Tribunal proíbe empreguismo da "companheirada" no governo Tarso Genro. Tarso convoca secretariado para reunião de emergência.

A decisão irritou muito a nomenklatura petista que ocupa o Palácio Piratini, sobretudo esta declaração do desembargador Armínio da Rosa, relator do processo:
- A criação dos cargos sem as atribuições é um cheque em branco para o arbítrio.


. O governador agendou reunião extraordinária do secretariado para as 11h desta terça-feira. Ele quer reagir à decisão. A reunião será fechada. Tarso falará para os jornalistas depois do encontro. 


De Brasília, o deputado Edson Brum, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia, decretou:


- Começa a ruir a República dos CCs do PT. Mais 300 cargos serão extintos judicialmente.


 Tribunal de Justiça do Estado acaba de julgar como inconstitucional a criação de 153 cargos de indicação política  criados pelo Governador Tarso Genro (PT).

. A ação, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade foi encaminhada pela bancada do PMDB.

. O Pleno, Órgão Especial do Tribunal de Justiça, determinou, por unanimidade,  a extinção dos CCs previstos em seis leis questionadas, aprovadas contra os votos da oposição na Assembleia. O Desembargador Armínio José Lima da Rosa advertiu Tarso e os Deputados que se submeteram a ele na Assembleia:


- A criação dos cargos sem as atribuições é um cheque em branco para o arbítrio.

- Entre os cargos que deverão ter seus ocupantes demitidos pelo Governador estão 20 funções incluídas durante a madrugada do dia 17 de março deste ano, com a curiosa denominação de Coordenador Regional de Participação Popular. "Cargos estes criados com uma emenda de contrabando num projeto do IPE. Estava claro o aparalhamento político do Estado que estava em curso", recordaou o Deputado Giovani Feltes. A Ação do PMDB questionou as leis nºs 13.601, 13.671, 13.701, 13.704, 13.712 e 13.713 que criaram cargos ou funções na estrutura administrativa do Poder Executivo Estadual, inclusive para a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoções do Investimento, Fundação de Esporte e Lazer, FADERS, Fundação Cultural Piratini (TVE), Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos, CORSAN e IPERGS. 

Entenda melhor a faxina ética e os afagos de Dilma a FHC

Em Porto Alegre, o governador Tarso Genro insurgiu-se nesta segunda-feira contra a faxina ética de Dilma, ao defender o ex-diretor do Dnit, Hideraldo Caron, citado em conversas nada republicanas na reportagem de Época desta semana (leia nota abaixo sobre o caso de Ideli Salvatti). Tarso avavalizou Caron, que segundo ele é muito "bonzinho".

Ninguém parece estar entendendo direito o cenário político no qual se movimenta a presidente Dilma Rousseff, que não seguiu o figurino esperado por todo mundo.

Dilma e a faxina ética - A Presidente foi CEO do governo Lula e conhecia toda a herança maldita que se concedeu, mas sabe que manter ao seu lado algumas personalidades da pior espécie, resultará em paralisia da administração e mergulhará o seu governo num mar de lama. É por isto que surfa alegremente nas denúncias produzidas pela mídia de São Paulo, Rio e Brasília, algumas das quais ela mesma insufla. Ela não quer continuar refém de maus elementos.

Dilma, o PT e Lula - O PT possuía 40% dos cargos do governo e agora ocupa 80% do bolo. É por isto que apóia Dilma Rousseff nos seus movimentos atuais. Lula foi refém do mensalão que montou, não ignora o que faz Dilma, mas teme virar um bandoleiro político ao longo da faxina ética, porque os bandidos derrubados são todos do seu governo.

Dilma e FHC - Os afagos a FHC visam demonstrar ao PT do Mal e a boa parte da base aliada, que a Presidente encontrará facilmente alguma alternativa de aliança, caso seja forçada a isto.

. O cenário é movediço e é isto que explica revoltas no interior dos Partidos da base aliada, com ênfase para PP, PMDB e PT. Até que as coisas se ajustem, a Câmara poderá continuar na greve branca que iniciou há duas semanas.

- O PT, mas sobretudo sua base sindicalista mais fisiológica, ocupou todos os espaços do governo Lula e afundam o governo num mar de lama. São líderes como o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, réu por estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro na Bancoop. O STJ acaba de quebrar o sigilo bancário de Vaccari Neto.

L'Occitane implementa loja virtual no RS

A L’Occitane, multinacional francesa de cosméticos, que já possui lojas em shoppings de Porto Alegre, acaba de iniciar a operação de e-commerce no Rio Grande do Sul.

Site: www.loccitane.com.br

Assembleia não vai melar licitação para escolher nova agência de publicidade

Não existe a menor chance de que a licitação para a escolha da nova agência de publicidade da Assembleia do RS (R$ 4 milhões por ano) acabe na bacia das almas.

. Haverá decisão.

. A licitação já se arrasta há meio ano (o mandato do atual Presidente da Assembleia, Adão Villaverde, termina no final de janeiro), mas os resultados finais serão apresentados nos próximos 30 dias.

Publica volta à licitação - “O dever de boa-fé da Administração Pública impõe-lhe o respeito incondicional às disposições do edital”, lembrou o juiz Fernando Carlos Tomasi Diniz, ao decidir aceitar o recurso da agência Pública Comunicação, interposto pelo advogado Armenio de Oliveira dos Santos, que havia sido desclassificada na licitação da conta publicitária da Assembleia Legislativa. Segundo o magistrado, não há fundamento legal na decisão da comissão de licitações do Legislativo, que estendeu o prazo legal para recursos, de cinco para 10 dias. A comissão se reúne agora às 16h, para abrir os envelopes das propostas de preço da licitação em que a Pública, agora reintegrada ao processo, foi a primeira colocada na proposta técnica.

Deputado Bordignon vence no Tribunal, mas voltará ao banco dos réus nesta quarta no Tribunal de Justiça

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça absolveu nesta tarde o atual Deputado Daniel Luiz Bordignon, por falta de provas, da acusação de ter comedido crime contra as finanças públicas. Os fatos se deram em 2004, quando exercia os últimos meses de mandato como Prefeito de Gravataí. Na época, o então Prefeito teria assumido obrigações de despesas sem que pudessem ser quitadas dentro do mandato ou com parcelas para serem pagas no exercício seguinte sem suficiente disponibilidade de caixa.

. O Deputado do PT voltará ao Tribunal nesta quarta-feira, quando o Pleno examinará sua apelação a condenação de primeiro grau em Gravataí. Caso se confirme a sentença, ele perderá os direitos políticos e o mandato.

Revistas alvejam três ministros do governo Dilma. Saiba mais.

As revistas semanais resolveram alvejar Ministros diferentes em suas atuais edições, mas sobrou a pior para a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, flagrada em grampos telefônicos pouco republicanos com o ex-Deputado Nelson Goetten, atual prisioneiro dos cárceres de Santa Catarina.

Veja - A reportagem de Veja procura detonar o Ministro das Cidades, Mário Negromonte, que estaria oferecendo mensalão de R$ 30 mil para que Deputados do seu Partido, o PP, apóiem sua permanência no governo. A revista não alinha um só nome e uma só pova que comprovem as denúncias. CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

IstoÉ - A reportagem de seis páginas é extremamente bem editada e devastadora. "As articulações de Ideli" revelam advocacia administrativa e relações corrosivas com o ex-Presidente catarinense do PR, o ex-Deputado Nelson Goetten, preso este ano sob acusação de pedofilia. Ideli conta como enfiou na presidência da Eletrosul o seu ex-marido Eurides Mescolotto. CLIQUE AQUI para ler tudo.Vale a pena. 

Época - O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, teria usado o avião de uma empreiteira para viajar pelo país no ano passado, quando ainda comandava o Ministério do Planejamento no Governo Luiz Inácio Lula da Silva. A informação é da revista "Época" desta semana e se baseia no relato de dois parlamentares, um da base do governo no Congresso e outro da oposição. A mulher de Paulo Bernardo, a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, também teria usado o mesmo avião, um turboélice King Air, prefixo PR-AJT, durante sua pré-campanha para o Senado pelo Paraná, onde fica a sede da dona do avião, a construtora Sanches Tripoloni. CLIQUE AQUI para ler a reportagem.

Nota do ministro Paulo Bernardo, marido da ministra Gleise Hoffman:

Disse o ministro, nesta segunda, sobre a reportagem de Época: “Esclareço que jamais solicitei ou me foi oferecido qualquer meio de transporte privado em troca de vantagem na administração pública federal“.Sobre a declaração, eis o que escreveu o jornalista Reynaldo Azevedo, veja: "É uma saída inteligente, sem dúvida. Ainda que se venha a provar que Bernardo usou mesmo o jatinho da Sanches Tripolini, o ministro pode dizer que não foi “em troca de vantagem na administração pública” — que é rigorosamente o que disse Wagner Rossi em situação similar".



RBS muda seu diretor Geral de Mercado no RS

Saiu da RBS o diretor-geral de Mercado RS, Carlos Araújo Santos. A RBS tirou nota, informando que foi um caso de interesse pessoal.

Gorgen e Zé Otávio em campos opostos na batalha pelo ministério das Cidades

Os Deputados Federais gaúchos Jerônimo Gorgen e Zé Otávio Germano estão de novo em lados opostos, porque Gorgen quer tirar e Zé Otávio quer blindar o Ministro das Cidades, Negromonte.

. Na semana passada, Gorgen e a maioria da bancada do PP impuseram o novo líder, Aguinaldo Ribeiro, que é da Paraíba.

PT já tomou os votos e agora quer também a alma do PDT

Depois de ter tomado o eleitorado do PDT, o PT gaúcho tenta tomar-lhe também a alma.

. A carga publicitária paga sobre as comemorações oficiais do 5O° aniversário da Legalidade,  nem de longe fala no herói da revolução, o ex-governador Leonel Brizola, o criador do PDT.

Conheça melhor - e de forma resumida e didática - a nova lei sobre a abertura do mercado de TV por Assinatura


Este artigo de Ethevaldo Siqueira para a revista Veja desta semana, resume de maneira magistral, didática e completa o que dispõe a nova lei sobre TV por Assinatura.

. A partir de agora (dentro de pouco tempo) as empresas de telefones concorrerâo com empresas como NET e Sky, oferecendo múltiplas oportunidades para os assinantes - e serviços mais baratos e mais diversificados.

. Vale a pena ler com atenção.
CLIQUE AQUI para examinar o artigo, que resume bem toda a questão.

Piratini vacila no caso dos pedágios e desautoriza Secretário Beto Albuquerque

Embora negue ruídos, o governo estadual não sabe o que fazer para sentar na mesma mesa a bancada de deputados estaduais do PT e o Secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque.

. A mais recente queda de braços envolve o caso das estradas pedagiadas.

. O governo já mudou várias vezes de posição e não segue a orientação do Secretário, que é pela devolução pura e simples das estradas pedagiadas. 

. A biruta do Piratini discute interminavelmente três opções: 

1) Concordar com o que fez Yeda e deixar tudo com o Dnit. 
2) Aceitar as estradas de volta, em regime de compartilhamento de responsabilidade com o Dnit. 
3) Desistir da devolução feita por Yeda.

- Enquanto a indecisão já vai para o terceiro ano, as concessionárias fazem o que bem entendem.



BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.

Fogaça confirma presença na posse de Mendes Filho, que falará quarta no PMDB de Porto Alegre

O ex-prefeito José Fogaça resolveu encorpar a delegação gaúcha que participará da posse do Deputado Mendes Ribeiro Filho no Ministério da Agricultura. Também irão à posse os deputados estaduais Giovani Feltes, Maria Helena Sartori, Edson Brum e Alexandre Postal, todos do PMDB.

. O Deputado do PMDB foi o coordenador da campanha de Fogaça ao Piratini.

. A primeira visita do novo ministro será ao RS. Ele virá nesta quarta. Ao meio dia, falará no programa Prato Feito, do PMDB de Porto Alegre. O programa é coordenado pelo ex-prefeito Fogaça. O presidente do partido em Porto Alegre é Sebastião Melo. O almoço sairá na Federasul.

- A posse de Mendes Filho foi agendada para as 11h. Ele levará para o ministério alguns companheiros de Partido no RS. O nome mais reluzente é o do ex-presidente da Emater no governo Rigotto, Caio Rocha, que é o atual coordenador da bancada do PMDB na Assembleia.

Governo aumenta o imposto sobre os cigarros

A Secretaria da Receita Federal confirmou que o decreto 7.555, publicado no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira, eleva a tributação sobre o preço dos cigarros, o que, se repassado pelos fabricantes, elevará o preço do produto para os consumidores. O novo formato de tributação vale a partir de novembro.

. Atualmente, a carga tributária sobre os cigarros, incluindo tributos estaduais e municipais, está ao redor de 60%, informou a Receita Federal. Atualmente, a tributação é fixa, e varia de R$ 0,764 a R$ 1,30 por maço de cigarro.

. Com o novo regime, haverá um regime geral e um regime especial. Os fabricantes terão de escolher entre esses dois modelos. Caso permaneçam no regime geral, a carga tributária subirá para 81%. No regime especial, cujas regras saíram nesta segunda-feira, ainda não há informações sobre a carga tributária.

Tribunal julga esta tarde Bordignon, líder do PT, por 52 violações da Lei de Responsabilidade Fiscal

Nesta  segunda-feira, o Pleno do Tribunal (24 desembargadores) examinará a ação penal movida pelo Ministério Público Estadual. O ex-prefeito Bordignon é acusado de cometer 52 violações da LRF, já que deixou restos a pagar sem provisão de dinheiro em caixa.

.Trata-se de acusação por crime cometido contra a administração pública.

- Se for condenado, além da pena, o Deputado poderá perder os direitos políticos e o mandato.

Mendes Filho nem assumiu e já virou vidraça

Nem bem assumiu o Ministério e o Deputado Mendes Ribeiro Filho começou a ser alvejado pela mídia e por adversários.

. Na revista Veja deste final de semana, o novo Ministro é acusado de ter usado um jatinho no dia 27 de abril, para viajar a Horizontina, usando verba da Câmara (R$ 10.500,00).

. O problema não é o uso da quota parlamentar, mas o fato de que no dia 27 de abril o Deputado estava licenciado da Câmara para tratar da saúde.

- Na Internet, circulam versões pouco edulcoradas do uso que Mendes Filho fez dos serviços de um detento, liberado para trabalhar na sua própria casa, quando foi Secretário da Justiça do Governo Jair Soares. Na época, o novo Ministro era da Arena (ex-PDS). 

Bovespa segue em alta de 0,42%; dólar é vendido a R$ 1,604

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) começou a semana com volatilidade, dando continuidade à tendência vista nas últimas semanas. Depois de subir mais de 2% no início da sessão, a Bolsa reduziu o ritmo de alta e chegou a cair no início da tarde. Às 13h32 o Ibovespa, principal termômetro dos negócios da Bolsa paulista, tinha valorização de 0,42%, aos 52.670 pontos.

. Já o dólar comercial era negociado por R$ 1,604, em alta de 0,12%. A taxa de risco-país marca 209 pontos, 0,94% abaixo da pontuação anterior.

Mercado eleva projeção para inflação e reduz PIB para 2011

As instituições financeiras elevaram as previsões para a inflação neste ano, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central (BC), e reduziram as projeções para o Produto Interno Bruto (PIB).

. Os agentes de mercado consultados estimam crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011. As projeções apontam para uma expansão de 3,84%, sendo que há uma semana a previsão era de 3,93%.Veja outras previsões:

- O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerra 2011 a 6,28%, ante projeção de 6,26% verificada na semana passada;
- O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) em 2011 foi mantido em 5,50%;
- Previsão para a taxa básica de juros do país (Selic) em 2011 a 12,50% ao final do ano. Há quatro semanas, contudo, a projeção era de 12,75%;
Expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011. As projeções apontam para uma expansão de 3,84%, sendo que há uma semana a previsão era de 3,93%;
Projeção para a taxa de câmbio ficou inalterada em R$ 1,60 ao fim deste ano. Para 2012, a projeção é de que o dólar termine o ano a R$ 1,65.

Grupo espanhol anuncia ampliação de parque eólico de Osório

A companhia espanhola Elecnor, através de sua filial Enerfin, instalará 28 megawatts eólicos no Brasil por um valor de R$ 104 milhões, informou nesta segunda-feira a empresa à Comissão Nacional da Bolsa de Valores (CNMV) da Espanha.

. O projeto vencido pela Elecnor, que está previsto que se conecte à rede em 2014, compreende a construção e exploração de um novo parque, no Estado do Rio Grande do Sul. Este novo parque, chamado Dois Índios 2, no qual serão instalados 14 aerogeradores, será integrado no complexo eólico que a firma possui em Osório e que é considerado o maior de região ibero-americana, segundo Elecnor, que já tem em construção e exploração no Brasil 300 MW.


. O desenvolvimento do parque Dois Índios 2 implica o aproveitamento das infraestruturas de transformação e conexão à rede com os quais conta o complexo de Osório, o que permitiu a Elecnor oferecer preços muito competitivos, fator determinante nas atuais circunstâncias do mercado eólico brasileiro.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o curso Mercado de Opções no dia 26 de agosto, presencial em Porto Alegre e ao vivo pela internet. Clique aqui e informe-se.

Bovespa abre semana em alta de 1,86%; dólar é vendido a R$ 1,592

O principal índice das ações brasileiras operava no azul no pregão desta segunda-feira. Por volta das 10h10, o Ibovespa tinha alta de 1,86%, aos 53.422,02 pontos.

. Já a cotação do dólar comercial tinha queda de 0,52%, a R$ 1,592 na venda. O euro seguia com desvalorização de 0,28%, vendido a R$ 2,298.

Brigadianos fazem protesto bem e mal humorado contra o governo Tarso Genro

A Polícia Rodoviária Federal chamou na madrugada desta segunda-feira o Corpo de Bombeiros de Passo Fundo para debelar o foco de incêndio ocasionado por 30 pneus foram incendiados na BR-286,  no norte do Estado, na madrugada desta segunda-feira. O fogo começou por vola das  4h30min. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, não havia manifestantes no local, apenas faixas alusivas à campanha salarial de policiais militares.

. Manifestação semelhante já havia sido feita no dia 4 de agosto, em Frederico Westphalen, também no norte do Estado. Pneus foram usados para fazer uma barreira e criar um incêndio na altura do km 20 da BR-386, interrompendo o tráfego por mais de uma hora. Faixas fixadas junto ao acostamento da rodovia pediam aumento de salário e aprovação da PEC 300, que prevê piso nacional para bombeiros e policiais.

. A polícia investiga a autoria dos protestos, mas está claro que o protesto parte de setores que apóiam os movimentos de aumento salarial para os brigadianos gaúchos. O site Polícia & Política desta manhã, ligado aos assuntos da Brigada, disse que O "o governo está lento e o descontentamento da tropa marcha a passos largos para um descontrole que pode trazer grandes prejuízos para a população". Reverberando as reclamações dos brigadianos, denunciou o blog:

- Não é possível que a SEPLAN e a SEFAZ não tenha condições de confeccionar um projeto de lei que recupere o salário dos policiais durante o decorrer desse governo, afinal isto foi prometido durante a campanha, resta ao governo resgatar a promessa. E logo, pois a paciência tem limite e os policiais estão há muitos anos sendo enganados por sucessivos governos, o que resultou nesta situação vexaminosa de termos os piores salários do Brasil.

. Em Porto Alegre, na esquina da Avenida Ipiranga com Azenha,  há uma mensagem de protesto em faixa fixada pela Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada militar (ASSTBM). A mensagem é a seguinte: "Com orgulho Republicanos e Imperialista sempre lembrados com Glória. Com tristeza policiais militares gaúchos são os mais mal pagos do Brasil".

CLIQUE na ilustração acima. Ela representa um protesto inteligente, ao contrário da queima de pneus. O cartaz é deste domingo.

Entrevista - A Europa e o euro estão à beira do precipício"

Jacques Delors, primeiro presidente da Comissão Europeia e defensor da criação do euro, acredita que a moeda única europeia e o próprio projeto da comunidade europeia correm um grave perigo de extinção, a menos que medidas urgentes sejam tomadas. "Vamos abrir os nossos olhos: o euro e a Europa estão à beira do precipício", disse em entrevista.

. O principal problema, em sua opinião, é que as duas principais forças políticas da zona do euro - França e Alemanha - e seus líderes, o presidente Nicolas Sarkozy e a Chanceler Angela Merkel, formulam respostas vagas e insuficientes frente à crise. Delors vê duas opções para resolver o problema e restabelecer a calma e a confiança dos mercados no euro. "Ou os Estados-Membros aceitam a cooperação econômica reforçada ou transladam poderes adicionais à União Europeia", argumenta. Ex-presidente da Comissão é favorável a mutualizar as dívidas soberanas "em até 60% do seu Produto Interno Bruto (PIB), limite fixado pelo Tratado de Maastricht".

CLIQUE AQUI para ler a entrevista completa na edição desta segunda do El País, Madrid.


CLIQUE na foto acima para ampliar. A foto é de Jacques Delors, conforme El País, Madrid.

Dilma estuda privatização de elétricas


A possibilidade de privatização de empresas de energia começa a ser avaliada no governo federal. Mais especificamente, considera-se que esta seria a melhor opção para as distribuidoras federalizadas que são hoje subordinadas á Eletrobrás e atuam em seis Estados do Norte e Nordeste: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Alagoas e Piauí.

. O maior entrave ao projeto é de caráter político, já que o Partido dos Trabalhadores sempre foi contrário às privatizações, uma questão que ficou suavizada depois que a presidente Dilma Rousseff aprovou a concessão de aeroportos ao setor privado.

Governo quer PT unido para evitar CPI


Com focos de insurgência em partidos aliados, a articulação política do governo busca a unidade do PT para garantir estabilidade nas votações na Câmara. O objetivo é afastar o risco de apoio a uma CPI para apurar denúncias de corrupção no Executivo. A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pediu à bancada do PT que defenda o governo.

Sarney usa helicóptero da polícia para passear


O presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), usou helicóptero da PM do Maranhão para passear em sua ilha particular em dois finais de semana neste ano. Numa das vezes, levou junto o empreiteiro Henry Dualibe Filho, que tem contratos milionários no Estado. O senador disse ter direito a transporte do Estado. Dualibe afirmou que não vê problema em pegar “uma carona”. A governadora Roseana Sarney (PMDB) não falou sobre o caso.

Dica de video: Mar encapelado em altíssima definição.

Essas imagens foram feitas com equipamentos aéreos de altíssima definição, da marca Sperry Rand.

. Para quem não conhece muito, o mar recebe uma escala de acordo com a situação do mesmo. Semelhante ao que ocorre com os terremotos.

. O Mar do vídeo em anexo é de escala 12. Depois disso, é considerado um maremoto. O navio de guerra (o 2º a aparecer - cinza) é um contra-torpedeiro.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo (6MB). O editor recomenda.

BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/