Uma organização de direitos humanos dos Estados Unidos advertiu nesta terça-feira, que o presidente venezuelano Hugo Chávez "silenciará" o canal privado Globovisión e "atentará" contra a liberdade de expressão de seu país ao controlar quase a metade das ações da emissora.
Segundo matéria do Estadão, a Venezuela Awareness Foundation (VAF), com sede en Miami, disse que a ação "orquestrada" pelo governo venezuelano tem como objetivo "controlar e silenciar o único canal de televisão de linha independente" do país sul-americano. "Isso ratifica que a Venezuela usa o poder Judiciário e as leis para dar um manto de legalidade a ações que atentam contra a Constituição e os tratados internacionais", denunciou o grupo em um comunicado.
Chávez disse hoje que controlará 48,5% das ações do canal de televisão crítico ao seu governo porque um de seus acionistas, o banqueiro Nelson Mezerhane, está foragido da Justiça e outro, Luis Teófilo Núñez, morreu. Segundo o presidente, após a intervenção das empresas do Grupo Federal, de propriedade de Mezerhane, seu governo tem agora 28,5% das ações da Globovisión mais 20% dos títulos de Teófilo.
Logo após o anúncio de Chávez, a Globovisón divulgou um comunicado em seu site, no qual desmente as afirmações de Chávez, ao divulgar que seus acionistas são três pessoas jurídicas, uma das quais é o Sindicato Ávila, representado por Nelson Mezerhane. Contestando o presidente, a emissora afirma que ele possui apenas 20% das ações. O texto também declara que os acionistas não têm direito de designar membros da Junta Diretiva, já que são escolhidos pela Assembleia Nacional de Acionistas.
O somho do PT tambem eh esse.
ResponderExcluirInfelizmente,independentemente do meio ou pretextos que utilizar,ele terá sucesso!
ResponderExcluirTodos os meios de comunicação venezuelanos ficarão sob seu controle.Como na Cuba dos irmãos Castro.
Acho graça na expressão e no "aviso" utilizados por uma ONG no EUA(ligada aos direitos humanos) de que Chavez" atentará contra a democracia e a liberdade de expressão..." Chaves é um ditador! Um DITADOR,dita as leis e as regras,prezados.
Fará o que quiser e quando quiser, porque o povo venezuelano e especialmente as forças armadas de seu país estão sob seu controle.
É isso e não haverá influência externa que mude o fato.
O petróleo dos venezuelanos, dominados por Chaves,continuará sendo vendido e comprado pelos que necessitam do óleo.
Como os EUA em compras (ainda que com intermediários..).
Todos disfarçando,com os dedos "tapando as narinas" mas comprando porque precisam.
O "homem" só abandonará o poder quando morrer (ou for morto).
É isto.É a vida real.
E o BRASIL de Lula e seus seguidores (que gostam de ditadores e de regimes absolutistas) irá facilitar o ingresso da Venezuela,sob o punho ditatorial de CHAVES,no Mercosul?
Claro que irá!!!!