Artigo – As alternativas para o claudicante Mercosul.

O Embaixador Rubens Barbosa escreveu o artigo que você pode ler aí ao lado, analisando a 29ª Reunião do Conselho do Mercosul, realizada na Argentina no início deste mês.

. O Mercosul não consegue sair do lugar.

. Na reunião da Argentina, o Governo Lula avisou que quer discutir os próximos 20 anos do processo de integração, talvez acreditando que o PT estará à frente do Governo brasileiro durante as próximas duas décadas.

. O fato é que o Mercosul não consegue avanços institucionais. O caso flagrante é o desrespeito à Tarifa Externa Comum.

. A integração regional claudica.

- O embaixador revela no artigo que o ato mais importante de San Juan foi o Acordo sobre o Sistema Aquífero Guarani, em negociaç/ao desde 2004. O RS tem grande interesse no assunto.

2 comentários:

  1. O Mercosul claudica porque atualmente não há integrações econômicas e de estrutura. Estas foram substituidas pela onda vermelha e o eixo que a representa...

    ResponderExcluir
  2. É isto aí! Vamos renunciar ao Mercosul e aderir a ALCA, como fez o México.

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/