WikiLeaks: EUA dizem que espaço aéreo brasileiro é vulnerável

O espaço aéreo de Brasília é vulnerável ao ataque de terroristas, que podem usar um avião para atingir e destruir prédios públicos na capital federal, diz um telegrama secreto da embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Datado de 28 de março do ano passado, o despacho diplomático faz parte do lote de milhares de telegramas obtidos pela organização WikiLeaks (wikileaks.ch). A Folha é uma das sete publicações no mundo que têm acesso a esse material antes de ele ser divulgado no site. O então embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel, fazia comentários sobre a aplicação da Lei do Abate no Brasil. A legislação é de 1998. Entrou em vigor de maneira plena em 2004, quando foi regulamentada pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

. Sobel relatava aos seus superiores um episódio ocorrido em 12 de março do ano passado, quando um homem roubou um monomotor em Luziânia (GO), cidade a 56 km de Brasília. O pequeno avião era tripulado só pelo piloto e uma menina de 5 anos, sua filha. Ambos morreram quando o Embraer EMB-712 caiu no estacionamento do maior shopping center de Goiânia. O interesse dos norte-americanos é sobre como a Força Aérea Brasileira coloca em prática a Lei do Abate.

6 comentários:

  1. Aqui só não é vulnerável a ignorância política do povo.

    ResponderExcluir
  2. Pô, tomara que os terroristas optem por um dia repleto de parlamentares...

    ResponderExcluir
  3. Pra isso estão convocando a força Aérea Francesa, com os seus Rafaeles.
    Vai dar para fazer filme brasileiro do tipo Pantera Corde Rosa.

    ResponderExcluir
  4. Lembram quem conseguiu colocar o aeroporto de porto príncipe funcionando depois do terremoto? Os yankees, para desgosto da petralhada invejosa.

    ResponderExcluir
  5. Tem gente que só acredita porque foram os yanques que disseram.
    Mas fala a verdade; precisa eles dizerem?
    Nós não sabiamos?

    ResponderExcluir
  6. voce acha que algum terrorista vai perder tempo jogando aviao em cima de um monte de estrume?

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/