A derrota sofrida na Câmara deixou o governo cauteloso em relação à ameaça de veto do reajuste de 7,7% para aposentados que ganham mais de um salário mínimo. O presidente Lula já esperava a vitória do índice maior, mas a discussão e a aprovação de última hora do fim do fator previdenciário acenderam a luz vermelha da equipe política do governo.
. Enquanto a área econômica aponta o veto dos dois temas como imprescindível para o equilíbrio das contas públicas, os articuladores do Congresso sinalizam que o desgaste político pode custar bem mais que os R$ 600 milhões de impacto, caso o presidente sancione o reajuste de 7,7%, que será votado pelo Senado na próxima semana.
. Se a proposta passar no Senado e Lula decidir vetar, uma nova medida provisória com o índice defendido pelo governo terá que ser editada novamente. O presidente não pode enviar ao Congresso outra MP com o mesmo valor e, se quiser manter reajuste acima da inflação, pode sugerir aumento de 6,13% — 0,01% a menos do que o inicial — , segundo parlamentares governistas, ou manter 3,45% que corrigem apenas as perdas inflacionárias de 2009.
Para quem não sabe as origens do "déficit da previdência" e acredita em tudo o que o governo diz e a "grande mídia" publica, é só dar uma olhada nas matérias contidas em http://aposentadobeminformado.wordpress.com/category/deficit-da-previdencia/
ResponderExcluirRecomendo os artigos escritos por Clemilce Carvalho (Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil), Paulo César Regis de Souza (Presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social – Anasps) e Denise Lobato Gentil (Professora do Instituto de Economia da UFRJ e Diretora-Adjunta da Diretoria de Macroeconomia do IPEA)
Do Twitter da "pré-candidata" Dilma Roussef:
ResponderExcluir# Lula tem compromisso c/trabalhadores e aposentados q deram seu trabalho pelo Brasil.Tenho certeza de q ele decidirá de forma equilibrada. 11:46 AM May 5th via mobile web
# Imprensa me pergunta o q o presidente Lula deve fazer em relacão ao aumento dos aposentados.O presidente tem um forte compromisso social. 11:39 AM May 5th via mobile web
http://twitter.com/dilmabr
Até parece. Quanta falsidade!
"O presidente tem um forte compromisso social." Sim, compromisso "social" com os "cumpanhero", e com os paises "irmãos" do Brasil (Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Irã...)
Sugiro também a leitura de artigo intitulado-Sistema Previdenciário- de Cláudio Moreira Bortowski em http://www.jaymecopstein.com.br/content/ColunistasShow.asp?acao=CC&secId=13&ediId=&calendario=01/8/2009&cntId=1993, onde além de considerações de cunho geral,são oferecidas análises e números de caráter específico sobre as contas e recursos previdenciários, reproduzidos todos (como informação veraz fidedigna) de artigo do eminente Miguel Horwat Junior, doutor em Direito Previdenciário e Procurador Federal!
ResponderExcluir