Desastre no Japão derruba as cotações de alimentos e prejudica o RS

Quem não vendeu soja no mês de fevereiro, começou a perder dinheiro com o desastre do Japão, porque a saca da soja (60 kgs) que valia R$ 50,00 no mês passado, caiu para R$ 42,00 nesta terça-feira.

. O mercado de commodities começou a derreter junto com os reatores nucleares japoneses.

. Nesta terça, a Bolsa de Chicago operou no limite de baixa paa grão de soja, farelo e óleo de soja, além do milho. Também despencaram as cotações do ouro e do petróleo. Há alta volatilidade.

. O diretor da Brasoja, Antonio Sartori, com quem o editor conversou, lembrou que o desastre de Chernobyl, em 1987, produziu o mesmo derretimento no mercado de commodities.

. A idéia é de que o cenário possa até se agravar, caso a situação japonesa perdure ou se agrave. Acontece que os especuladores, responsáveis por algo como 20% dos valores das cotações, batem em retirada diante dos desastres na Ásia.

- As notícias são péssimas para a economia do RS.

Um comentário:

  1. No caso de Chernobyl foi devido a dúvida de onde estavam as plantações e produtos contaminados. Agora não existe esta dúvida pois as plantações japonesas foram muito afetadas pelo tsunami. A nossa soja tem muito pouco risco de contaminação de um desastre do outro lado do mundo!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/