Entrevista - Câmara derruba "favores" do governo ao uso do cigarro

Darcisio Perondi, Deputado Federal, PMDB do RS, Presidente da Frente Parlamentar da Saúde

Na Medida Provisória 540, a do "Brasil Maior", a indústria  conseguiu enfiar os artigos 49 e 50, "amolecendo" as restrições atuais ao fumo no Brasil.
Nós derrubamos isto nesta quarta-feira. Pouca gente compreendeu o que houve.

No caso do artigo 49, como ficou?
Ele trata da propaganda, que ficaria muito mais flexível. Isto nós derrubamos, mas a propaganda prosseguirá, só que restritiva como é.

Eo artigo 50?
Neste caso a vitória foi completa. Em nome do PMDB apresentei uma emenda supressiva. Embora com votação simbólica, derrubamos a autorização que o artigo 50 concedia às indústrias para aditivar com mentol e cravo os cigarros.

Isto é importante?
O cigarro tem gosto ácido e desagradável, mas a indústria resolve isto com aditivos de açucar, fambroesa, mentol e cravo. No Brasil, 80% são com cravo e mentol. Com isto, cativam jovens de 12 a 20 anos.

Percebo que o senhor ficou feliz.
Sou médico e defendo a vida. Isto que conseguimos na quarta-feira, demonstra que vale a pena ser Deputado.

2 comentários:

  1. cigarro eh uma merda...

    não tem nenhum aspecto positivo...

    esteticamente eh um habito horroroso, principalmente em mulheres...

    uma boa terapia para fazer mulheres pararem de fumar cigarros seria filma-las ou fotografa-las durante o exercício do vicio e depois mostrar a elas as imagens...

    verão o quanto eh feio esteticamente uma mulher fumando...

    ResponderExcluir
  2. Deputado Perondi: Vá explicar isso aos milhares de plantadores de tabaco a aos milhares de trabalhadores nas indústrias de tabaco e seus familiares. Porque você não defende o fim da maconha e da cocaína, heim, bocó?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/