A frota de carros do RS bateu em cravados 5 milhões de veículos no ano passado. Caso emplaque a nova taxa, ela significará a seguinte arrecadação suplementar para o Tesouro do Estado: 1) a R$ 60,00 por carro, R$ 300 milhões. 2) a R$ 90,00 por carro, R$ 450 milhões. É muito dinheiro novo.
. A taxa de inspeção veicular que o governador Tarso Genro quer criar, terá seu primeiro teste nesta quinta-feira, na reunião do Conselhão. O projeto irá em seguida para a Assembléia. O governo avisou que novamente pedirá regime de urgência. Isto significa que mais uma vez atropelará os deputados, porque o rito das discussões e votações é curtíssimo e não permite ampla discussão.
. Nenhum governo anterior atreveu-se propor este tipo de cobrança.
. Trata-se de um caça níquel indevido. Taxa é um imposto ainda mais cruel, porque passa a vigorar de imediato.
. O governo de Tarso Genro precisa mais dinheiro porque faz cada vez mais despesas, mesmo sabendo que sua arrecadação é totalmente inelástica (veja os números em nota a seguir). Só de CCs e servidores contratados (cargos basicamente para a companheirada) foram 500 novos empregos.
. Como se sabe, a frota de carros do Rio Grande do Sul nem de longe é uma frota de carroças, sujeita a inspeções desnecessárias do gênero (aliás, o governo não inspeciona e nem taxa a frota de carroças que infesta Porto Alegre). O governo quer começar a cobrança pelos carros mais novos, porque é mais fácil cobrar de quem tem dinheiro.
. Até o momento, apenas a Federasul tirou posição contrária ao projeto, mas não se sabe se seu presidente, José Cairolli, manterá a posição no Conselhão. As demais entidades empresariais não falaram.
- Quando a governadora Yeda Crusius tentou manter as alíquotas do ICMS majoradas por Rigotto, 2006, a Assembléia foi ocupada pelos presidentes da Fiergs, Federasul e Fecomércio, mais o vice Paulo Feijó, com apoio da mídia e da oposição, para impor uma derrota fragorosa e humilhante ao governo, que tinha maioria e não conseguiu emplacar a derrama. Caso os protagonistas da época mantenham a coerência, terão que repetir o que fizeram.
Políbio- mais uma vez estamos diante de um pacotaço. Na realidade estamos diante é de um governo despótico. O RS elegeu um déspota e parece não se dar conta. Isso sim. Faria inveja a Julio de Castilhos.
ResponderExcluirTarso está fazendo onde em água de balde. Não precisa no imposto, basta o governo acabar com o rombo da previdência do setor público, igualar a previdência do setor público com o setor privado, aliviar a folha de pagamento extinguindo os apadrinhados e Tarso gastar menos com viagens desnecessárias. Aliás, de todas quais foram realmente necessárias com avião particular? A TAM e Gol sempre tem promoções, por que Tarso não faz uso também, afinal ele é apenas está governador, nada mais.
ResponderExcluirE por falar em avião, anônimo das 14:54, onde foi parar a compra de uma avião que a tia Yeda queria fazer?
ResponderExcluirNão se podia esperar outra coisa! É lógico que a gastança teria que ser paga por alguém.
ResponderExcluirComo o Tarso está nadando de braçada, certamente vai emplacar mais essa também, enquanto a oposição vai continuar fazendo um silêncio ensurdecedor.
Pois olha pessoal, eu não me importo de pagar 60 reais por ano, 5 reais por mês, se a gente for fazer a conta, pra tirar esse monte de carros velhos, barulhentos, fedorentos e poluidores das ruas.
ResponderExcluirA maioria das pessoas que reclamarão da inspeção veicular são pessoas para quem 5 reais por mês é troco.
Vamos deixar de sermos hipócritas, estive em Portugal mês passado, lá inspeção é obrigatória: perguntem quantos carros em mal estado eu vi por lá em um mês de férias?
Nenhum.
Agora perguntem quantos carros podres eu vi hoje, descendo de Gramado pra cá?
Mais de 100, com certeza.
olá seu ursinho... poderia ter ficado por lá. E tem ipva. em Portugal????? quanto se paga de imposto AQUI e em Portugal???? comparar países de 1°mundo com 3º não dá né ursinho!!!!!
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