Agonizante como doente terminal, termina hoje o Fórum Social Mundial

- A reportagem a seguir é da Folha deste domingo. É assinada por Bernardo Mello Franco, que veio a Porto Alegre. O jornal registra que a edição do FSM, mais uma vez bancada com dinheiro público (R$ 3,5 milhões somente do governo estadual e das prefeituras) foi um fracasso. O Fórum Social Mundial agoniza. Saiba por que razão:

Criado em 2001 como contraponto de esquerda à cúpula econômica de Davos, o Fórum Social Mundial encerra hoje sua 11ª edição esvaziado e com dúvidas sobre a própria capacidade de manter alguma relevância no cenário internacional. O clima de crise existencial marcou o evento em Porto Alegre, que recebeu a primeira visita de Dilma Rousseff como presidente, mas foi ignorado por líderes estrangeiros e ganhou ares de congresso do PT.Um dos idealizadores do fórum, o ativista Chico Whitaker expôs o desconforto na sexta-feira, em desabafo que surpreendeu a plateia acostumada com discursos empolgados sobre a derrocada iminente do capitalismo.Ele disse que o encontro não conseguiu se conectar a novos fenômenos como os movimentos de "indignados", que passaram a ocupar ruas na Europa e nos EUA.

"Temos que mudar de estratégia. Hoje concordamos em tudo e saímos daqui satisfeitos com nós mesmos. Precisamos inventar uma maneira de começar a falar com os 99% que estão insatisfeitos", disse Whitaker. Anunciado como evento preparatório para a Rio+20, o Fórum deste ano não conseguiu articular um consenso sobre a melhor forma de preservar o planeta. Enquanto ambientalistas recitavam o discurso de defesa das florestas, intelectuais de esquerda alertavam que a causa seria usada pelo G8 para barrar o crescimento dos países emergentes. "O capitalismo nunca será verde, exceto nas notas de dólar americano", disse o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos.

ENCOLHEU
O fórum de 2012 teve números modestos mesmo para uma versão temática. A organização informou que 40 mil pessoas participaram do evento, e só 7.000 se inscreveram formalmente.

O acampamento para jovens não lotou, a marcha de abertura foi dominada por claques de centrais sindicais e as barraquinhas de livros marxistas e camisetas de Che Guevara praticamente sumiram da paisagem.
Até o discurso de Dilma sofreu com a falta de público, agravada pela decisão de espalhar atividades do Fórum por mais três municípios gaúchos administradas pelo PT: Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Em Porto Alegre, os debates na Assembleia Legislativa serviram para projetar a pré-candidatura a Prefeito do Presidente da Casa, o Deputado petista Adão Villaverde.

O Presidente uruguaio José Mujica, convidado para debater com Dilma, cancelou a viagem. O boliviano Evo Morales e o venezuelano Hugo Chávez, que bateram ponto em anos anteriores, também não apareceram.

17 comentários:

  1. Fracasso ? Não para os organizadores, deve ter sobrado algum bem bom desse bolo de dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Como torcedor do Corinthians fico contente em ouvir essa sumidade -Boaventura de Souza Santos dizer que o capitalismo nunca será verde.
    De resto, essa reunião de inúteis é mesmo um fim-de-feira, uma bagaça promovida por delirantes. Gostaria de saber quem são os 99% de insatisfeitos a quem o FSM precisa falar.

    ResponderExcluir
  3. Poxa! Se ao menos conseguiram sairem satisfeitos com eles mesmos já não foi um fracasso. Quanto aos movimentos de indignados mundo afora,nunca levei muita fá nisso,sabe por que? Porque esse indignados até quando tinham empregos estavam conformados,mesmo sabendo que no mundo rolava a maior fome. E rola ainda,diga-se de passagem e pior,á que agora atinge até onde ela era inimaginável: A europa e os EUA. É nesse aspecto que digo: Se indignar quando as coisas ficam feias par gente é fácil. Queria ver se indignarem quando ainda estavam bem,por essas coisa,que então,aconteciam só com os outros. É triste,mas,assim somos nós na vida,até quando seremos pequenos desse jeito é que eu gostaria de saber. Quanto a querer se "conectar" a esses movimentos,eu pergunto: Pra que? Se for pra ajudar,tudo bem,mas,se for pra tirar partido da pobreza deles,melhor deixar assim...

    ResponderExcluir
  4. Com o dinheiro que sobrou será usado pra fumar um baseado.

    ResponderExcluir
  5. o mais ironico é que o portugues boa ventura, sumidade p/ os sociologos, mora seis meses nos eua e seis em portugal... será q nos eua ele critica os eua e o capital??

    ResponderExcluir
  6. Encheram as burras de dinheiro, R$3.500.000,00, dinheiro este tomado dos burros dos contribuintes! Se teve ou não gente participando isto nem interessou eles, pois os pilas vão para caixas 2, caixas 3,.... da próxima campanha "política" dos corru..PT..os!

    ResponderExcluir
  7. A ficha ainda não caiu para essa gente. Em trabalhar e ser produtivo ninguém fala nada. Quando é que vão acordar para a realidade do mundo e da vida???

    ResponderExcluir
  8. Garanto que fumaram muita maconha, deram muito a bunda e estão indo embora faceiros e satisfeitos com isto.

    ResponderExcluir
  9. Acho que o objetivo delles foi cumprido. A lobotomização em massa foi reforçada.

    ResponderExcluir
  10. Ei jente não foi tudo perdido, além dos petralhas teve mais alguem ganhando, o patrão nunca vendeu tanta maconha numa época em que grande parte dos consumidores estão na praia, os mercadinhos do entorno venderam macarrão instantaneo as pampas, alguma coisa de bom teve, pô vcs só olham o lado negativo. edus

    ResponderExcluir
  11. Eles não estão interessados na preservação do planeta, coisa nenhuma.
    E, mesmo que estivessem, não teriam competência pra qualquer iniciativa.
    Não cuidam do povo que mora e morre soterrado por lixão, vão cuidar do planeta?
    É tudo uma farsa vergonhosa.

    ResponderExcluir
  12. O mais vergonhoso foi Dilma e Gilberto Carvalho terem aproveitado o evento para fazer o costumeiro e rasteiro joguinho político ao chamar de “barbárie e terrorismo” a retomada de Pinheirinhos.
    Como disse Reinaldo Azevedo: "barbárie é o estado sem lei, e ação terrorista é o sequestro da Constituição".

    ResponderExcluir
  13. Esse forum não passa de onanismo ideológico.

    ResponderExcluir
  14. Pois é , a presidente e outro a assecla não perdem uma oportunidade
    para defenestrar a "oposição" . Enquanto isso a oposição vai aconselhar-se com o chefe da quadrilha petista no hospital , fim da varzea mesmo ........

    ResponderExcluir
  15. Vcs viram alguma vez socialista/comunista levantar cedo prá trabalhar e suar a camisa prá ganhar o pão nosso...??? são um bando de vagabundos que só querem viver do dinheiro público. O maior vagabundo é o chefe delles....luis ignácio lulla da silva, chefe da quadrilha do mensalão.....!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Verdade, caro "Anônimo", às 16:32!

    O mais engraçado, registre-se, é nem tem graça mandar esses vagabundos, sustentados com dinheirio alheio, para AQUELE lugar, porque gostam, rs!

    O Brasil é ou não é um circo e um hospício a céu aberto?!


    Almirante Kirk

    ResponderExcluir
  17. É verdade Almirante Kirk.

    O verdadeiro Hospício do Dr Mabuse.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/