e os piores professores estão no RS. Benchmark dos gaúchos é trabalhar pelo pior resultado na Educação.

- Alunos que não estudam e professores que não ensinam, virou o padrão do ensino público do RS, corrompido por um sistema atrasado, corporativista, falso, pelo menos desde que o Cpers e o PT tomaram o controle do sindicalismo que coloca a luta de classes como o mais alto objetivo dos seus interesses corporativistas, entendendo falsamente que o governo do Estado é o malvado patrão que precisa ser destruído, mesmo ao custo da total destruição do ensino público do RS.

* Clipping www.videversus.com.br

Depois da altíssima reprovação no concurso do magistério no Rio Grande do Sul, o secretário Estadual de Educação, o petista José Clovis de Azevedo, anunciou nesta quinta-feira a realização de um novo processo seletivo para preencher as vagas restantes. A medida é motivada porque o fraco desempenho dos candidatos permitiu o preenchimento de apenas 5.224 das 10 mil vagas oferecidas.

. O concurso teve mais de 70 mil candidatos. Nunca antes na história deste País, ou do mundo inteiro, tinha se visto tão monumental fracasso, tão rotundo sinal sobre o fracasso da educação pública sob um governo como este atual: 50% das vagas não serão preenchidas, porque não houve aprovados, e 65 mil candidatos rodaram nas provas do concurso.

. Este resultado surge na mesma semana em o Rio Grande do Sul foi confirmado como o Estado dono do maior índice de reprovação de alunos do Ensino Médio no País.

. De acordo com números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), um em cada cinco estudantes não passou de ano em 2011. O índice de repetência de 20,7% é o maior registrado desde 1999 e muito superior ao da média do resto do País, que é de 13,1%. Essa é a educação em governos petistas no Rio Grande do Sul. Deus tenha pena das crianças gaúchas, e de seus pais, porque não há progresso no futuro delas.

32 comentários:

  1. A questão deve ser avaliada também pela elaboração e condução do certame. Foram reprovados muitos candidatos com mais de 80% de acertos no total, enquanto outros com menos de 50% foram aprovados. Tem alguma coisa errada aí. Outra falácia foram as provas de conhecimentos "específicos", onde metade das questões eram de conhecimentos pedagógicos ou ideológicos...Os objetivos indiretos do concurso foram, claramente, arrecadar $, colocar a culpa na "incompetência" dos futuros professores e manter o esquema atual de contratos temporários, que geram menos encargos aos cofres do governo. Jogar o problema no colo dos candidatos é o "jeito fácil" de se pensar.

    ResponderExcluir
  2. Políbio,

    Esses dados do IBGE são uma farsa. No Brasil bananão bananeiro é simplesmente proibído reprovar alunos, ou seja,
    são aprovados analfabetos funcionais que concluem o ensino médio e só conseguem assinar o nome, inclusive no RS, onde a pressão para aprovar é enorme. Se houvesse um mínimo de exigência a reprovação seria de 95%. Neste caso os professores são os menos culpados, e sim os verdadeiros culpados são as ideologias criminosas que querem formar idiotas para sustentar seu poder.

    ResponderExcluir
  3. Os alunos chegam no ensino médio, sem saber interpretar um texto, sem saber realizar operações matemáticas simples (por exemplo uma divisão de 32 por 4,2)inclusive sem saber ler. Pergunto: Como chegaram até ali? O que fizeram os professores, pais e os próprios alunos no fundamental? O que faz a mantenedora, no caso, a Secretaria de Educação do Estado no sentido de fiscalizar a qualidade do ensino? Onde esta e como anda a família no contexto social?

    ResponderExcluir
  4. O sucesso do RS em décadas passadas devia-se a um bom padrão de educação. Bem, diante desses dados, imaginem todos qual o futuro que nos espera. O CPERGS, a mando do PT, vai liquidar com nosso futuro.

    ResponderExcluir
  5. e o caminho eh ladeira abaixo...

    ninguém muda um resultado trágico desses com essas medidas ridículas propostas pelos petistas...

    nos últimos tempos as escolas foram transformadas em campo de batalha politica, com o assunto do kit gay prevalecendo...

    enquanto perdemos tempos com essas coisas, coreanos, americanos, chineses vão tratando de aprender o que interessa, as disciplinas tradicionais...

    ResponderExcluir
  6. Pena das crianças, tudo bem, mas dos pais que elegeram o PT várias vezes? Só não está pior porque em 64 esta turma foi impedida de tomar o poder.

    ResponderExcluir
  7. Isso pode ser facilmente resolvido pela lógica petralha: acabar com a repetência, passando todo mundo, afinal rodar "fere a dignidade humana", e abolindo nota mínima para passar no concurso, afinal, esta é uma "politíca excludente e com viés neoliberal". Pronto, tudo "resolvido".

    ResponderExcluir
  8. 4 anos da Marisa Abreu com a Yeda , o resultado ta aparecendo....

    ResponderExcluir
  9. Estevam Gome de Sá18 de maio de 2012 às 12:54

    Eis aí o rotundo fracasso das politicas educacionais(se é que existem)do PT.
    Votem neles e teremos o país mais analfabetizado do mundo.
    VERGONHA de ser bananeiro, opa, quero dizer brasileiro !
    O Daniel, Mário Rangel e outros devem estar exultantes, haja vista o portugues dos mesmos.

    ResponderExcluir
  10. e tem mais, o que sobrou não da para o gasto. O comprometimento dos professores que estão na ativa esta beirando o ZERO. Depois do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) perdemos completamente o domínio da situação, ou faltou estratégia e inteligência para contornar esta situação, caos total... não precisa estudar porque passa de ano de qualquer jeito. NA MINHA ÉPOCA DE ESCOLA ESTAMPÁVAMOS NO PEITO O RS: "O CELEIRO DO BRASIL E OUTRAS COISAS MAIS..." hoje... tenho vergonha de dizer que sou gaúcho...

    ResponderExcluir
  11. Luiz Mario Lampert Marques - de Curitiba18 de maio de 2012 às 13:45

    Não tenho vergonha de ser gaúcho, não. Tenho, sim, tristeza de ver para onde para onde levaram a qualidade do ensino no RS. Aluno do "Julinho", nos idos de 1963-68, não há como esquecer de Airton Vargas, Antônio Magadan - diretores - e de Aleixo Rubin, Nanci Moura, Alfredo Steinbruch, Catarina Ordovás Santos e tantos outros inesquecíveis mestres que norteavam o nosso preparo para o futuro. E sem atrapalhar os embates políticos que sempre marcaram a cultura educacional do Colégio Padrão. Depois deles e de nós, eomporcalharam tudo; basta visitar as dependências - destruídas - da nossa escola.

    ResponderExcluir
  12. Seu "Baiard", o senhor "esqueceu" de colocar na conta o (des)governo do Olívio Truta e os quase dois anos de (des)governo PeTralha, comandado pelo maior far$ante embu$teiro do rio grande, do brasil e do mundo.
    Em dois anos o embu$teiro já poderia ter "solucionado" tudo o que achou de errado. Mas pelo que vimos a única coisa que ele "$olucionou" foi o aparelhamento e ParTidarização do estado, aumentando o número e o valor de cargos de confiança.
    Algo me diz que tem o dedo do far$ante embu$teiro na divulgação destes re$ultados. Sinto que ele quer desmoralizar de vez os "trabalhadores em educação".
    A divulgação dos resultados teve método e estratégia e esta é uma das marcas registradas dos PeTralha$ na futura implementação de suas falcatrua$.

    ResponderExcluir
  13. Já lecionei no ensino médio e conheço essa realidade por dentro!
    ESSE É O RESULTADO DE DÉCADAS DE APLICAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO PROGRESSISTA DE Paulo Freire, Demerval Saviani, Vigotsky e cia.
    Bem feito para o povo mais "politizado do Brasil".

    ResponderExcluir
  14. Isso prova que a RBS não serve pra absolutamente nada, pois apesar de todo o seu poderio de mídia, não foi capaz e não teve o interesse de mobilizar a sociedade na defesa da educação, e tampouco teve a coragem de peitar todos os políticos medíocres que o RS teve o azar de escolher para seu mandatário !

    ResponderExcluir
  15. Alunos não aprendera a escrever e fazer conta, mas aprenderam a dar tapa no rosto da professora. Eis para o que serviu a eleição direta de diretoras pelas professoras.

    ResponderExcluir
  16. Antes da Yeda e da Mariza Abreu teve os intermináveis 4 anos do PMDB. 8 anos pra vivente nenhum botar defeito não é mesmo. Taí o resultado. Com a palavra a sra. Marisa Abreu, se tiver coragem de explicar a maravilha destes ultimos 8 anos da turma dela

    ResponderExcluir
  17. Ihhhhhhhhh, mais um retardado, esse tal de Baiard... Não bastava o Daniel e o Mário Rangel, outros dois energúmenos, agora me aparece mais essa assombração cuspindo besteiras...

    ResponderExcluir
  18. Mai politizados, mais belos, mais inteligentes, mais educados, mais olhos azuis, etc. Acreditaram tano nesta babaquice, que esqueceram de formar pessoas. Imaginaram que apenas discursando e repetindo, estas bobagens, alcancariam o conhecimento. Mas como diz o Gentili, "agora, é tarde". Mas nao esmorecam, pampeanos, nunca e tarde para continuar andando pra tras, ne?

    ResponderExcluir
  19. Essa teoria da educação baseado na ideologia cubana deu-se nessa merda, por isso os demais países desenvolvidos aplicam o método de Anton Makarenco, que baseia-se na disciplina e no rigorismo, lembrando que este é origem ucraniana.
    A ordem e disciplina são obrigatórias numa escola, mas hoje reprender um aluno irá criar traumas (deve ser de burrice e mau educado). Aqui vive-se das epopéias farroupilhas , porque não há futuro no RS, este olívio e agora tarso irão acabar com o que restou.

    Bayard estava sumido, faz muito tempo esse ruminante na dava pitacos aqui na coluna, acho que andavas fazendo estágio em Cuba ou Coréia do Norte, ou foste conhecer os Gulag da extinta URSS, seja benvindo ao mundo das liberdades da imprensa e ao mundo capitalista, porque feno é que não falta.

    ResponderExcluir
  20. A culpa é da RBS e de todos os outros veículos de comunicação do RS, que usam o futebol para manter esse povo eternamente alienado e embretado. Podem ver : liguem o rádio ao meio-dia ou à noite, só vai ter programa-chuteira ... Além disso, vejam as edições online : fartos espaços para futebol, mas escondem a política lá no rodapé ...

    A imprensa gaúcha é uma imprensa ordinária e servil, e de tão rasteira e medíocre, é irrelevante no contexto nacional, mas responsável por terem transformado o RS nesse grande pasto estéril e falido !!!

    ResponderExcluir
  21. Retardado e assombração cuspindo besteiras. Que argumentos e que articulação de pensamentos hein. Teve aula com a Yeda e a Mariza com certeza ou é do tempo do glorioso governo do PMDB-RS.8 anos pra botar o Rio Grande como vergonha nacional

    ResponderExcluir
  22. O cordão dos CC's pagos pela petralhada não para de crescer, parecem até inso na grama, é impressionante.

    Depois dos debilóides Daniel, Mario Rangel, Mariasno de Sta Maria, agora temos Baiard, o novo fiscal da blogosfera ainda pensante.

    VÃO TRABALHAR DESOCUPADOS !!

    ResponderExcluir
  23. Volto a insistir no que disse anteontem e reforçar o que alguns já disseram aí em cima. Sim, todos tem culpa no cartório: governo, professores e pais, e as futuras gerações pagarão o pato/burro. É a tal metodologia dos ciclos, da aprovação direta (agora por lei federal até o 3º ano) com "pedagogos" querendo aplicar até na Ed. Inf. (creches) o método ideológico que paulo freire pensou para a EJA. E os professores aplaudem tudo que é nova moda porque daí são considerados Grandes e recebem promoções de cargos onde vão mandar os outros fazer o mesmo. Os pais em geral só se preocupam quando os filhos "não tem colégio", porque não sabem o que fazer com eles em casa. Por isso, em geral, não apóiam greves. Mas, enquanto os filhos vão pra escola, deixam tudo para os professores, até ensinar a limpar nariz, amarrar cadarços, etc. e nem querem saber se estão levando ou não cadernos e lápis na mochila, se estão fazendo ou não as tarefas de aula. E ai do professor que for mais rude nas exigências! é imediatamente enquadrado no ECA por acusações diversas. Para os pais, os filhos são sempre santos, os errados são sempre os profs. Quem só bate na tecla de professores que não ensinam tem de passar um dia ou semana em escola para ver quanto tempo nos resta efetivamente para isso. Nem vou elencar os detalhes, aqui, só vendo pra entender.
    Mas, antes de aparecerem estes resultados, o gov. estadual já não apresentou uma proposta de aprovação direta no Ens. Médio? Deu aqui mesmo neste blog, vou procurar nos meus arquivos que salvei.Esperem que ele vai reapresentar a proposta e em breve a coisa desanda no pós-graduação porque nas graduações também já chegou. Lá, para os trabalhos em grupo, só escolho colegas de maior-idade, que são os que estudam pra valer. A galera vai pra tudo, menos estudar também lá.

    ResponderExcluir
  24. "Anônimo", às 14:12 ( 18 de maio de 2012 ), subscrevo ipsis litteris!

    É com "pedagogos" esquizóides assim que se formam legiões de jovens descerebrados - zumbis intelectuais, culturais, morais e espirituais a serviço dos deletérios e pervesos planos e concepções de mundo próprias de demenciados esquerdopatas (pleonasmo)!

    Almirante Kirk

    ResponderExcluir
  25. Ora, no plano de carreira que o tar$o quer copiar de canoas a promoção do professor está diretamente ligada à aprovação. Quem vai reprovar aluno? se até o fim do terceiro ano as crianças por lei não podem ser reprovadas e chegam n quarto ano sem saber escrever seu nome completo, qual professor vai ter coragem de reprovar mais da metade da turma nessas condições? o que pode fazer um professor que aplica num quinto ano uma prova de terceiro ano e ainda é "xingado" pelos pais por dar coisas muito difíceis (só porque o filhinho tem preguiça de ler e pensar)?

    ResponderExcluir
  26. a questão ideológica no certame é realmente algo muito sério a se levar em conta, são consideradas certas as questões que estão de acordo com a ideologia vigente, as bibliografias indicadas também devem ser questionadas... Não se exigem do professor, nos concursos, se possui sólidos conhecimentos do núcleo comum, mas se está "por dentro" das novas doutrinas pedagógicas, essas mesmas que levam ao fracasso escolar e pregam que a escola tem de ser um lugar de prazer, o estudo e o vem em segundo ou terceiro plano (o CONHECIMENTO é apenas um detalhe a ser "adquirido por ocasião das circunstâncias). Como disse certo ministro, a escola integral "melhora" o saber dos alunos pois estes ficam mais tempo "expostos ao conhecimento". Como se alguém que trabalhasse o dia inteiro limpando uma biblioteca ou laboratório de pesquisas ficasse automaticamente inteligente.

    ResponderExcluir
  27. Caro "Anônimo", às 17:42, apenas complementando o seu comentário, se me permitir, claro!

    Não só o futebol, mas também as novelas, os seriados bananeiros e demais programas para imbecilizar mais ainda a já imbecilizada massa bananeira, cuja mente está formatada à GRAMSCI faz décadas!Isso quanto ao que passa na TV, e quanto ao lixo radiofônico, onde esquizóides radialistas ou formadores de opinião, na verdade, deformadores dos FATOS, da REALIDADE, da VERDADE, onde as VERSÕES dos referidos esquizóides e seus eventuais convidados sobre um determinado FATO têm, pasmem!!!, mais peso do que o próprio FATO considerado!(Há uma rádio por aí que, apelando para o sensacionalismo e a exploração barata da ignorância, infantilidade e a ingenuidade, entre outras, dos seus radiouvintes, só falta baixar um disco voador e algum "espírito", pois não faltará o "cavalo" para receber alguma "entidade do além", rs!

    Eis, aí, as fontes de cultura da massa bananeira!Sintomático, pois, que a parva e ignara massa brasileira elege e REelege deletérios esquizóides esquerdopatas esquerdistas (pleonasmo) de todos os matizes!
    Como bem disse, mui oportuna, pertinente e ajuizadamente, entre outros epítetos elogiosos, o filósofo Olavo de Carvalho: ACABOU A ALTA-CULTURA NO BRASIL!

    Almirante Kirk

    ResponderExcluir
  28. "Paulo Freire, Demerval Saviani, Vigotsky".

    Anonimo das 14:12 deves explicar para Baird quem são, pois ele somente lia monica, cascão e cebolinha e via o prgrama da Xuxa.
    Depois foi estudar com professores da UFRGRS e aí emburreceu mesmo, virou socialista, coitado.
    Vem aqui "se espernear" da forma que seus professores o ensinaram.

    ResponderExcluir
  29. Não gosto do PT, mas o Governo Tarso também não é o principal culpado pelo caos da educação no RS. Os governos anteriores muito contribuíram para isso, juntamente com os pais do alunos que não educaram seus filhos em casa. Salários baixos atraem os piores profissionais e gente que está de olho na estabilidade. Tarso precisa se mexer para não entrar na lista dos assassinos da educação gaúcha.

    ResponderExcluir
  30. AO "Anônimo", às 11:48, tá certo que pademos infelizmente uma cultura hegemônica de Esquerda, mas a EDUCAÇÃO ( boas maneiras ) vem de berço, ou seja, de casa, dos pais; já a INSTRUÇÃO ( conteúdos de natureza cultural e técnica, entre outros) vem das redes de ensino: escolas, colégios, universidades e demais redes de ensino ou centros irradiadores de cultura!

    O salário de um profissional, seja na área educacional, seja na área administrativa, entre outras, jamais será justificativa para os pífios resultados de um profissional!Não mestá satisfeito com o salário, simples: peça demissão e pare de encher o saco!afinal, ninguém é obrigado ou constrangido a trabalhar onde não quer!PROFESSOR de verdade, vocacionado, não faz greve nem participa de badernas promovidas pelo seu sindicato!A estes referidos PROFESSORES vocacionados, meu respeito, estima e apreço!

    Almirante Kirk

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/