Auxílio-moradia de juízes - Juízes abrem fogo contra "intromissão" da Assembléia nos assuntos internos do Poder Judiciário

A Ajuris resolveu abrir guerra contra os deputados Jefferson Fernandes, PT, e Marchezan Júnior, PSDB, que querem acabar com o pagamento do chamado auxílio-moradia aos juízes do RS. Os deputados também temem que o Ministério Público queira fazer o mesmo.

. R$ 600 milhões foram reservados para pagamento de atrasados do período que vai de 1994 a 2008, que somam juros cumulativos de 12% e 6% ao ano.

. A Ajuris avisou que não comparecerà à audiência pública desta quinta na Assembléia.

LEIA a nota desta segunda-feira:
O presidente da AJURIS, Pio Giovani Dresch, remeteu nesta segunda-feira (02/04) ofício ao presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, deputado Luis Fernando Schmidt (PT), comunicando que a entidade não comparecerá à audiência pública marcada para esta quinta-feira (05/04), com o objetivo de questionar o pagamento da Parcela Autônoma de Equivalência.

O ofício denuncia a intenção do proponente da matéria, deputado Jeferson Fernandes, de fazer uso político da audiência: “De início fica claro que seu propósito não é o de fazer uma discussão séria sobre a questão, mas o de construir mais um palco para suas diatribes, circunstância em que o convite à AJURIS nada mais é que uma encenação, simulacro de oitiva para melhor dar a aparência de seriedade a um jogo já jogado”.

A entidade pondera, ainda, que a realização da audiência desconsidera a autonomia entre os Poderes e tem claro objetivo de constranger os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, que apreciarão a matéria, ofendendo a sua independência para julgar.

12 comentários:

  1. E por que razão não se discute o feriado que foi decretado para quinta feira "santa" à tarde. A Folha de SP e o Estadao noticiaram isso e por aqui ninguem. Por que? Por que razão decretam feriados absurdos como esse??? Penso que os juízes merecem bons salários porém devem ter sua produtividade aumentada e monitorada.

    ResponderExcluir
  2. Essa autonomia entre poderes é eticamente nula quando se trata de recursos orçamentários. Afinal, a fonte dos recursos são os tributos pagos pela população. Essa verba até pode ser legal, mas é imoral, visto que boa parte da população carece de recursos mínimos para ter uma vida digna.

    ResponderExcluir
  3. Se o judiciário pagasse os salários e o auxílio-moradia, com a grana deles - juízes.. acho que seria "assuntos internos".

    MAS ESSA GRANA É PUBLICA !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Como Contribuinte e Eleitor, entendo que nenhum poder tem o direito de criar, reajustar, instituir e mudar para maior os proventos e verbas acessórias que beneficiem a si próprio. Entendo mais, se assim o fizerem estão praticando ALCANCE com verba pública em detrimento da saúde, da educação e da infraestrutura, devendo ser penalizados na forma da lei.

    ResponderExcluir
  5. Assunto interno do judiciário um c......

    Assunto de todos nós contribuintes que pagamos as mamatas a esta casta.

    ResponderExcluir
  6. Eu não concordo com a Ajuris. Já ganham bem e ainda querem auxilio moradia e vc?

    ResponderExcluir
  7. Se fossem os Deputados todo mundo cairia de pau em cima, como são juízes ninguém fala nada......... Isto é um absurdo !! Depois falam do 14 e 15 salario dos Deputados, pelo menos eles nós podemos trocar de 4 em 4 anos, agora os juízes são vitalícios..............

    ResponderExcluir
  8. Deveriam receber em PRECATÓRIOS, essa barbaridade da qual o Judiciário é cúmplice, e SEM A QUAL o País estaria + próximo de ser sério.

    ResponderExcluir
  9. pq auxilio imoralidade. Na polícia civil existiu e terminaram e ganham um salário de MERDA, pra limpar a sujeira das mazelas. A IN-JUSTIÇA, GRANDE PARTE DELA, está conivente com estes desgovernos dos PETRALHAS, quem trabalha na área jurídica como advogado sabe bem dsesta PATIFARIA. NEGAM DIREITOS Q ESTÃO NA LEI, COM MILHARES DE DECISÕES DO MESMO CASO. CUIDAM O CAIXA DO GOVERNO, PRA QDO AUTO SE REAJUSTAREM, NÃO DIZEREM Q NÃO TEM DINHEIRO EM CAIXA. SÓ UMA NOVA REVOLUÇÃO PRA TERMINAR ESTA PATIFARIA JUDICIÁRIA E LEGISLATIVA. REVOLTA É O Q ME RESTA.

    ResponderExcluir
  10. Jornalista Políbio Braga, boa tarde! Esse auxílio moradia pode encontrar amparo na lei, mas nunca na moral! Claudiomar Pereira da Cunha.

    ResponderExcluir
  11. A URV dos servidores pagam em suaves prestações; a deles (juízes) foi paga em parcela única. Para dar um aumento decente aos servidores, é uma novela... para beneficiarem a si próprios, soluções rápidas e discretas. É triste e decepcionante!

    ResponderExcluir
  12. Enquanto muitos morem em filas de espera em hospitais e não tem condições dignas de sobrevivência,
    Recursos mal distribuídos,
    Retrato do Brasil!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/