Pesquisa do Instituto Americano Brooking com as 200 maiores regiões metropolitanas do mundo apontou que Belo Horizonte é a que cresce mais rápido no Brasil, seguida por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O estudo ainda mostra que as cidades brasileiras estão em ritmo mais lento em comparação a outras capitais da América Latina. Enquanto as brasileiras figuram entre o 28º e o 50º lugar no ranking global, Santiago (Chile) aparece em 9º lugar, Buenos Aires (Argentina) ocupa a 16ª posição, e Lima (Peru) é a 25ª.
. Brasília despencou na lista, caindo da 16ª posição no estudo feito entre 2007 e 2010, para a 34ª na pesquisa de 2010-2011. O mesmo aconteceu com o Rio de Janeiro, que foi de 24º para 42º. Por outro lado, Belo Horizonte deixou a capital paulista para trás, subindo do 39º lugar para o 28º, enquanto São Paulo perdeu apenas uma posição em relação ao estudo anterior, para a 37ª. Já a capital gaúcha avançou da 60ª para a 50ª.
Confira abaixo as cidades melhores colocadas e as brasileiras:
1 - Shanghai (China)
2 - Riyadh (Arábia Saudita)
3 - Jiddah (Arábia Saudita)
4 - Izmir (Turquia)
5 - Hangzhou (China)
6 - Ankara (Turquia)
7 - Istanbul (Turquia)
8 - Shenzhen (China)
9 - Santiago (Chile)
10 - Shenyang (China)
28 - Belo Horizonte (Brasil)
34 - Brasília (Brasil)
37 - São Paulo (Brasil)
42 - Rio de Janeiro (Brasil)
50 - Porto Alegre (Brasil)
Políbio, não ficou claro em que sentido Porto Alegre cresce. Espero que não seja populacional.
ResponderExcluirVamos dar asilo político para o Comandante italiano do COSTA e contratar ele, para pilotar aqueles navios abandonados ali do cais do porto perto da rodoviária, porque daí ele emborca todos e, nos livramos deles todos E de vez !
ResponderExcluirNão concordo com a frase " melhores colocadas". Esse crescimento não e sinônimo de qualidade de vida, ao contrário, só mais problemas.
ResponderExcluirDuvido que haja crescimento ordenado em qualquer dessas cidades brasileiras. O resultado a gente já sabe, bolsões de miséria ao redor de feudos de riqueza. E dê-lhe problemas de saneamento, energia, trânsito, segurança, etc. Prefiro uma Porto Alegre provinciana com qualidade de vida do que uma metrópole no topo desse ranking.
ResponderExcluirSó se for no número de favelas e desempregados!
ResponderExcluirImagina só quanto Porto Alegre teria crescido se não existisse o PT e a esquerdalha imunda para atrapalhar e atrasar tudo !!!!
ResponderExcluir