- O regime de substituição tributária é novamente usado pelos governos estaduais para aumentar o ICMS sem passar pelo crivo das Assembleias.
A ABIDIPA - Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Produtos Automotivos projeta que o pneu, no Brasil, tenha reajuste médio de 5,5% ainda esse ano. O motivo do aumento não está vinculado à matéria prima, mas o reajuste do ICMS sob o produto, seja ele nacional ou importado.
. O governo exige que fabricantes e importadores retenham o ICMS dos lojistas, no momento da comercialização dos pneus. O imposto é calculado sobbre uma “margem fictícia” estabelecida pelo próprio governo. Durante os últimos 26 anos, a tal margem para os pneus de carros de passeio era de 42%. Agora, o recolhimento será sob 52%. “Já era um absurdo imaginar que um lojista comprava um pneu por R$ 100,00, por exemplo, e vendia esse pneu por R$ 142,00. Agora, o percentual retido é ainda mais esdrúxulo. Nenhum ramo de atividade trabalha com essa margem de lucro imaginada pelo governo”, critica Siqueira Campos. Os pneus de carga terão o percentual de retenção alterado de 32% para 40%.
- A alteração do convênio de ICMS 85/93 dispõe sobre substituição tributária nas operações com pneumáticos, câmaras de ar e protetores e foi publicada no Diário Oficial da União no dia 05 deste mês. Os lojistas ficam sem alternativa, pois têm o ICMS recolhido por antecipação, antes que possam vender o pneu. Os fabricantes e importadores também não.
a coisa é cruel para os comerciantes, especialmente os pequenos. Além de ter arbitrada uma margem de lucros que não existe, paga até pelo eventual encalhe que vai ter que ser torrado. E ainda, se não mandar a GIA em dia, vai uma multa de 5.000 reais. É isso mesmo, cinco paus de multa, se descuidar-se do dia do envio da GIA...
ResponderExcluirEta governo que gosta de quem produz... já invadir um laboratório, por que não? Eles podem!
É O PT CORRUPTO NO PODER.
ResponderExcluirMAIS IMPOSTOS PARA DISTRIBUIR COM SUA QUADRILHA: PC DO B (PARTIDO CORRUPTO DO BRASIL) PDT, PSOL, PSTU, PMDB E PP.
É a fome de dinheiro dos petralhas e comunas que alimenta isso tudo !!!! Pior, NOSSO dinheiro !!!!!!!!!!!
ResponderExcluirVamos continuar a trocar os pneus na Argentina e Paraguai então, já que é isso que nossos doutos políticos querem...
ResponderExcluirA CORTE quer mais, a PLEBE que pague. Ora ! Somos uma monarquia para tratar bem os seus elementos e respectivas cortes.
ResponderExcluir