Clima ruim é o risco permanente do agronegócio no RS

O problema número 1 para quem investe no agronegócio gaúcho é o clima. A cada dois anos, uma safra é arrasada por más condições climáticas.

. É o que poderá ocorrer na safra de grãos deste verão, devido a estiagem.

. Por pura sorte, nos últimos cinco anos o excesso de chuvas e a estiagem não prejudicaram a lavoura, que registrou sucessivas supersafras.

- Os gaúchos poderiam combater o mau tempo, bastando fazer o que fizeram os arrozeiros do RS, que irrigaram toda a lavoura, mas os governos e os empreendedores não conseguiram investir pesada e continuadamente. O governo Yeda foi o primeiro a criar uma Secretaria da Irrigação e a investir bastante em barragens, açudes e cisternas, mas ainda assim de modo totalmente insuficiente. Seus programas foram reduzidos ao mínimo pelo atual governo.

3 comentários:

  1. Barão de Maximiliano6 de dezembro de 2011 às 23:15

    Bastou o PT assumir no RS é as grandes tragédias começaram. A seca que não afligiu o governo da Yeda, veio com tudo, parece até que São Pedro também não gosta do PT governando a sua província. O problema climático no RS é que chove demais em certos períodos, aqui chove mais que muitas regiões agrícolas no mundo (no RS chove aproximadamente 2000 mm/ano), sendo o nosso grande problema é reter essa água da chuva para uso em irrigação nos períodos de estio, que ocorrem no verão. O que falta é investimento e planejamento em irrigação agrícola, tecnologia tem e muito. Alguns projetos de vinicolas na Fronteira começam a usar o sistema de gotejamento com sistema informatizado liberando a água no momento necessário para a videira.

    ResponderExcluir
  2. A única irrigação que os PeTralhas conhecem é aquela que permite o escoamento de dinheiro público para os seus bolsos.

    ResponderExcluir
  3. Não falem em irrigação que os petralhas vão começar a irrigar mais os canais da corrupção. Aí sim, será um Deus nos acuda. Imaginem...

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/