. O vice mundial da empresa, o gaúcho Luiz Mór, acertou a nova rota com o governador Tarso Genro, em reunião no Piratini.
- Mór, que é de Cachoeira, queixou-se dos governadores anteriores. Ele disse que tenta abrir a rota há dez anos, mas que só agora recebeu apoio do governo. Mór não disse do que se tratava.
. Em Lisboa, ao mesmo tempo, a TAP divulgou esta nota oficial (a decisão já estava tomada, mesmo antes da conversa desta segunda com Tarso)
PORTO ALEGRE É O 10º DESTINO DA TAP NO BRASIL
A TAP vai iniciar em Junho ligações directas a Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o Estado com o quarto maior PIB do Brasil e que conta com uma população superior a 10 milhões de habitantes.Com quatro frequências por semana entre Lisboa e Porto Alegre, cuja realização aguarda apenas autorização das autoridades brasileiras, a TAP passa a operar voos directos para a região Sul do Brasil, que ainda não contava com nenhuma ligação à Europa sem escalas.O novo destino da TAP permite ainda à companhia alargar a sua oferta para Buenos Aires e Montevideu, com ligações a estas cidades em voos operados em code-share com companhias associadas a partir da capital do Rio Grande do Sul.A companhia aérea portuguesa transportou em 2010 mais de 1,4 milhões de passageiros entre Portugal e as nove cidades brasileiras para onde operou, mais 25 por cento do que no ano anterior. Com a abertura do décimo destino no Brasil, reforça a sua posição como maior transportadora entre aquele país e a Europa. Recorde-se que, no final de 2010, a TAP foi reeleita “Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul” nos World Travel Awards.Porto Alegre junta-se a Miami, Atenas, Bordéus, Viena, Manchester, Dusseldorf e Dubrovnik na lista dos novos destinos já anunciados pela TAP para 2011.
Lisboa, 10 de Janeiro de 2011
OPINIÃO DO LEITOR
Que negociações são essas que os “ex-governadores” nunca toparam em fazer com a TAP? Só devem ter agido em nome da saúde financeira do Estado. Cá entre nós, se o vôo Porto Alegre-Lisboa, sem escalas, é rentável, algo hay!!!!! Por que não saiu antes? Por que só a TAP “descobriu” isso? Tem algum tipo de subsídio nessas história..... com todo o respeito. Aldo Lins Ribeiro, Porto Alegre, RS.
Aceite editor não gosta que critique a Ex governadora, isso tu não gosta, porque sera q não gosta???
ResponderExcluirE nunca teremos um governo 100%, não se engane em achar que foi otima, maravilhosa que não foi nada disso, a avaliação ela teve nas urnas.
Por que diabos isso dependeria do governo do estado?????
ResponderExcluiróbvio que é viável, aliás, vôos diários para europa são viáveis a muito tempo desde porto alegre.. com a ampliação da pista a oferta vai aumentar, creio que teremos vôos diários para europa e estados unidos.. a ampliação é de extrema importância para o estado, este está deixando de lucrar 2 bilhões de reais por ano por conta da exportação.
ResponderExcluirPolíbio
ResponderExcluirTarso não tem nada a ver com este vôo direto para Europa.
O que tornará possível estes vôos diretos, não apenas para Europa, mas, também para os EUA (!!!), é a ampliação do aeroporto Salgado Filho, e quem formalizou o convênio com a Infraero para a realização do projeto de ampliação foi Yeda.
A maior barreira para a realização do projeto, que vem sendo trabalhado há muito tempo, foi a questão ambiental. Será preciso remover e reassentar as vilas Dique e Nazaré, mas nada que uma Copa do Mundo não resolva.
A pista do Salgado Filho vai ser alargada e ampliada em cerca de 1.000 metros, e terá equipamento para operar em caso de neblina. O RS estava perdendo dinheiro com este aeroporto totalmente desqualificado.
Até que enfim vôos diretos!
Santa Catarina estava na fila há anos. Já esteve reunida com Luiz Mór em 2007 em Lisboa. Ele colocou vários empecilhos, pelo jeito é um negócio de gaúcho para gaúcho.
ResponderExcluirAcho tudo conversa fiada, pois sabidamente P.Alegre nao tem publico e nem renda para sustentar rotas diretas para a Europa, EUA e etc. Quem nao lembra que a American Airlines tentou a anos atras a mesma coisa e abriu inclusive uma Loja no Plaza Sao Rafael e acabou dando com os burros n'agua! Falta muiot para POA entar em rotas internacionais com lucratividade para as companhias aereas e alem do mais falta aeroporto com pista tambem, ou como o comandante pousara um Airbus A330 com neblina depois de voar cerca de 11 horas cruzando o Atlantico?!
ResponderExcluirTarso combinou com a TAP para dizerem isso, para poder levar o mérito na novidade, só pode.
ResponderExcluirA TAP não veio antes simplesmente porque não quis. Afinal, os aeroportos são federais, qual a necessidade de apoio do Governo do Estado nisso?
A TAP optou por privilegiar o nordeste, muito visitado pelos europeus; depois BH, cidade maior que POA e já com inúmeros vôos consolidados para os EUA e nenhum para europa até então; depois Campinas, maneira alternativa encontrada para aumentar as freqüencias nos já saturado terminal de Guarulhos.
Como eles (TAP) não têm mais para onde expandir, recentemente começaram vôos para o DF e agora POA. Nada mais é do que a expansão natural da TAP buscando novos mecados, já que não há mais para onde expandir em outras regiões, já que já atende a todas as metrópoles do nordeste e do sudeste. 1º foi SP e RJ, depois foi o nordeste, agora POA.
Cretinice dizer que faz 10 anos que tentam e que os governos anteriores nunca ajudaram. Ajudar em que? Quem autoriza as rotas é a ANAC (Federal) e quem administra os aeroportos é a INFRAERO (Federal). O que o Piratini poderia fazer? Não vieram antes porque não quiseram, estavam focados no nordeste, tradicionalmente destino de férias dos europeus. Como não têm mais para onde expandir no Brasil, agora optaram pelo sul.
Engraçado que até hoje a TAM não tem nenhum vôo sequer para Portugal. Porque será que a TAM nunca teve interesse em Portugal, país europeu mais estritamente ligado ao Brasil? Aí tem.