Chávez quer calar o último opositor na Venezuela

Uma organização de direitos humanos dos Estados Unidos advertiu nesta terça-feira, que o presidente venezuelano Hugo Chávez "silenciará" o canal privado Globovisión e "atentará" contra a liberdade de expressão de seu país ao controlar quase a metade das ações da emissora.
Segundo matéria do Estadão, a Venezuela Awareness Foundation (VAF), com sede en Miami, disse que a ação "orquestrada" pelo governo venezuelano tem como objetivo "controlar e silenciar o único canal de televisão de linha independente" do país sul-americano. "Isso ratifica que a Venezuela usa o poder Judiciário e as leis para dar um manto de legalidade a ações que atentam contra a Constituição e os tratados internacionais", denunciou o grupo em um comunicado.

Chávez disse hoje que controlará 48,5% das ações do canal de televisão crítico ao seu governo porque um de seus acionistas, o banqueiro Nelson Mezerhane, está foragido da Justiça e outro, Luis Teófilo Núñez, morreu. Segundo o presidente, após a intervenção das empresas do Grupo Federal, de propriedade de Mezerhane, seu governo tem agora 28,5% das ações da Globovisión mais 20% dos títulos de Teófilo.

Logo após o anúncio de Chávez, a Globovisón divulgou um comunicado em seu site, no qual desmente as afirmações de Chávez, ao divulgar que seus acionistas são três pessoas jurídicas, uma das quais é o Sindicato Ávila, representado por Nelson Mezerhane. Contestando o presidente, a emissora afirma que ele possui apenas 20% das ações. O texto também declara que os acionistas não têm direito de designar membros da Junta Diretiva, já que são escolhidos pela Assembleia Nacional de Acionistas.

2 comentários:

  1. O somho do PT tambem eh esse.

    ResponderExcluir
  2. Cláudio M. Bortowski21 de julho de 2010 às 18:52

    Infelizmente,independentemente do meio ou pretextos que utilizar,ele terá sucesso!
    Todos os meios de comunicação venezuelanos ficarão sob seu controle.Como na Cuba dos irmãos Castro.
    Acho graça na expressão e no "aviso" utilizados por uma ONG no EUA(ligada aos direitos humanos) de que Chavez" atentará contra a democracia e a liberdade de expressão..." Chaves é um ditador! Um DITADOR,dita as leis e as regras,prezados.
    Fará o que quiser e quando quiser, porque o povo venezuelano e especialmente as forças armadas de seu país estão sob seu controle.
    É isso e não haverá influência externa que mude o fato.
    O petróleo dos venezuelanos, dominados por Chaves,continuará sendo vendido e comprado pelos que necessitam do óleo.
    Como os EUA em compras (ainda que com intermediários..).
    Todos disfarçando,com os dedos "tapando as narinas" mas comprando porque precisam.
    O "homem" só abandonará o poder quando morrer (ou for morto).
    É isto.É a vida real.
    E o BRASIL de Lula e seus seguidores (que gostam de ditadores e de regimes absolutistas) irá facilitar o ingresso da Venezuela,sob o punho ditatorial de CHAVES,no Mercosul?
    Claro que irá!!!!

    ResponderExcluir

Prezado leitor: o seu comentário é de sua exclusiva responsabilidade, conforme dispõe o Marco Civil da Internet. O fato de ser utilizado o anonimato, não o exime de responsabilidade, porque a qualquer momento seu IP pode ser levantado judicialmente e a identidade do autor surgirá de maneira clara. O editor apenas disponibiliza sua via, sua estrada, para que o leitor utilize-a, mas não tem qualquer responsabilidade em relação aos conteúdos aqui disponibilizados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/