Vai ser complicado a Abicalçados prosseguir com o discurso de crítica feroz à importação de calçados da China e da India.
. É que o presidente da Abicalçados é Milton Cardoso, por sua vez presidente do grupo Vulcabrás, que acaba de anunciar a implantação de uma fábrica de tênis na India.
. No RS, a Vulcabrás comprou a Azaléia, que desmilingue a olhos vistos, produzindo desemprego e pobreza em massa no Vale do Panharana. Essa compra teve o apoio de fartos financiamentos do BNDES. Os empréstimos da época, começarão a ser pagos no ano que vem.
- Na India, o grupo Vulcabrás, controlado pelos gaúchos da Grendene, produzirá os chamados cabedais de tênis (a parte superior). Da Ásia virão esses componentes. Em Parobé (também na fábrica que o grupo tem na Argentina) eles serão apenas colados – e levarão o selo Made in Brazil, o que também garante benefícios locais.
SEGUNDA MIGRAÇÃO JÁ COMEÇOU - Muitos fabricantes brasileiros de calçados migram mundo afora em busca de custos menores. A idéia é escapar dos altos tributos e dos custos mais caros de mão de obra.
PRIMEIRA MIGRAÇÃO FOI PARA O NORDESTE - A primeira grande migração começou há duas décadas, quando a indústria calçadista gaúcha fechou as portas das fábricas locais e foi para o Nordeste.
. Além do menor custo da mão de obra, este movimento foi estimulado pelos governos da região, que ofereceram abundantes incentivos financeiros e fiscais.
- Desde que conseguiram vencer as grandes crises, os calçadistas gaúchos buscaram nova inserção no mercado global, enxugando o parque industrial e qualificando poderosamente a gestão, os trabalhadores e os produtos. Os calçados gaúchos passaram a disputar o gosto dos consumidores com calçados de muito maior valor agregado.
esta turma de sapateiros acha que só eles podem ganhar dinheiro. vendem restos de couro + mão de obra escrava a preço de ouro e depois acham tudo caro.
ResponderExcluirO anonimo das 14:36 não sabe o que diz. Só quer ver fabricantes nas Chinas e dar bossa familia pra brasileiro.
ResponderExcluirPARA SE TER DINHEIRO para o bolsa familia alguém tem que trabalhar, coisa que quem fica falando não sabe.
tudo isso graças ao petralhamento deste país. O molusco abriu as portas do Brasil para a China e agora, danou-se, bichinho!
ResponderExcluirOlha se o Governo do PT, não quer mais as industrias de calcados no Brasil, melhor avisar, elas vao embora, fecham. O setor de calcados e textil, geram 7 milhoes de empregos diretos no Brasil.
ResponderExcluirEmpregos valem aguma coisa por aqui ???
La na China ele fazem de tudo para garantir empregos aos Chineses, quem ta certo e quem ta errado ??