Saiba o que está por trás do cabo de guerra que opõe Dilma e o Congresso

Na análise que o editor fez no Twitcam que disponibiliza diariamente na capa do site www.polibiobraga.com.br, sai uma comparação azeda entre as atuações de Mao e Lula de um lado e Zhou Enlai e Dilma Rousseff do outro. É que o editor acaba de ler os livros Zhou Enlai, de Gad Wendian, e O que sei de Lula, de José Nêumanne Pinto, ambos à venda na Livraria Cultura, Bourbon Shopping, em Porto Alegre. Depois de ler as duas biografias, é impossível não comparar as ações traiçoeiras, aéticas e sem escrúpulos dos líderes Mao e Lula, com ênfase nas relações de Mao com seu premier Zhou Enlai e de Lula com sua pupila, a presidente Dilma Rousseff.

. O caso é emergente porque esta semana a presidente parece ter escolhido o caminho do endurecimento político com seus aliados do PMDB, PR, PDT e PTB no Senado e na Câmara. O resultado foram derrotas sucessivas do governo na Câmara, o que já tinha acontecido há duas semanas no Senado.

. É claro que Lula está por trás do recrudescimento de Dilma Rousseff.

. Vale a pena saber o que quer Lula e não o que quer Dilma, porque o poder real é do presidente de honra do Partido, no caso Lula, como na República Popular da China foi de Mao. Zhou, como Dilma, são protagonistas importantíssimos, gerentões de primeira linha, mas fazem o jogo de quem manda no Partido.

. O que quer Lula?

1) Dar asas à pupila, cuja síndrome do escorpião é endurecer, visando amansar a base aliada, mas desgastar-se a ponto de não ser páreo na sucessão.

2) Voltar como o salvador da pátria dentro de dois anos, acertando alianças mais “baratas” com PMDB, PR, PDT e PTB.

. Resta saber se a jogada dará certo.

. O ex-presidente Fernando Collor, do alto da experiência que teve na presidência, avisou no Senado:
- Errei quando confrontei o Congresso. O resultado é que tomei um impeachment. Dilma vai no mesmo caminho.

. Antes de Fernando Collor, que tomou impeachment, outros dois presidentes também confrontaram o Congresso: Getúlio Vargas, 1954, que meteu uma bala na cabeça; e Jânio Quadros, 1961, que renunciou.

14 comentários:

  1. Bem, resumindo a ópera, temos um bando no congresso que só consegue enxergar os próprios interesses e o dinheiro dos cofres públicos para embolsar. O bem da nação e progresso da economia é uma chatíce.

    ResponderExcluir
  2. a bulgara eh gerente de primeira linha?

    kkkkkkkkk...

    compra uma carrinho de pipocas e coloca ela pra gerenciar o teu negocio, então...

    iras falir em uns 4, 5 meses...

    ResponderExcluir
  3. As análises estão corretas. O Lulla tentando inviabilizar a Dilma, para voltar, e ela correndo o risco do confronto. Basta surgir uma denúncia contra ela e vão pedir o impeachment, sem dó nem piedade.

    ResponderExcluir
  4. ...bala no peito, políbio.
    Excelente post.

    ResponderExcluir
  5. ...bala no peito, polibio.
    excelente post.

    ResponderExcluir
  6. VOCÊ ESQUECEU DO PP QUE TAMBÉM É BARATA DO PT.
    OU O PP ESTÁ TÃO DESMORALIZADO QUE NEM SERVE COMO BARATA.
    JÁ TÁ MAIS PARA MINHOCA SECA AO SOL.

    ResponderExcluir
  7. Acho que não procede essa tese, pois, em primeiro lugar, não dá para comparar as épocas do Getúlio, do Jânio e do Collor. Segundo, que o Lula eu acho que está agora mais preocupado com a sua saúde do que tramar contra, ou com a pupila. O problema é que hoje a política se apequenou com esse tipo de sistema, em que o presidente, assim como os governadores e os prefeitos são reféns do legislativo, que barganha por cargos e vantagens. Ou seja, o sistema cheira muito mal e não está voltado aos interesses da sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Com os eleitores brasileiros tudo é possível, até o Lula ser "salvador" de alguma coisa. Toda a sujeira que está no Congresso e Assembléias foi posta com o nosso voto. Somos assim, paciência!!!!

    ResponderExcluir
  9. Não se pode esquecer do Jango, que ignorando o Congresso quis fazer as coisas na marra, ao arrepio da lei.

    ResponderExcluir
  10. tiro no coração matou Getúlio, não na cabeça.

    ResponderExcluir
  11. Lula já era, e com ele cai toda a catrefa do PT.

    ResponderExcluir
  12. Nossa chance é o PT "matar" o PT, pela ganancia e disputa pelo Poder.

    ResponderExcluir
  13. Tese esdrúxula, e comentários iguais. Políbio quer, a todo custo, derrubar a Dilma, o Tarso e tudo e todos do PT... assim como seus leitores.

    Quieram ou não, Dilma ao enfrentar a voracidade do congresso (leia-se aí o PMDB) fica com muito mais cacife e apoio popular.

    Agora, 0 Políbio citar "Collor no alto de sua experiência(?)" é dose. Ele foi defestrado pelo povo. O congresso somente seguiu a vontade popular.

    Mario Rangel

    ResponderExcluir
  14. Tese esdrúxula, e comentários iguais. Políbio quer, a todo custo, derrubar a Dilma, o Tarso e tudo e todos do PT... assim como seus leitores.

    Quieram ou não, Dilma ao enfrentar a voracidade do congresso (leia-se aí o PMDB) fica com muito mais cacife e apoio popular.

    Agora, 0 Políbio citar "Collor no alto de sua experiência(?)" é dose. Ele foi defestrado pelo povo. O congresso somente seguiu a vontade popular.

    Mario Rangel

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/