Clipping
Jornal O Globo - 18/01/2011
Quase uma semana depois dos temporais que arrasaram parte da Região Serrana do Rio, provocando pelo menos 672 mortes, na maior tragédia do país, o governo federal decidiu criar um sistema nacional de alerta e prevenção de desastres naturais, além de reestruturar a Defesa Civil brasileira. As medidas foram discutidas ontem em reunião comandada pela presidente Dilma Rousseff, que cobrou maior participação das Forças Armadas no processo. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, estima que haja no país cerca de 500 áreas de risco de deslizamento e outras 300 propensas a inundações, com aproximadamente cinco milhões de pessoas.
Mercadante reconheceu que a implantação de um eficiente sistema de alerta e prevenção de desastres climáticos levará quatro anos (o que significa que só será concluído em 2015), mas ele espera que os efeitos dessa articulação sejam verificados já no próximo verão.
Sem dúvidas um excelente tema para ser discutido em uma campanha eleitoral. Porque não foi mencionado? Suspeito que é um jogo de cartas marcadas, fazendo os brasileiros de palhaços morrendo sufocados por tonelada de lama.
ResponderExcluirAcordem brasileiros, a indignação é uma questão de sobrevivencia.
Já estão, de novo, fazendo politicagem com a desgraça alheia. Pura lorota prá minimizar o desgaste pela falta de ação durante a tragédia. Como se explica então que em poucos dias conseguiram fazer um "eficiente sistema" para este tipo de situação, se em 8 anos, sim, OITO ANOS, não fizeram NADA disso? E vai ficar pronto em 4 anos. Quer dizer: vão colher "frutos" da desgraça a partir de agora, e vão fazer campanha eleitoral daqui a 4 anos com a desgraça. Não tem tempo ruim prá essa gentalha petralha. Na última campanha o Rio sempre era exemplo em tudo prá todo e Brasil. Quem pode explicar isso?
ResponderExcluirAirton
Não precisamos de um sistema de detecção de áreas de risco.
ResponderExcluirO PRÓPRIO MERCADANTE JÁ CONHECE 800
O que precisamos é colocar a mão na massa. Resolver os 800 casos que já sabemos, para só então, depois de resolvidos estes casos, pensar em SISTEMA PARA DETECTAR NOVAS SITUAÇÕES.
O problema é que o atual pensamento da moda é assumir riscos. E isso leva a acontecer tragédias.
O PRÓPRIO LULA/DILMA NÃO AUTORIZARAM COLOCAR
UM CABO ALTA TENSÃO NO MAR ATÉ A ILHA DE FLORIANÓPOLIS ?
.. a propósito - me digam que isso era uma mentira da oposição.
Sem falar nos altos riscos de não respeitar a legislação eleitoral.
OU MESMO, ME DIGAM QUE É MENTIRA QUE ESTÃO MUDANDO OU JÁ MUDARAM O CURSO DO RIO SÃO FRANCISCO !!!!
Por favor. Me digam que o pessoal não assumiu esse risco.
E SÓ FALTA ME DIZEREM QUE É VERDADE MESMO QUE ESTÃO ESBURACANDO A AMAZÕNIA PARA COLOCAR UMA UZINA DE BELO MONTE LÁ.
Eu sei que isso, é coisa da Direita Imperialista que queria difamar o todo poderoso "O Cara" Brasileiro.
... e os riscos de soltar terroristas por aqui, isso ai a gente tira na urina. Já temos assalto à carro, casa, cofre público.
O que é um "pum" para quem tá com diarréia.
... e isso tudo sem falar no Pré-Sal, que o pessoal já, inclusive, comprou ele e pagou À VISTA.
Culpa do FHC quem em 8 anos de governo Lula não os tirou de lá!!!
ResponderExcluirFoi discutido no Debate Eleitoral sim.
ResponderExcluirO candidato Serra tinha entre suas propostas criar um sistema de atendimento para os desastres ambientais.
Foi até copiado pela Dillmá.
Só prá propaganda.
Agora que o desastre ocorreu vem a promessa.