Amadeu Weinmann ataca novamente os autores da ação criminal contra os empreendedores do Natal Luz. Promotoria silencia. Mídia foge do assunto.

Depois de ter denunciado que o Promotor Antonio Képez, de Gramado, utilizou-se do sistema guardião do Ministério Público Estadual (ninguém sabia da existência do sistema de espionagem no MPE) sem autorização judicial, e realizar grampos até mesmo fora do próprio prazo que se deu, o advogado Amadeu Weinmann prosseguiu, neste sábado, fustigando com rédea curta o conteúdo das acusações feitas contra os empreendedores que tocaram o Natal Luz até a intervenção do promotor e da justiça, no meio deste ano.

. O advogado tem publicado uma série de fortes artigos no jornal Integração, de Canela, sob o título geral "J'Acusse!" ("Eu acuso"). O título refere-se à defesa feita por Émile Zola no caso do capitão Dreyfuss.

. Neste sábado, Amadeu Weinmann coloca estes pontos principais:
1) os interventores contrataram sem licitação um profissional de Formigueiro, por R$ 100 mil por mês, para fazer um trabalho que os criadores do Natal Luz, os Peccin, já tinham contratado.

2) A perícia acostada aos autos, demonstrou com provas materiais a lisura dos empreendedores atacados por Képez, que não apresentou documentação e contabilização organizada e completa.

3) A acusação de "formação de quadrilha" e "concurso de pessoas",  são juridicamente excludentes, "coisa que qualquer estudante sabe", mas que a promotoria não compreendeu, ao fazer a dupla acusação.

-  O jornal Integração foi recolhido por ordem judicial, depois de solicitação do promotor de Canela, que alegou ter encontrado uma piada racista na edição de terça-feira. A edição publicou duro artrigo de Weinmann. Em Gramado, o jornal local, que é do grupo editorial Sinos, silencia sobre os rumos dos processos e a respeito do debate. O mesmo acontece com a mídia diária da Capital. Há um tenebroso manto de silêncio sobre o assunto,  que na época das denúncias do promotor Képez resultou em escândalo e opróbio sobre 32 acusados, três dos quais excluídos da ação criminal por denúncia inepta.

WEINMANN PEDE RETIFICAÇÃO
Sendo um dos milhares de leitores de sua magnífica coluna, peço-lhe que, com a dignidade que sempre caracterizaram as informações dadas a seus leitores, retifique o noticiado, referente a indicação do nome do Promotor de Justiça de Gramado, Dr. Antonio Kepes, em manifestação a mim atribuída: primeiramente porque, nas minhas sempre veementes e continuadas censuras aos desmandos da ação ajuizada contra meus clientes, no caso do Natal Luz de Gramado, jamais personalizei, jamais citei qualquer nome, até porque o Ministério Público, para mim, segundo o seu conceito jurídico, é uno e indivisível. Segundo, porque não sei (e até gostaria de saber) quem foi o responsável pela instalação, nos porões do MPE, do imoral, ilegal e indiscreto sistema Guardião. A retificação é sumamente necessária até para que não pareça que tenha eu mudado um comportamento adotado em quase meio século de contribuição para o direito e para a justiça de meu país.
Amadeu de Almeida Weinmann OAB-RS nº 5.962

Falsários criaram Lista de Furnas para blindar Lula

A revista Veja desta semana aprofunda as revelações que fez há duas semanas, demonstrando que a Polícia Federal descobriu que falsários petistas e bandidos comuns uniram-se para forjar documentos com o objetivo de salvar a cara de Lula, o verdadeiro chefe do Mensalão, que estava na iminência de ser desmascarado. A idéia era implicar líderes tucanos e demonstrar que todos eram farinha do mesmo saco. LEIA:

Em conversa gravada pela Polícia Federal, estelionatário diz que a lista era a salvação do Presidente no escândalo do mensalão.

Gustavo Ribeiro
Fotos: Renato Weil/D.A Press e Madji MohammedD/AP

 Entre os meses de março e maio de 2006, o nível de turbulência política em Brasília atingiu o seu ponto mais crítico desde o impeachment do presidente Fernando Collor, em setembro de 1992. A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigava o mensalão havia desbaratado a quadrilha de petistas que atuava no coração do governo, desviando dinheiro público para subornar políticos e financiar as campanhas do partido. A crise ameaçava o mandato do então presidente Lula. Era preciso fazer algo e, conforme demonstrou uma reportagem de VEJA da semana passada, o PT contratou e pagou um estelionatário para fabricar a chamada Lista de Furnas — um documento falso que tentava envolver políticos da oposição com caixa dois eleitoral. . Uma estratégia para nivelar por baixo a classe política e minimizar a gravidade do esquema de pagamento de propina montado pelo partido. A Lista de Furnas, descobre-se agora, tinha um objetivo bem mais ambicioso do que apenas confundir os incautos: ela foi produzida pelos petistas para tentar salvar o presidente Lula.

. A confissão está registrada em um relatório da Polícia Federal anexado ao processo que corre em segredo de Justiça na 2ª Vara Criminal Federal, do Rio de Janeiro. VEJA teve acesso ao conteúdo do documento. Durante o escândalo do mensalão, a PF monitorou por vários meses conversas telefônicas entre o estelionatário Nilton Monteiro, o autor da Lista de Furnas, e seus comparsas — deputados e assessores do PT.

. Os diálogos mostram o grupo combinando os detalhes da farsa (“Nós vamos acabar com eles tudinho”), colhendo as assinaturas que dariam “credibilidade” à trama (“Eu já estou aqui com o José Carlos Aleluia”) e negociando pagamento de honorários, ora em dinheiro, ora em negócios com empresas estatais ligadas ao governo federal (“São aqueles negócios que eu pedi da Caixa e do Banco do Brasil para liberar pra mim...”). Na página 29 do relatório, os investigadores transcrevem o motivo do crime nas palavras do próprio criminoso: “O documento é a salvação de Lula”.

. Em uma confidência à sua mulher, captada pelos policiais, Nilton Monteiro diz que mostrou uma cópia da Lista de Furnas aos petistas, e “o pessoal ficou doido”. O documento, nas palavras do falsário, era uma tábua de salvação para o presidente e os petistas envolvidos no mensalão.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem, inclusive os documentos que comprovam a falsidade e corrupção de falsários comuns e delinquentes políticos do PT.

Programa de microcrédito para pobres ainda não saiu do papel

O programa Brasil Sem Miséria, vitrine social da presidente Dilma Rousseff, completou seis meses com avanços, mas ações importantes para que pessoas possam deixar de receber dinheiro de programas de transferência de renda ainda patinam.

. Ontem, foi divulgado o primeiro balanço semestral do plano, que pretende erradicar a pobreza extrema -situação em que pessoas vivem com renda mensal de até R$ 70. O governo comemorou ter localizado 407 mil famílias que vivem nessa situação, ultrapassando a meta prevista para este ano (320 mil) e a ampliação do programa Bolsa Família -cerca de 1,3 milhão de jovens foram incluídos.

Aécio defende prévias para definir chapa à Presidência

O Senador Aécio Neves voltou a defender ontem as prévias para escolher o candidato do PSDB à Presidência. O outro pré-candidato tucano, José Serra, disse que é favorável a prévias desde que não haja desunião e classificou de “folclore” a informação disseminada de que é contra esse tipo de consulta.

. “Defendo que o partido faça uma consulta a mais ampla possível, que envolva todos os filiados”, disse Aécio na abertura do congresso da Juventude Nacional do PSDB, cujo primeiro dia de debates foi encerrado por Serra.

. O mineiro classificou como “pauta da imprensa” a disputa entre ele e Serra: “Não existe o PSDB do Serra nem o PSDB do Aécio. Existe o PSDB do Serra, do Aécio, do Marconi Perilo, de todos nós”.

. Os dois presidenciáveis participaram de uma espécie de talk show no congresso, em Goiânia. Foi montada uma arena inspirada no programa “Altas Horas”, da Rede Globo, e eles responderam a perguntas dos jovens ao longo de uma hora cada um.

Dilma diz que “não é hora” de dar reajuste aos servidores

Pressionada pelo Judiciário a conceder aumento de 56% a seus servidores e 14,79% aos magistrados, a Presidente Dilma disse ontem, em café da manhã com jornalistas, que “não é hora de dar aumento salarial para categoria alguma”, por causa da crise internacional e da contenção de gastos públicos.

. “Ô gente, vou dizer para vocês: 2012 vai continuar do jeito que a lei manda. A lei manda de um jeito que, se não apresentar até agosto, não pode compor o orçamento. Mudando isso, tem 2012. Não mudando, é 2013″, disse Dilma, apontando que os funcionários públicos poderão ficar sem reajuste também no ano que vem.

. A Presidente falou também sobre a reforma ministerial: “Vocês vivem dizendo que vai haver reforma. Ninguém nunca me perguntou. Vocês vão ficar surpresos”. Ela afirmou que não haverá corte do número de Ministérios. Sobre a “faxina” de Ministros e assessores sob suspeita de corrupção, Dilma disse que seu governo continuará a ter “tolerância zero”.


BIER MARKT - A 26ª entre as 114 razões para amar a cidade
Veja informa que  Bier Markt é a melhor carta de cervejas da cidade. São 110 rótulos de nove Países. Em 2010, Bier Markt levou o primeiro prêmio como melhor carta de chopes. Suas doze torneiras não usam serpentinas, mas apenas injeções de oxigênio e nitrogênio reguados.Tudo harmonizado com petiscos inspirados na gastronomia alemã. Para cada chope ou cerveja, o copo também customizado.
Castro Alves 442, Porto Alegre/RS, 30132300. WWW.biermarkt.com.br
Em instalação Bier Markt II, na Barão de Santo Ângelo.

PSDB cobra de Pimentel explicação por faltar à reunião da OMC

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), pedirá informação aos Ministros Fernando Pimentel, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e Antônio Patriota, das Relações Exteriores, sobre a agenda de compromissos em Genebra.

. Duarte quer saber se é verídica a reportagem de hoje no jornal "O Estado de São Paulo", dando conta que Pimentel teria faltado às reuniões da Conferência Ministerial da OMC.

. É que o Diário Oficial do dia 14 publicou a autorização de Dilma para o governo pagar diárias a Pimentel no período de 13 a 16 justamente para participar da tal conferência.

Aeromóvel pode ligar Centro à Zona Sul de Porto Alegre

Um termo de cooperação, entre a Prefeitura de Porto Alegre e a Trensurb, será assinado segunda-feira, às 8h30, para estudar a possibilidade de criação de uma linha do Aeromóvel do Centro para a zona sul da Capital. De acordo com estudos preliminares, a linha teria aproximadamente 7,2 km, da Usina do Gasômetro ao Jockey Club, bairro Cristal.

. O estudo inicial aponta a construção de 12 estações, localizadas na extensão das seguintes vias: Presidente João Goulart, Loureiro da Silva, Augusto de Carvalho, Edvaldo Pereira Paiva e Diário de Notícias, junto ao Guaíba. Haveria a necessidade de duas elevadas, uma para cada sentido de deslocamento. O investimento seria viabilizado através de uma Parceria Público Privada (PPP), com exploração do serviço por um determinado tempo, através de concorrência pública.

Estaleiro em São José do Norte recebe licença de construção da Fepam

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu, nesta sexta-feira, a licença prévia para construção do estaleiro EBR, em São José do Norte. A obra deverá ter investimentos superiores a R$ 1,2 bilhão e gerar cerca de 5 mil empregos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/