A postagem a seguir é do leitor Ubirici Cardoso Leães, empresário de Porto Alegre que tenta fazer negócios neste final de semana na China. Ele leu em Cantão, conhecida pelos ingleses como Canton e pelos chineses como Guangzhou, cidade que os portugueses dominaram durante muito tempo, perto de Hong Kong, a notícia sobre a lei caipira de iniciativa do deputado comunista Raul Carrion, aprovada pela maioria da vanguarda do atraso que domina a Assembléia. Ubirici Cardoso Leães faz um registro que o editor também constatou em todas as cidades chinesas que visitou: o inglês é a segunda língua mais falada e escrita na China. As placas de ruas possuem as duas versões: mandarim e inglês. Leiam o que ele escreveu nesta sexta-feira (o texto foi mantido como veio, sem acentos, sem til e sem cedilha, já que essas teclas não são usualmente usadas nos computadores da China):
Estou na China, participando da Canton Fair, maior feira de produtos do mundo, na cidade de Guangzhou (Canton), junto com mais de 700 mil empresarios de todo o mundo (centenas deles brasileiros). Ando na excelente rede de metro o dia inteiro e mesinto em casa na cidade, sem saber patavina do idioma local. Em todas as estacoes e em todas as ruas, os nomes vem escritosem chines e em ingles. E notavel o esforco feito por todos para dominarem o ingles e poderem agradar os visitantes, que trazem negocios, emprego e renda para eles. Se eles nao sabem ingles para te dar uma informacao, te levam pela mao ate alguem que saiba. Imagine colocar na nossa placa de rua, Rua da Praia Street ? Nossos comunistas iriam ter um chilique ! E ainda queremos receber Copa do Mundo !
E falar nisso já que estamos falando em partidos, vamos falar no psdb e no dem que esta por terra, cada vez mais fica mais fraco, kassab esse esta detonando, quero ver quem vai ficar nessa canoa furada.
ResponderExcluirDuvido o nosso governador nao falar "internet" ao inves de "entreredes"
ResponderExcluirOs comunistas chineses adoram o ingles porque são pós modernos, os nossos são pré históricos e deveriam estar em um museu mas maia duzia de lacaios doentes mentais votam neles, na minha opinião demente não deveria votar. edus
ResponderExcluirOS COMUNISTAS BRASILEIROS, ENTRE ELES O PT E O PC DO B E OUTROS PC SÃO UMA CORJA DE IGNORANTES, UNS QUADRILHEIROS MAL INTENCIONADOS.
ResponderExcluirGOSTARIA DE CONHECER UM PT QUE FALA INGLÊS.
ELES FALAM A LÍNGUA DA IGNORÂNCIA, A LÍNGUA CHAVISTA OU BOLIVIANA.
Porque que este "empresario", com certeza defensor da liberdade e da democracia, atravessa o oceano pra fazer negocios com uma Republica Comunista e Ditatorial? A hipocrisia desta gente é que produz esta catarse pela qual, mundo e sociedade tupiniquim, atravessa. O tal Ubirici acha tempo pra criticar o Deputado Carrion, e com razao, mas nao encontra tempo pra declarar (poderia fazer isto la em Canton...) que a China é uma ditadura. poderia tambem, o liberal empresario, juntar-se, la na China, aqueles que protestam por mais liberdade.
ResponderExcluirO problema do comunistinhas é o baixo QI, e a falta de cultura pois, para se falar inglês, é necessário muito estudo e dedicação, algo que esta cambada não esta acostumada, pois não trabalham e muito menos afeitos aos livros.
ResponderExcluirNa China o Comunismo é só na Politica, na economia ele sao Captalistas, gostam de dinheiro sim.
ResponderExcluirSr. Daniel ! Empresário tem que trabalhar, mais do que seus empregados. Sua ideologia é tocar seu negócio para frente, em qualquer lugar do mundo que tenha liberdade para o trabalho e renda, coisa que aqui no Brasil isto é considerado um coisa feia.
ResponderExcluirTrabalhar não é coisa para monarcas brasileiros, eles querem praias do tipo das que tem em Cuba.
AO "Anônimo",às 14:22:
ResponderExcluirVerdade!O que mantém os comunistas vivos é o sistema capitalista,mesmo com os seus empresários de joelhos perante os comunistas e seus partidos!!!
A mentira espalhada de que comunista não gosta de $$$$$ é fruto da máquina de propaganda comunista!De que oputra maneira os comunistas conseguiriam os seus trouxas peões ou revolucionários para fazerem as tais revoluções que só provocam miséria e genocídios em seus próprios povos?!
Almirante Kirk
Será que já deram uma linha, um anzol e mandaram ela catar umas minhocas e ir pescar?
ResponderExcluirNão falarei agora de politica e sim de educação, que por sinal está muito fraca no RG. Por isso acho que deve sim ser feita essa lei, pois muitos gaúchos nao tem o estudo do inglês, ou qualquer outra lingua que vem a ser usada por várias marcas, ou também por ciades, em placas, etc.
ResponderExcluirEu concordo com essa lei, não que tire o estrangeirismo, mas que coloquem uma tradução, assim os que nao sabem, vão começar a aprender um pouco mais.Espero que reflitam sobre isso. Obrigado!