Ex-presidente confirma que a fábrica gaúcha de chips não funciona e foi um antro de malfeitorias

Anunciada como o início da mudança da matriz industrial do RS, que pularia diretamente da agroindútria para a civilização pós-industrial, a fábrica de chipes de Porto Alegre, o Ceitec, passou ao centro de um furacão de denúncias de patifarias e malversação de dinheiro público que envolve fundo o governo Lula e seu aliado, o PSB do Rio Grande do Sul, do deputado Beto Albuquerque, que bancou politicamente o empreendimento e nomeou quase todas as diretorias. O ministério foi do seu Partido durante todo o governo Lula.

. O Ceitec já consumiu R$ 300 milhões e até agora não produziu chips – o dobro do previsto inicialmente. As obras sofreram 13 aditivos em seis anos e estão na mira do Tribunal de Contas da União. Uma auditoria identificou várias irregularidades na construção, inclusive superfaturamento de ao menos R$ 15,8 milhões, além de problemas na licitação conduzida pela gestão anterior. Nos bastidores, Mercadante classificou a situação como “um escândalo”.

. Desde o ano passado, circula em Porto Alegre uma cópia da carta de demissão de Eduard Weichselbaumer, que vive hoje na Califórnia, na qual ele revela que os equipamentos da fábrica estão tecnologicamente ultrapassados e simplesmente não funcionam, apesar de terem sido reformados.

. O editor almoçou com Eduard Weichselbaumer mais de uma vez. O executivo tem pedigree internacional e o editor avisou a ele que se daria mal no caso de prosseguir administrando “empresarialmente” como fazia. O alemão disse ao editor, em off (agora esta informação é pública, conforme reportagem deste domingo da Istoé), que o então ministro do PSB decidiu atrasar a obra em 5 anos, quando poderia ter feito tudo em um ano.

. Confrontado pela revista Istoé neste final de semana, o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, o chefe dos Aloprados, que visitou o Cietec no dia 25 de abril, um ano depois da inauguração avisou:

- O PSB que armou essa bomba, ele que a desarme.

CLIQUE AQUI para ler o que mais escreveu o editor sobre o assunto.

9 comentários:

  1. Nada como "um dia depois do outro". Ná época me manisfestei contra essa fabrica de sonhos e levei pau de tudo quanto foi lado. Isso tudo estava previsto pois fabricar chips só os Coreano Japoneses e agora os chineses. Foi um golpe bem ardido de um bando de aloprados que agora não aparecem, davam entrevistas apoteoticas e embasbacavam a midia amiga. Dinheiro publico jogado as traças. SeuBeto Albuquerque tem ser cobrado tambem qaunto as rodovias do tempo do Dutra, ou não?
    Eng. Joel Robinson

    ResponderExcluir
  2. O chip colocado na cérebro dos eleitores foi bom, ganharam as eleições.

    ResponderExcluir
  3. Essa do Merdaandante agora, de que o PSB que armou essa bomba ele que desarme?
    Se fosse um governo de oposição eles exigiriam(corretamente) providencias e responsabilização dos autores da trapaça; como é um aliado eles só lavam as mãos como Pilatos?
    O povo, como sempre paga a conta.

    ResponderExcluir
  4. QUANTO QUEREM APOSTAR COMO TERMINA EM NADA.
    A JUSTIÇA MORREU NO BRASIL.
    VIRAMOS UM PARAGUAI PIORADO.

    ResponderExcluir
  5. O Sr Beto Albuquerque adora factoides, vejam o caso dos Pardais: a tal comissão tinha 45 dias para desvendar o caso, passado o prazo o Sr Beto Albuquerque foi a AL falar sobre o pedágio de Portão, sobre o assunto dos pardais nenhuma palavra, como o seu chefe é um 'enrolador'. CPI já.

    ResponderExcluir
  6. Fica mais uma vez provado, que socialistas,comunistas,e outros "istas" de esquerda,estão muito mais preocupados em "socializar",(em proveito próprio e de sua camarilha) o dinheiro do povo.Por mais estranho que pareça,até agora,na sua essencia, o único socialismo legítimo,foi o Nacional Socialismo do Hitler.É a triste conclusão que chegamos.

    ResponderExcluir
  7. Políbio,

    Vou corrigir o Aloizio Mercadante Oliva (este último sobrenome ele ignora). O problema é dos moleq... digo dos procuradores do Ministério Público, que deveriam indiciar todo mundo (alô alô, trupe que investigou a governadora Yeda, onde vocês estão?).

    Alias, o Aloizio Mercadante Oliva deveria ter sido "corrigido" pelo seu pai, Oswaldo Muniz Oliva, general do Exército e ex-comandante da Escola Superior de Guerra. Um general da época do "governo" militar que tem um filho Petista e, pelo que se viu da história do dossiê de São Paulo, bandido (como se não fosse pleonasmo esses dois adjvetivos) é o fim do mundo.

    No passado, o pai do Alozio Mercadante chegou a cogitar o abandono da patente de militar por ter um filho fichado no DOPS (quando o guri ainda era estudante e projeto de delinqu... isto é, petista). Que falta fez uma boa sova, não?

    Um abraço,

    NAPALM

    ResponderExcluir
  8. sem falar naquelas promessas que o Inominavel Barbudo fez la no Nordeste sobre industrias para produzir o etanol...

    prometeu o paraiso por aquelas bandas...

    parece que nada saiu do papel e empresario que investiu naquela mentirada tomou um prejuizo daqueles...

    ResponderExcluir
  9. E aí mariano da republica de santa mafia, oopss, maria ???? Nada a declarar ??? Como o irrevogável, o Merdandante ?? Prefere o silêncio ???

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/