Saiu da vizinhança do gabinete do presidente Lula, mais claramente de dentro da sala do ministro Samuel Pinheiro Guimarães, a versão inicial do documento "O Mundo em 2022", que definirá a estratégia de políica externa brasileira, caso Dilma Roussef seja eleita. A idéia é reformar o sistema internacional e torná-lo menos arbitrário, sob o comando de Brasil, Rússia, China e India, o Bric, para afrontar o poder americano.
. É sobre isto que escreveu no Estadão desta quinta o sociólogo Demétrio Magnoli. O texto tem como título: "Ministério da Utopia". O ministério, no caso, é a secretaria de Assuntos Estratégicos, criado por Lula para acomodar Roberto Mangabeira Unger, que saiu de lá desmoralizado.
- Magnoli lembra que essas utopias não costumam dar certo. Escreve ele: "Como guias de conduta, as utopias podem se revelar literalmente fatais". A democracia, como se sabe, constitui um sistema político avesso à utopia, porque ela rejeita verdades incontestáveis e instiga o debate público.
CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.