Governo esconde naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida

* Clipping do jornal O Estado de S. Paulo deste sábado.

Uma chata (embarcação de fundo chato usada para transporte de carga) rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível. Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel.

O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Minas e Energia e Defesa. Não houve vítimas no acidente. O Brasil é signatário de tratados de preservação ambiental na Antártida e, portanto, se comprometeu a não poluir o continente.

Sem divulgação oficial por parte do governo, chega na próxima semana à Baía do Almirantado, onde a chata foi a pique, os navios de socorro Felinto Perry, da frota da Marinha, e Gulmar Atlantis, contratado pela Petrobrás. O Felinto Perry é especializado em resgate de submarinos, além de outras operações complexas.Mergulhadores da Petrobrás, treinados para atuar em acidentes que envolvem vazamentos nas estruturas de exploração e produção de petróleo, participarão da tentativa de resgate.

O planejamento prevê o içamento da chata por boias e guindaste, para que o gasoil artic (combustível anticongelante produzido pela Petrobrás para a ação brasileira na Antártida) possa ser retirado do meio ambiente antes que comece a vazar.

É uma operação considerada de risco, por causa do clima inóspito da região.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

15 comentários:

  1. E os falsos ambientalistas, que costumam silenciar com relação à devastação ambiental causada pelo MST, vão silenciar quanto a esse desastre ambiental também.
    A esquerdalha apelegou tudo.

    ResponderExcluir
  2. Marinha Tabajara do Brasil !!
    Comandante Italiano devia ta junto.

    ResponderExcluir
  3. O naufrágio foi um infortunio. Esconder foi a coisa mais acertada que este governo destrambelhado e irresponsável fez. Não houve ainda vazamento e a Marinha do Brasil juntamente com a Petrobrás estou fazendo de tudo para resolver a situação. Possivelmente conseguirão reverter este lastimável quadro. Porém a irresponsabilidade permanente deste desgoverno absoluto, pode custar muito ao país, principalmente no campo da pesquisa científica, caso este incidente se transforme em acidente. Espero, penso até mesmo que seja invão, que estes maníacos que estão no poder, comecem a liberar verbas e que as mesmas cheguem 100% ao seu destino, com a finalidade de equipar estes centros e até mesmo a Marinha, com equipamentos de ponta. Infelizmente hoje, nossos verdadeiros heróis (MARINHA & PESQUISADORES) são obrigados a se superar com as sucatas que já foram equipamentos de ponta há pelo menos 30 anos.

    ResponderExcluir
  4. Que feio governo brasileiro! Não ficam nem vermelho de vergonha? Acobertar falhas é coisa de republiqueta. Vergonha na cara não faz mal a ninguém. Claro que a mídia amiga não vai falar nada ou muito pouco. Mas decência é o mínimo que se exige de um governo que se diz republicano e democrático.

    ResponderExcluir
  5. Esconder é coisa de quem tem culpa e não tem honestidade para assumir, anônimo das 11:05!

    ResponderExcluir
  6. Esse naufrágio, e o silêncio sobre o mesmo, é bem coisa típica do jeito PETISTA de administrar e governar!

    ResponderExcluir
  7. Não se precipitem pessoal!
    O Daniel, o Mariano, o Mário e o resto dos patrulheiros twiteiros esquerdalhas devem ter uma boa explicação pra essa operação abafa-escândalo.

    ResponderExcluir
  8. Marina onde esta voce????

    kkkkkkk...

    ResponderExcluir
  9. As obras estrategicas deste Pais foram feitas pelos militares, os "sabidos" que vieram apos, so corrupcao e incompetencia.

    ResponderExcluir
  10. O infortúnio é uma constante na vida dos incompetentes! A mentira é uma constante na vida das esquerdas, sempre empurram a sujeira para baixo do tapete, Dilma por exemplo tropeça todos os dias naqueles tapetes que escondem os cadáveres fétidos de vários ministros criminosos que não servem nem para porteiros de prostíbulos!

    ResponderExcluir
  11. Só podia dar nisso, pois o sucateamento das FF.AA,corte de verbas, a próxima etapa deste desgoverno é criar uma milícia(o hugo chaves já criou) popular para substituir o exército. O país tá em situação política pior do que em 64.

    ResponderExcluir
  12. Políbio,
    Não adianta "ZOMBAR" e tampouco "INSULTAR" porque com esse "BANDO DE PALERMAS" desse "DESGOVERNO TUPINIQUIM", que não tem NOÇÃO, do que seja pesquisa científica na Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira de pesquisas na Antártida - lá não é "PARAISO FISCAL" e lugar para se "TORRAR" o dinheiro público desviado. São muito "IGNORANTES" principalmente em se tratando do Continente Antártico.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Sr Polibio Braga:


    Onde petralhas e GAÚCHOS POLITIZADOS pisam não nasce nem grama tiririca.
    Fico triste com o fato do naufrágio,mas é a prova provada de minha assertiva.

    Saudações

    ResponderExcluir
  14. Sr Polibio Braga:


    Onde petralhas e GAÚCHOS POLITIZADOS pisam não nasce nem grama tiririca.
    Fico triste com o fato do naufrágio,mas é a prova provada de minha assertiva.

    Saudações

    ResponderExcluir
  15. Jesus! Os petralhas estão acabando com o Brasil. Só o PAC-Plano de Aceleração da Corrupção vai de vento em popa...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/