O editor vem advertindo há pelo menos 20 dias que é visível a desaceleração da economia e que este movimento poderá ficar ainda mais agudo à medida que os meses avançam.
. Previsões generalizadas de PIB de 3,5% para este ano, contra 7% do ano passado, são prova evidente disto.
. No ano que vem, a coisa ficará pior.
. Por trás da desaceleração está o temor do governo e do mercado em relação aos preços, que evidentemente sobem na medida em que a demanda aumenta muito e a oferta não acompanha o ritmo.
. Nesta segunda-feira a tarde, o editor falou pelo iPhone com o professor Eduardo Coutinho, do Ibmec, que disse o seguinte, desde Belo Horizonte, ao analisar a reunião desta quarta-feira do Copom:
- Os juros básicos subirão 0,25%, sim, porque basicamente o governo precisa conter a inflação em torno dessa meta anual de 6,5%.
. Ele aposta em novas reuniões destinadas a aumentar ainda mais os juros, caso os preços não se acomodem. Dentro de 45 dias o Copom voltará a se reunir.
. E 2011?
. "Em 2011, o governo quer voltar ao centro da meta, ou seja, 4,5%", avisou o professor Eduardo Coutinho.
. Isto significa que o cenário de desaceleração econômica não mudará para o ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.