. O PT chegou a mandar o Deputado Ronaldo Zulke e o Prefeito Ronaldo Zulke a Gravataí, que na última hora tentaram virar o voto do Vereador Roberto de Andrade, com o apoio direto do Senador Paulo Paim e do Prefeito Jairo Jorge, mas o Vereador resistiu ao assédio. Para isto, contou com o apoio direto do Deputado José Otávio Germano, a quem é politicamente ligado. Outros líderes do PP também deram cobertura a Andrade.
. A derrota do PT em Gravataí é emblemática e terá desdobramentos políticos e eleitorais. O maior líder do partido na região é o Deputado Daniel Bordignon, líder da bancada do PT na Assembleia. A derrota de Rita Sanco é atribuida diretamente a ele, mas o próprio Governador foi derrotado, porque interveio diretamente no caso e nada conseguiu. Gravataí, onde o Partido manda há quatro eleições seguidas, é o município gaúcho onde o PT domina por mais tempo.
. Com a perda dos mandatos, quem assume o Executivo é o Presidente da Câmara, o Vereador Nadir Rocha (PMDB). A sessão foi tumultuada, sendo interrompida várias vezes durante a madrugada. O plenário chegou a ser evacuado, pela suspeita de que um homem estaria armado. Um detector de metais foi colocado em uso depois do susto. A Brigada Militar teve que reforçar o efetivo no local.
Confira a relação dos votos:
ABSOLVIÇÃO
PT
- Tania Ferreira
- Carlito Nicolait
- Carlos Souza de Medeiros
- Airton Leal Vasconcelos (Tio Airton)
CASSAÇÃO
DEM
- Dario Plein
PMDB
- Levi Lorenzo Melo
- Nadir Flores da Rocha
- Acimar Silva
PP
- Roberto Carvalho de Andrade (Robertinho)
PSB
- Anabel Lorenzi
PTB
- Vail Carlos Corrêa
- Cau Dias
PV
- Ricardo Canabarro
- Marcio Souza