Os votos do PMDB foram fundamentais para a aprovação do projeto. A resistência governista foi feita pelos deputados do PT, do PCdoB, do PSB, do PV e do PSOL. Em número menor, esses partidos tentavam, desde a semana passada, impedir a votação. Os demais partidos da base ficaram divididos e a oposição votou contra o governo.
"Comissão assassina. Assassinos", entoou um grupo de índios presente na sala da CCJ, assim que o presidente da comissão, Ricardo Berzoini (PT-SP), anunciou o resultado. Apesar do tumulto no final da reunião, a votação do projeto foi concluída com 38 votos a favor e 2 votos contrários. Os demais deputados que não queriam a aprovação da proposta entraram em obstrução, portanto não votaram, em uma última tentativa para derrubar a reunião.
Pelo projeto, o Executivo não poderá mais fazer demarcações das terras. Essa decisão ficará por conta dos parlamentares por meio de projeto de lei, aprovado por maioria simples. Depois da CCJ, a proposta de emenda constitucional seguirá para votação em comissão especial e no plenário.
* Clipping www.ig.com.br
mas pra que esses índios querem mais terras?
ResponderExcluiros caras já tem uma área gigantesca da Amazonia pra brincar de pescar e caçar - como se fizessem isso ainda hoje em dia...tsc, tsc...
Tem que botar ordem nesta bagunça.
ResponderExcluirAcabou este negócio de presidente populista e analfabeto enfiar um cocar na cabeça e presentear índio com milhões de hectares de terras.
Raposa Terra do Sol foi “um dos” exemplos de estupidez e irresponsabilidade desta gente.
Foram entregues para 19 mil índios 1.7 milhão de hectares de terras “continuas e de fronteira”.
Foram expulsos agricultores que possuíam a titularidade de suas terras, concedidas pelo governo federal há mais de 100 anos.
Tratam o índio como se fosse um ser intocável e protetor da natureza quando é justamente o contrario.
Índio não preserva nada, não vive mais de caça e pesca, e não é mais capaz de sustentar-se nem tendo milhares de hectares de terra.
Índio quer escola, água, esgoto, posto de saúde e telefone.
Quem vai dar isto pra eles?
As ONGs, o Psol,ou a Fundação Ford?