Manipulação: Petrobrás anuncia aumento de 10% para o gás, volta atrás e reduz o preço em 9,7%

O governo do PT parece cada vez mais com o governo militar nessa tentativa de manipular a inflação (remember a inflação do xuxu), porque não tem coragem de enfrentar o corte dos gastos públicos e frear pra valer o ritmo de avanço econômico, incompatível com o nível de poupança interna, com a infra destruída e com a oferta rala. Vale a pena ler a denúncia sobre essa manobra vil: O leitor Hélio Mazzoli diz: "Separar o gás brasileiro do gás boliviano cheira-me mais uma trapalhada ou arte para manipulação de preços para o cálculo da inflação".

Depois de ameaçar aumentar em 10%, Petrobrás baixa em 9,7% o preço do gás. Medida, que deixou surpreso o setor distribuidor, foi anunciada pela estatal como ''seu exclusivo critério'', segundo nota ao mercado.

21 de abril de 2011
Kelly Lima/RIO - O Estado de S.Paulo

A Petrobrás surpreendeu o mercado ontem ao anunciar uma redução de 9,7% no preço do gás natural entregue para as distribuidoras, a partir de 1.º de maio. Na semana passada, a estatal havia enviado comunicado às distribuidoras informando sobre um aumento de 10% no preço do gás. Depois, voltou atrás e, em nota, disse ainda estar estudando o porcentual. A expectativa do mercado era de alta de 12%.

Mais gás. Mexilhão, na Bacia de Santos, começa a operar este ano.
No início desta semana, a Petrobrás, em novo comunicado às distribuidoras, suspendeu temporariamente o aumento e acenou com a possibilidade de congelamento, ao adotar o termo jurídico de "novação contratual". Finalmente, ontem, três dias depois, a companhia oficializou a decisão de redução de preço, em quase 10%, numa atitude que, fez questão de frisar, foi tomada "a seu exclusivo critério".Nos últimos meses, a política de preços da Petrobrás tem gerado grande polêmica, especialmente depois que o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, reconheceu que a estatal havia proposto um reajuste nos preços de gasolina e diesel, para reduzir a diferença com os preços internacionais. O aumento, segundo Lobão, foi vetado pela presidente Dilma Rousseff, por causa do impacto que poderia provocar na inflação.Na prática, o repasse da redução do preço para o consumidor ficará a cargo das distribuidoras, que são regidas por política estadual. Podem repassar a redução ou elevar sua margem de lucro. Com exceção do sul do País e do interior do Estado de São Paulo, que são atendidos pelo gás trazido da Bolívia, o desconto - que só vale para o gás de campos nacionais - atinge todas as demais distribuidoras.

São Paulo.
Na capital paulista, apesar de a Comgás receber o gás nacional, a política de preços é diferenciada e há um reajuste anual com base em tudo o que a empresa pagou para a Petrobrás e recebeu dos consumidores. A base de cálculo de 2011 toma um preço médio de US$ 80 para o barril de petróleo, com o dólar a R$ 1,80. Como esses dois referenciais oscilaram muito, há o risco de a redução não chegar ao consumidor, dizem especialistas. As distribuidoras CEG e a CEG Rio, que atendem a cidade do Rio de Janeiro e o interior do Estado, informaram que ainda estão calculando o impacto dessa redução para cada grupo de consumidores.Apesar de não entenderem como a Petrobrás fez as contas para chegar a um porcentual de redução de preços, especialistas acreditam que a companhia está tentando estimular o consumo do combustível que deverá ter uma oferta excedente este ano. A empresa comenta em nota à imprensa que decidiu baixar o preço "diante do cenário recente de evolução dos preços dos energéticos e suas consequências sobre os valores estipulados nos contratos de gás natural de origem nacional". A companhia informou que essa medida se baseou em estudos da área comercial e visa a preservar a competitividade do gás natural no mercado. A estatal tem este ano um grande volume de gás natural sendo ofertado, com a entrada em produção das unidades de Mexilhão, Uruguá-Tambaú e também o projeto piloto do campo de Lula (ex-Tupi), todos na Bacia de Santos.

Sobe preço para usinas.
Paralelamente à redução do preço do gás, a Petrobrás dobrou o preço do combustível para usinas térmicas que serão leiloadas em julho pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

3 comentários:

  1. Olha a continuidade do estelionato eleitoral ai gente! Os petralhas estao perdidos com a inflacao que ja esta visivelmente fora de controle e caminha para os dois digitos no curtissimo prazo!!!

    ResponderExcluir
  2. IMCOMPETENTES !!! POR TUDO ISTO QUE NÃO ABASTEÇO EM POSTOS DA PETROBRAS, ainda que toda gosolina vem dela. É uma maneira de fazer protesto.

    ResponderExcluir
  3. CADÊ A CPI DA PETROBRÁS?
    NÃO TEMOS MAIS LEGISLATIVO E NEM JUDICIÁRIO NO BRASIL, VIVEMOS UMA HORRENDA DITADURA. É SÓ ROUBO E CRIME DE TODOS OS TIPOS E COM O APOIO DO GOVERNO.
    POLÍBIO, TU SABIAS QUE O GOVERNO NÃO DEU GASOLINA PARA OS BARCOS FISCALIZAREM A ENTRADA DE ARMAS DAS FARCS PARA O BRASIL E, QUE NUM DIA ENTROU MILHÕES E MILHÕES DE ARMAS CLANDESTINAS NO BRASIL? ISTO É GRAVÍSSIMO. O PT E O GOVERNO ESTÃO ARMANDO MILÍCIAS CRIMINOSAS E TERRORISTAS NO BRASIL.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/