Vários leitores enviaram esta nervosa mensagem para o editor, nesta terça a tarde:
- O câmbio derrete na Europa Central e na Europa Oriental.
. O tom é de temor.
. Há apenas duas semanas, o ex-secrtário gaúcho da Fazenda e consultor do Bird, Aod Cunha, disse ao editor que a crise da Grecia e agora da Hungria, desbordarão ela Europa e produzirão efeitos no Brasil.
. Os números da nota sobre o PIB brasileiro no primeiro trimestre e com base neles as previsões otimistas para todo o ano, só ocorrerão em caso de calmaria.
. No site http://finance.yahoo.com, o leitor poderá examinar gráficos inquietantes sobre a evolução do cambio e das cotações do ouro, que segundo o leitor Fernando Bender, causarão inquietação a qualquer analista medianamente atento.
Basta assistir aos programas (bons por sinal) da TVE (Espanha) para saber da seriedade da crise, como estão vivendo as pessoas naquele país.
ResponderExcluirA crise na Europa vai ser longa. E séria. Grécia é fichinha.
Espertos dizem que é a crise-anunciada das sociais-democracias, onde se gasta muito e sem critério, exaurindo o setor privado e as fontes de recursos. No Brasil ainda temos a floresta amazônica inteira para destruir e muitos recursos naturais para dar para os outros a preço de banana.
ResponderExcluirConcordo com a magnitude da crise, porem como cidadao europeu que eu sou, tenho tranquilidade a certeza de que estes paises do alto dos seus 2000 anos de historia e de reveses duros vencidos ao longo do tempo, quando nao, a devastacao de 02 guerras mundiais, farao os governos do Bloco se alinharem cada vez mais no enfrentamento das dividas sobernanas acumuladas, em especial, apos o evento da quebra do sub-prime americano que contagiou a todos os mercados. Pergunto: Ate que ponto o Brasil com sua gigantesca e "impagavel" divida interna vai continuar achando que navega em mar aberto sempre? E o deficit da Previdencia? E agastanca sem limites deste governo neo-socialista em curso? E o derretimento da infra-estrutura do Brasil, sem nenhum plano de acao no curto e medio prazos? Pois como ciadao brasileiro e europeu, vivo aqui na Europa e prefiro os desafios do hoje vesus a falsa ideia do Pia sdo futuro que enganou geracoes inteiras, inclusive a minha, com um futuro que nunca chega!
ResponderExcluirA Europa pelo menos, tem uma robusta infraestrutura(portos, aeroportos-que nao fecham com nevoeiro-estradas que sao um tapete-e que nao cobram pedagio(pelo menos na UK), trens de primeira linha e "acima de tudo" um povo que e educado e tem na educacao a primeira das suas grandes metas!
Prefiro o lado de ca do Atlantico, pois o que vem por ai no Brasil dos petralhas nao e nada bonito nao, principalmente para quem tem propriedade privada!!!
Ah, gente... O "Cara" disse que tudo não passa de marolinha. Agora vem aí Dilmão maravilha. O Brasil é o país que pode tudo, inclusive inriquecer guerrilheiro. Fazer investimentos a fundo perdido no pais dos outros. Tem trabalhador otário para sustentar esta tropa de vagabundos.
ResponderExcluir