Dica de fim de semana - Não pegue a estrada sem examinar este video australiano

Se você vai pegar a estrada neste final de semana, procure examinar com atenção o video a seguir. Ele é produto de uma das maiores empresas de marketing do mundo. Ela resolveu passar uma mensagem para todos, através de um vídeo criado pelo TAC (Transport Accident Commission) e teve um efeito fantástico na Austrália.

CLIQUE AQUI para ver e ouvir.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o curso Mercado de Opções no dia 26 de agosto, presencial em Porto Alegre e ao vivo pela internet. Clique aqui e informe-se.

PV avisa na Câmara de Gravataí: "Nós temos as gravações das ofertas de compra de votos feitas pelo deputado Bordignon"

Ficaram insustentáveis as posições da prefeita Rita Sanco e do deputado Daniel Bordignon, PT de Gravataí, depois que o PV revelou na CPI da Compra de Votos, instalada na Câmara de Vereadores, que está de posse da gravação da reunião realizada entre membros do Partido, Bordignon e o vice-Prefeito Kaginski, dia 6 de junho, onde foi feita a proposta de traficar a renúncia ao pedido de impeachment apresentado contra a prefeita, em troca de tres secretarias e 50 cargos em comissão (CCs).

. Foi o PV quem ofereceu o pedido de impeachment. Bordignon confirma que se reuniu com os verdes no hotel Intercity, mas nega ter feito a oferta.

. Nesta 5a. feira a tarde, na CPI, o advogado Claudio Ávila confirmou que tem as fitas e irá apresentá-las. "Já tínhamos feito tres reuniões, inclusive com o  vice-prefeito e a secretyária de governo, mas eles foram desrespeitosos, o que nos obrigou a gravar tudo no encontro do Intercity", disse ao editor o representante do PV. Ávila avisou aos vereadores:

- Eu tenho as gravações. Bordignon responderá pelas ofertas criminosas que fez.

- A revelação incendeia o clima político na CPI e na Comissão Processante do impeachment, mas também deixa o deputado Bordignon sob fogo cerrado na Assembléia, onde ele ocupa o cargo de líder da bancada do PT. O deputado é passível de denúncia por quebra de decoro junto à Comissão de Ética da Assembléia.

PIB gaúcho cresceu explosivos 6,7% no primeiro semestre

O PIB do Rio Grande do Sul cresceu 6,7% no primeiro semestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano passado. Os setores que apresentaram evolução mais significativa foram Agropecuária (15,5%), Serviços (6,3%) e Indústria (3,6%). Os dados são do Índice Trimestral de Atividade Produtiva (ITAP), divulgado nesta quinta-feira (25) pela Fundação de Economia e Estatística (FEE).

. No segundo trimestre, o crescimento foi de 5,8%, resultando no acumulado dos dois trimestres em 6,7%.

. De acordo com o presidente da FEE, Adalmir Marchetti, o contexto é positivo para o Estado e "indica que a tendência é de que a economia gaúcha cresça em 2011 a taxas mais elevadas do que a média brasileira. Esta evolução é puxada de forma muito forte pelo setor agropecuário.

Agropecuária
Os produtos que mais contribuíram para o crescimento no setor foram fumo (45%), arroz (29,2%) e soja (13,7%).

Serviços
O setor de Serviços teve o crescimento impulsionado no semestre pelo comércio (10,8%), seguido da intermediação financeira (6,7%) e administração pública (2,7%).

Indústria
A retração no setor industrial é o índice preocupante, que atinge especialmente os setores voltados à exportação, como papel e celulose (-8,6%). Os destaques positivos são o crescimento dos segmentos de máquinas e equipamentos (11,8%), alimentos (6,6%) e veículos automotores (3,9%).

ENTREVISTA - O problema não é o CC, mas o exagero e o desvio de função

Mariza Abreu, ex-secretária da Educação do RS

A administração pública precisa de Cargos em Comissão, os conhecidos CCs?
Sim.

Tarso criou muitos CCs?
Tem CC demais e desvirtuados de suas atribuições.Usam-se os cc's para atribuições que são de cargos efetivos e para empregar correligionários.
 
Yeda também tinha CCs?
Enquanto o governo Yeda começou cortando CCs, o governo Tarso começou criando CCs. Só na secretaria da Educação, em fevereiro de 2007, cortamos 320 cc's de um total de 952, correspondendo a 33,6% dos cargos e a 21% do valor.

Qual é o problema dos novos CCs?
1º) se o governo do RS tem problemas fiscais (déficit da previdência, por exemplo), não cabe a criação de mais CCs;
2º) nem todos os CCs criados pelo governo Tarso parecem corresponder a atribuições de  "direção, chefia e assessoramento";
3º) o governo Tarso não indicou a repercussão financeira da criação desses 155 CCs, em descumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal;
4º) fica difícil para o governo Tarso argumentar com falta de recursos para reajustes salariais a categorias do funcionalismo (por exemplo, para pagar o piso nacional aos professores) se tem recursos para criar novos cc's;
5º) parece incoerente propor teto de 17 mil reais para a remuneração dos servidores estaduais e criar cc's com remuneração de cerca de 24 ou 25 mil reais.

E-mail: abreu.mariza@gmail.com

Antes da primavera, delegacia do Ministério da Agricultura mudará de titular no RS

Depois da Expointer, mas antes da primavera o ex-Prefeito Edvilson Brum assumirá o cargo de Delegado do Ministério da Agricultura no RS.

MPC adverte Banrisul sobre contratos emergenciais na área de publicidade. Banco promete ser bonzinho... no futuro.

O Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público Estadual e a Assembleia não se manifestaram sobre o "contrato emergencial" de quatro agências e a decisão interna de passar a parte do leão para a Escala, tudo sem licitação, mas o Ministério Público de Contas advertiu a direção petista do banco, que prometeu ser boazinha... no futuro. Por ora, ficará tudo como foi combinado entre o Banrisul e a Escala, a agência que fez a campanha eleitoral de Tarso Genro.

. Trata-se de uma veba anual de R$ 99 milhões.

. O editor fez a denúncia em primeira mão neste espaço, a mídia ignorou o assunto e só voltou ao caso quando a Folha de S. Paulo e o site Terra, ontem, revelaram o que o leitor desta página já sabia há um mês.

.  A Escala fez a campanha de Tarso Genro ao governo do RS.

- O Ministério Público de Contas admitiu nesta quinta que está investigando os novos contratos do Banrisul. 


Expointer abrirá para o público neste final de semana. Dilma virá no dia 2.

Maior feira do agronegócios no RS, a Expointer abrirá para o público neste final de semana em Esteio, Grande Porto Alegre.

. No dia 2, será visitada pelo Ministro da Agricultura, Mendes Filho.

- Caso Dilma Rousseff também venha, ela dirá ao distinto público que desta vez a crise global não será uma simples "marolinha". 

SAIBA tudo sobre a 34ª Expointer: www.expointer.rs.gov.br

Panambi vive situação de pleno emprego no RS

Sede das gigantes Bruning, Kepler Weber,Saur e Fockink, a cidade de Panambi, 35 mil habitantes, passou a tabalhar em regime de pleno emprego.


. As quatro indústrias já recrutam trabalhadores nas cidades vizinhas.

BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.


Veja levanta biografia de Mendes Filho no RS

Veja mandou repórter a Porto Alegre para levantar a biografia do Ministro Mendes Ribeiro Filho.

Ajuris ajuizará ADIN contra confisco previdenciário de Tarso

A Ajuris (juizes do RS) já recebeu autorização da Associação da Magistratura Brasileira para ajuizar ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) contra lei sancionada pelo Governador Tarso Genro, que elevou as alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores públicos do Estado.

. A informação é do Presidente da Ajuris, João Ricado dos Santos Costa.

- Outras 51 entidades que integram a União Gaúcha farão o mesmo.

Tribunal revisa sentença que condenou Buchmann. Yeda vai recorrer.

Saiu nesta quinta-feira a revisão da sentença de condenação do ex-Diretor Geral do Detran do RS, Sérgio Buchmann,  na ação indenizatória por danos morais (calúnia e difamação) que lhe moveu a ex-Governadora Yeda Crusius. Yeda já tinha vencido o primeiro round no juizo singular, o réu apelou e os três Desembargadores da 6ª Câmera Civel do Tribunal de Justiça acataram a apelação por 2 x 1. O advogado de Yeda foi o Dr. Fábio Medina Osório. 

. O ex-Diretor Geral do Detran prestou depoimento à Polícia Federal em 2009, todo ele baseado em conversas inexistentes com o Secretário Adjunto da Administração, Genilton Ribeiro. Ele foi levado às escondidas aos policiais pelo Promotor Ricardo Harbstrich. O depoimento foi integralmente vazado para a midia, que imediatamente publicou o material.

. A repercussão pública das revelações do Diretor Sérgio Buchmann deram a senha e forneceram elemento estruturante para a rumorosa entrevista de seis Procuradores do Ministério Público Federal, a interposição de temerária ação de improbidade administrativa e da CPI contra o Governo Yeda. O depoimento não foi checado. A ação e os demais eventos foran acionados em cima desses depoimentos.

. Foi tudo construído em cima da versão contada na Polícia Federal por Sérgio Buchmann.

. Caberá a Yeda Crusius a apresentação de embargos infringentes, que serão julgados por outra turma, esta de cinco desembargadores, sendo tres os mesmos juizes da audiência desta quinta-feira. Estes embargos são possíveis, porque Yeda obteve vitória em primeiro grau e cnseguiu um dos tres votos na 6a. Câmara.

- Na semana passada, em Santa Maria, a Juiza Federal Simone Barbisan mandou exluir o Professor Carlos Crusius da ação por improbidade movida pelo MPF. A Juiza absolveu Carlos Crusius liminarmente, porque a denúncia foi considerada imprestável (sem provas materiais e testemunhais - e até sem evidências de tipo algum).

CLIQUE AQUI para ler a sentença do juiz singular. 

Nota do editor - Esta nota foi modificada, porque a edição anterior disponibilizou informação exatamente contrária ao que aconteceu. A informação original foi recebida de fonte crível, reconferida e disponibilizada, mas o editor foi alertado sobre o erro no início da noite pela advogada de Buchman. A versão acima da notícia, foi obtida na própria 6a. Câmara Cível do Tribunal, pessoalmente pelo editor.


Bordignon vai escapando da cassação do seu mandato de deputado do PT

Só daqui a 30 dias é que o Deputado Daniel Bordignon, líder da bancada do PT na Assembleia do RS, saberá se o Tribunal de Justiça manterá ou não a cassação dos seus direitos políticos, decidida há três anos pelo Juiz singular de Gravataí, RS. Na ocasião, o Deputado foi impedido de se candidatar a Prefeito. Mais tarde conseguiu suspender a punição e se elegeu deputado.

. A apelação de Daniel Bordignon foi julgada nesta quarta-feira a tarde, mas não houve decisão, já que o Desembargador Irineu Mariani pediu vistas. Só votou o relator, Jorge Maraschin, que optou pela absolvição. O terceiro membro da 1ª Câmara Civel, não votou.

. O processo é por improbidade administrativa. Em votos anteriores de casos diferentes, mas também sobre improbidade, os Desembargadores Mariani e Defini sempre votaram pela cassação.

- Também a atual Prefeita de Gravataí, Rita Sanco, do PT, responde na Câmara a acusações por supostos crimes políticos. Nesta quinta-feira, depôs no processo de impeachment o denunciante, o advogado Claudio D'Ávila, do PV. Rita Sanco também é objeto de CPI.


CLIQUE na imagem para examinar as 11 acusações feitas na Câmara contra a Prefeita do PT. O material é do Jornal de Gravataí.  

Escala leva parte do leão na verba sem licitação de R$ 99 milhões do Banrisul

Somente nesta quinta-feira, o jornal Folha de São Paulo repercutiu as notícias que o editor vem postando aqui desde o dia 12 de julho, nas quais denunciou que a agência que fez a campanha do Governador Tarso Genro abiscoitou sem licitação a conta publicitária do Banrisul. Trata-se da Escala. A agência negou conflito de interesse.

. O jornal calculou em  R$ 99 milhões a verba de propaganda deste ano do banco.

. O Tribunal de Contas do Estado, o Ministério Público Estadual e a Assembleia não se manifestaram sobre o "contrato emergencial" e a decisão interna de passar a parte do leão para a Escala, tudo sem licitação.

- Tarso Genro rompeu com as duas agências que atendiam o Banrisul, sob a alegação de envolvimento na Operação Mercari. O caso está na Justiça. Com o expurgo, a conta do banco foi parar sem licitação nas mãos das quatro agências que ainda prestam serviço ao governo, mas a Escala resultou privilegiada na distribuição da verba. Este ano, sem considerar o Banrisul, a Escala já recebeu R$ 8,8 milhões do governo estadual do PT, segundo o portal Transparência do Estado. 

Mendes Filho lotará Salão dos Espelhos no vento do PMDB de Porto Alegre

Já corre solta a informação de que poderá lotar a Sala dos Espelhos do Palácio do Comércio, dia 31/08, onde falará ao meio dia o Ministro da Agricultura, Mendes Filho. Até mezanino está sendo preparado para o caso de superlotação.

. No total, serão 450 lugares.

- O PMDB de Porto Alegre tem atraído nomes conhecidos e que necessariamente nem são do Partido, para falar no circuito de palestras que intitula "Prato do Dia", que tem a coordenação do ex-Prefeito José Fogaça. O Presidente do PMDB da Capital é o Vereador Sebastião Melo, com quem o editor almoçou nesta quinta-feira.

PDT escolherá novo presidente da Câmara de Porto Alegre entre Zaccher, Bins Ely e Bosco

 Os 5 vereadores do PDT de Porto Alegre ainda não decidiram quem substituirá a petista Sofia Cavedon na Presidência da Câmara.

. Os candidatos mais fortes são Mauro Zacher, Márcio Bins Ely e João Bosco Vaz, estes dois, atuais Secretários do Prefeito José Fortunatti.

- O nome mais forte é o do Jornalista João Bosco Vaz.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o curso Mercado de Opções no dia 26 de agosto, presencial em Porto Alegre e ao vivo pela internet. Clique aqui e informe-se.

PMDB abrirá campanha de outdoor para mostrar o que fez em sete anos por Porto Alegre

O PMDB de Porto Alegre já tem pronta a campanha de outdoors que cobrirá a cidade a partir do dia 12/09. No dia 25, sairá a convenção municipal, decisiva para as opções do PMDB nas eleições de 2012.

.  O mote da campanha serão as obras e serviços que o Partido implementou ou ajudou a implementar nos últimos sete anos. A campanha foi concebida a seis mãos: o Presidente do Partido, Sebastião Melo; o ex-Prefeito José Fogaça e o Jornalista Anilson Costa.

Bovespa em baixa de 1,79%; dólar é vendido a R$ 1,615

O principal índice das ações brasileiras operava no vermelho no pregão desta quinta-feira. Por volta das 11h45, o Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) tinha baixa de 1,79%, aos 52.830,50 pontos.

. Já a cotação do dólar comercial tinha alta de 0,21%, a R$ 1,615 na venda. O euro seguia com desvalorização de 0,36%, vendido a R$ 2,319.

Ação do Turismo para Copa tem ONGs suspeitas


Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) apontaram irregularidades em convênios firmados pelo Ministério do Turismo com duas associações que recebem regularmente da pasta há anos e participam do Bem Receber Copa, projeto de qualificação profissional para a Copa de 2014 gerido pelo ministério. A investigação do TCU foi feita nos anos de 2008 e 2009.

. Os auditores afirmaram haver “irregularidades bastante graves” em convênios firmados pelo ministério com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e classificaram a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) como uma “simples intermediária de contratações”. A primeira recebeu do governo, entre 2004 e 2011, R$ 50,8 milhões. A segunda obteve, entre 2005 e 2010, R$ 12,3 milhões.

. Os problemas envolvendo a Abrasel foram apontados em auditoria do TCU levada à CPI das ONGs. A Abeta foi investigada em análise das contas do ministério e da Embratur.

Ministro das Cidades pagou empresa da campanha com verba oficial

Clipping
Jornal O Estado de S.Paulo - 25/08/2011

Três dias depois das eleições de 2010, o ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP) – na época parlamentar que tentava a recondução ao Congresso -, usou o dinheiro da Câmara para ressarcir despesas com uma empresa de táxi aéreo que, coincidentemente, é a mesma que prestou serviços para a campanha dele à reeleição de deputado federal.

O gasto de R$ 52,4 mil em verba indenizatória declarado pelo então deputado Negromonte com o fretamento de aeronaves em outubro é quase o dobro dos R$ 28 mil desembolsados em março, segundo mês em que o então parlamentar mais gastou com esse tipo de despesa.

No dia 6 de outubro do ano passado, 72 horas após a eleição, a Aero Star Táxi Aéreo Ltda. emitiu dois recibos, um de R$ 18,3 mil e outro de R$ 8.850,00, para Negromonte, que entregou as notas à Câmara para comprovar a despesa da “cota para exercício da atividade parlamentar”. Além dessa empresa, a Abaeté Aerotáxi recebeu mais R$ 25 mil da Câmara no dia 18 de outubro a pedido do ministro. As duas empresas contratadas têm sede na Bahia, reduto eleitoral do ministro.

OAB lança site "Observatório da Corrupção"

Como parte do esforço de envolver a sociedade na luta contra a corrupção, a Ordem dos Advogados do Brasil lançou ontem o site “Observatório da Corrupção”. O site acompanhará processos judiciais que tratem de desvios de recursos públicos e permitirá ao cidadão entrar em contato com a OAB, denunciando irregularidades e obstáculos aos seus andamentos.

CLIQUE aqui para acompanhar o site da OAB.

Denunciados no STF renunciam a comissão

Sob intensa pressão, PT e PMDB desistiram ontem da indicação dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para, respectivamente, presidente e relator da comissão que cuidará da reforma do Código de Processo Civil. João Paulo é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão do PT e Eduardo Cunha também responde a inquérito na Corte.


BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.

STF decide que todo Pará vai a plebiscito


Apesar de não tratar especificamente sobre o caso, o STF (Supremo Tribunal Federal) definiu ontem que toda a população do Pará deve ser ouvida no plebiscito sobre a divisão do Estado para a criação de Tapajós e Carajás, e não só a parcela dos cidadãos que poderá integrar as novas regiões.

. Os ministros entenderam, por 8 votos a 1, que todos que hoje vivem no Pará serão “diretamente afetados” com a possível criação dos novos Estados e, portanto, devem se pronunciar. O único que votou de forma diferente foi o ministro Marco Aurélio Mello. Ele avaliou que toda a população nacional é afetada e, assim, deve ser ouvida.

Dilma nega faxina e diz que Brasil não é “Roma antiga”

A presidente Dilma Rousseff disse ontem que seu governo não é “Roma antiga” – época na qual os cristãos eram jogados aos leões no Coliseu – e que não aceita a criação de um “ranking” de demitidos entre ministros. Aos jornalistas, ela demonstrou irritação com o termo “faxina” e com a ideia de que responde a denúncias da mídia demitindo ministros.

. “Essa pauta de demissões, [em] que fazem ranking, não é adequada para um governo. Essa pauta eu não vou jamais assumir. Não se demite nem se faz escala de demissão, nem sequer demissão todos os dias. Isso [aqui] não é de fato Roma antiga”, disse a presidente após um evento no Palácio do Planalto.

. Segundo matéria da "Folha de S.Paulo", as afirmações da presidente são uma reação a reportagens e declarações de aliados de que ela promove uma “faxina” no governo ao demitir ministros. Desde o início do governo, quatro ministros deixaram a Esplanada por causa de denúncias de irregularidades ou devido a declarações que desagradaram o Planalto: Antonio Palocci (Casa Civil) e Alfredo Nascimento (Transportes) em junho; Nelson Jobim (Defesa) e Wagner Rossi (Agricultura) em agosto. Agora, pelo menos outros dois ministros encontram-se “na linha de tiro”.

Gleise foi beneficiada por acordo "oportuno" e saiu com dinheiro de Itaipu para ser candidata ao Senado

- Quando este tipo de acerto ocorre entre empregado e empregador em empresas privadas, a jogada esperta normalmente visa garantir a retirada do Fundo de Garantia do trabalhador, que nem recebe ou devolve aquilo que não teria direito caso se demitisse. É um negócio entre partes privadas e ninguém sai prejudicado. O caso da ministra da Casa Civil é uma burla evidente, porque este tipo de acerto (e houve acerto, embora ela não reconheça) indica prevaricação e caracteriza gestão temerária. A Itaipu Binacional já acomoda há muitos anos alguns políticos em fim de carreira, como o ex-governador Alceu Collares, do RS. É só um exemplo. A nota a seguir, da Folha de hoje, fala por si. Gleise Hoffmann, que já teve que se explicar como usou jatinhos na sua milionária campanha ao Senado (ela gastou quase tres vezes mais do que Tarso aplicou para se eleger governador no RS). É mais um escândalo no mar de lama que afunda o governo Dilma Rousseff.

Gleisi recebeu R$ 40 mil ao deixar Itaipu para ser candidata

ANDREZA MATAIS
FILIPE COUTINHO
DE BRASÍLIA A Ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) recebeu R$ 41 mil de indenização da Itaipu Binacional ao deixar a empresa para se candidatar, pela primeira vez, ao Senado pelo PT do Paraná.

A indenização, equivalente a multa de 40% do saldo para efeito de rescisão trabalhista, só é paga quando o funcionário é demitido da empresa sem justa causa.

Questionada pela Folha sobre o por que do pagamento, ela afirmou apenas que "foi exonerada, conforme decreto publicado no Diário Oficial de 29/3/2006" e que o valor recebido "a título de indenização do FGTS foi de R$ 41.829,79".

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa.
CLIQUE AQUI para ler o texto Lula inventou a "ingovernabilidade".
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/